TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Ergonômica de Pesadelo Na Cozinha “Burg One”

Por:   •  31/1/2024  •  Trabalho acadêmico  •  3.329 Palavras (14 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 14

ANÁLISE ERGONÔMICA PESADELO NA COZINHA “Burg One” 

Porto Alegre, 14 de dezembro de 2023

1. Pode-se considerar que Jacquin fez um Trabalho de Ergonomia? Explicar de acordo com todos os conteúdos estudados neste semestre.

De acordo com os conteúdos estudados até o momento, pode-se considerar que o Jacquin realizou um trabalho de ergonomia em certos pontos. Jacquin não seguiu todas as etapas de uma intervenção ergonômica, mas fez algumas mudanças que fazem parte de um trabalho de ergonomia. Abaixo, segue enquadramento de cada uma das intervenções do Jacquin nas principais etapas da metodologia.

  1. Inspeção/Viabilidade: Jacquin conduziu uma avaliação inicial que pareceu ser bastante básica. Acredita-se que o objetivo já estava definido, pois sua visita ao local ocorreu em resposta a um problema específico. Não foi identificado um plano de ação claro. No entanto, o objetivo e as razões por trás da intervenção foram compreendidos, e houve a participação ativa dos funcionários e proprietários no processo.
  2. Observação/Apreciação: Jacquin observou o funcionamento do local, experimentou os produtos e coletou percepções de clientes e funcionários. Houve uma escassez na coleta de indicadores quantitativos, e não foi identificada uma análise detalhada dos setores problemáticos.
  3. Diagnóstico: O diagnóstico foi realizado empiricamente por meio da coleta de percepções e observação. No entanto, não houve formalização ou estruturação desse processo, e também não ocorreu um desenho ou entendimento detalhado do fluxo de trabalho.
  4. AET (Análise Ergonômica do Trabalho): Não parece ter ocorrido uma análise ergonômica do trabalho com a aplicação de ferramentas específicas. A abordagem parece ter se concentrado mais no serviço do restaurante do que no bem-estar do colaborador.
  5. Estudo e Proposição de Melhorias: Jacquin propôs melhorias, desde proposições de layout que favorecem o fluxo contínuo, até compra de novos equipamentos e novas receitas e práticas na cozinha.
  6. Prototipagem: Houve uma espécie de prototipagem ao testar a prática de fritar os hambúrgueres na hora. No entanto, em relação a outras mudanças, não foi realizada uma simulação; apenas após a implementação efetiva, foram feitos testes.
  7. Validação: Não se pode afirmar que houve uma validação adequada, pois parece ter sido mais uma imposição do que um processo consultivo. Os proprietários confiaram nas sugestões de Jacquin, mas não houve uma consulta formal. A intervenção abordou conceitos de layout, melhoria dos processos e higiene e limpeza.

2. Jacquin fez uma análise da demanda? Se afirmativo, como as características da demanda foram identificadas? Descreva como foi feito por Jacquin e dê exemplos, indicando também o(s) intervalo(s) de tempo do filme em que foram observados. Caso contrário justifique porque não foi feita.

1) Inspeção – viabilidade

• Identificação de indicadores gerais

• Entender o porquê e como realizar a intervenção

• Definição do plano de diretrizes ou o encaminhamento a seguir

Foi realizada essa etapa de maneira incompleta, visto que o Jacquin identificou alguns indicadores baseado na conversa inicial com donos e funcionários. Entendeu o porque precisava realizar a intervenção depois de provar os hambúrgueres, com o restaurante fechado. Porém, não temos a definição do plano nem encaminhamentos a seguir concretos.

2) Observação – Apreciação

Conhecer a empresa antes de ater-se aos postos de trabalho:

1. Conhecer o sistema de produção ou de serviço – funcionamento da empresa (organização) – sistema de produção (linha, células de manufatura) – o produto ou o serviço

2. Conhecer a divisão das tarefas

3. Compreender a lógica da organização

4. Identificar os problemas ligados à estrutura

Seguindo a fase preliminar, Jacquin realiza uma compreensão das responsabilidades individuais de cada colaborador, assim como examina a dinâmica do fluxo de alimentos na cozinha. Adicionalmente, conduz uma análise das condições das geladeiras e espaços destinados ao armazenamento, ao mesmo tempo em que avalia os utensílios, matérias primas e máquinas utilizados no processo culinário.

Além disso, observa o trabalho com o restaurante movimentado.

3) Estudo comparativo dos setores

Escolha do que deve ser analisado mais detalhadamente Identificação dos setores mais problemáticos.

Após inspecionar e observar, é capaz de propor melhorias nos postos de trabalhos que mais impactam na organização. Por exemplo o posto de trabalho da churrasqueira, que ganhou uma chapa nova, mais alta para ficar próxima a exaustão e evitar que a fumaça fique no restaurante (1:00:55) . O concerto da bancada não tinha um pé fixo (1:00:00). Nova orientação do trabalho para o fluxo de chegada de pedidos (comandas) até a carne sendo preparada na hora, depois montagem do hambúrguer, e nova experiência para o cliente ao comer na tábua (1:00:40 - 1:02:15)

3. Quais foram os indicadores (sinais de alarme para um trabalho de ergonomia) considerados para o trabalho de Jacquin? Explique em detalhes e em que situações eles aparecem. Indicar situações e também o(s) intervalo(s) de tempo do filme em que foram observados.

Em nível do trabalho

 Repetitividade de erros cometidos em uma tarefa:        

Erro do ponto da carne em função da churrasqueira disponível (27:44 - 29:20)

Falta de instrução de trabalho (2:00 - 3:22)

 As baixas na produtividade e na qualidade da performance do operador:

Mais de 40 minutos para entregar um hamburguer delivery, nunca saia a menos de 1hr (48:48 - 50:21).

Muita comida jogada fora devido ao processo não ser bem executado (44:07 - 44:55).

Cliente pediu bebida e demorou mais de 20 minutos para chegar (27:28 - 27:35)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (187 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com