TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Morfométrica da bacia do rio Cuiabá como subsidio a bacias hidrográficas

Por:   •  17/4/2018  •  Artigo  •  6.151 Palavras (25 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 25

Centro Universitário de Várzea Grande- UNIVAG[pic 1][pic 2]

GPA de Ciências Agrárias, Biológicas e Engenharias

Coordenação do Curso de Engenharia Ambiental

ANÁLISE MORFOMETRICA DA BACIA DO RIO CUIABÁ COMO SUBSIDIO A GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

Amanda de Oliveira Simões

Heloisa Alves da Silva,

Kamila Cassia Clozara Metelo,

Suziane Alves dos Santos,

Viviane Erika Neves Nascimento

Orientador: Me Cézar Clemente P. Santos

RESUMO

Bacias hidrográficas correspondem a áreas que são drenadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. A topografia do terreno é responsável pela drenagem da água, pois em razão da força da gravidade as águas correm sempre do ponto mais alto em direção aos pontos de menores altitudes, onde as precipitações podem escoar superficialmente ou infiltrar no solo, abastecendo determinado curso d’água. Para a presente analise foram utilizados diferentes índices morfométricos, podem-se destacar: Fator forma; índice de circularidade; coeficiente de compacidade; densidade de drenagem; coeficiente de manutenção. Com base nas análises dos resultados, pode-se concluir que o fator de forma (0,58), o índice de circularidade (0,41), coeficiente de compacidade (1,53) demonstram que a bacia hidrográfica do rio Cuiabá em estudo exibe um formato alongado, contribuindo dessa forma para o processo de escoamento e apresentando, portando, baixa suscetibilidade á ocorrência de enchentes. Enfim, esses parâmetros podem ser utilizados para comparação entre diversos tipos de áreas, auxiliando no monitoramento, analise e gestão territorial. O presente trabalho teve como objetivo analisar as características morfométricas da bacia do Rio Cuiabá localizada em ambiente urbano e rural, utilizando arquivos de MDE publicados por Santos e Shiraiwa (2012), e processados por meio de sistema de informação geográfica (SIG) para obtenção dos dados, além de comparar e discutir com a literatura publicada por Chiaranda e Soares (2016), como subsidio ao diagnóstico do seu estado ambiental.

Palavras-chave: Gestão de recursos hídricos, Analise Morfométrica, Bacias hidrográficas.

ABSTRACT


River basins correspond to areas that are drained by a main river, its tributaries and sub-tributaries. The topography of the land and the return of water from the water, because of the force of gravity as Water, the best possible for the dawn, where precipitation can flow superficially or infiltrate the soil, supplying a certain watercourse. For a present, analyze and experience different morphometric indices, we can highlight: Form factor; circularity index; coefficient of compactness; drainage density; coefficient of maintenance. Based on the analysis of the results, it can be concluded that the form factor (0.58), the circularity index (0.41), compactness coefficient (1,53) show that the Cuiabá river basin under study shows a format along, contributing in this way to the process of flow and presentation, carrying, low susceptibility and occurrence of floods. Finally, these parameters can be used to compare different types of areas, auxiliaries without monitoring, analysis and territorial management. The objective of this study was to analyze the morphometric characteristics of the Cuiabá River basin located in urban and rural environments, using MDE files published by Santos and Shiraiwa (2012) and processed through a geographic information system (GIS) for obtaining of the data, besides comparison and discussion with literature published by Chiaranda and Soares (2016), as a subsidy to the diagnosis of its environmental state.

Keywords: Management of water resources, Morphometric analysis, River basins.

1. INTRODUÇÃO

As bacias hidrográficas são sistemas abertos que recebem energia por meio de agentes climáticos e perde energia por meio do deflúvio. Lima & Zakia (2000). São um conjunto de terras drenadas por um rio e seus afluentes, formadas nas regiões mais altas do relevo por divisores de água, onde as águas das chuvas, ou escoam superficialmente formando os riachos e rios, ou infiltram no solo para formação de nascentes e do lençol freático Barrella (2001).

A gestão dos Recursos Hídricos compreende-se como conjunto de ações que visam à proteção, controle e uso do mesmo. A bacia hidrográfica é a unidade básica de planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos. Vilaça (2009) e colaboradores, afirma que a bacia hidrográfica pode ser considerada uma excelente unidade de gestão tanto de elementos naturais, quanto sociais, devido ao seu aspecto integrador, e ressaltam que se devem levar em consideração as relações que a sociedade e suas atividades têm com o meio em que se encontram, para que a gestão e o planejamento possam ser entendidos de forma integrada.

As diferentes formas de relevo, tipo de solo, desnível de terreno e flora, são os principais indicadores para caracterização de uma bacia hidrográfica ou rede de drenagem. Mediante análises morfométricas, é possível identificar a hierarquia da bacia, área, perímetro, comprimento do rio principal e de cada canal, relação de bifurcação, densidade de drenagem, declividade, fator forma, entre outros, no qual esses dados contribuem para averiguar a sua susceptibilidade a enchentes, e a compreender o ciclo hidrológico, a disponibilidade hídrica, o deflúvio, a capacidade de infiltração, escoamento superficial e subsuperficial.

Os parâmetros para as analises morfométricas são classificados em linear: relação da rede hidrográfica, através de medições das linhas de escoamento; Areal: índices no qual intervém condições planimétricas e hipsométrico: que consiste na inter-relações existentes em determinada unidade horizontal e a sua distribuição em relação às faixas altitudinais (CHRISTOFOLETTI, 1980).

Machado (2011) e colaboradores justificaram as ferramentas para análises morfométricas como instrumentos de planejamento, e sua importância na gestão dos espaços urbanos e rurais, contribuindo para um melhor aproveitamento dos recursos naturais, e principalmente, por que funcionam como mecanismo de prevenção contra a degradação destes ambientes, possibilitando uma melhor relação entre as sociedades humanas e o meio que as cerca.

Alguns dados lineares, areal e hipsométricos como a área, perímetro, comprimento do rio principal e de cada canal são coletados por meio de ferramentas tecnológicas, tendo como recursos o desenvolvimento de Modelos Digitais de Elevação (MDE) e o uso de sistemas de informações geográficas. Os demais parâmetros resultam de formulas matemáticas que são desenvolvidas a partir desses dados coletados.

A ferramenta tecnológica que mais cresce na gestão ambiental é o sistema de informação geográfica (SIG), por oferecer recursos tecnológicos e computacionais para a geração de informações mais sofisticadas, de rápido acesso, pela redução de custos e intervenções manuais. O desenvolvimento de Modelos Digitais de Elevação e de técnicas mais precisas de extração de drenagem numérica e a delimitação de bacias hidrográficas propiciaram o uso de sistemas de informação geográfico (SIG) para obtenção automática das características físicas das bacias de drenagem (Baena, 2002 apud Marques, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.5 Kb)   pdf (755 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com