TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacia do rio jiquiriça

Por:   •  26/9/2015  •  Dissertação  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  1.617 Visualizações

Página 1 de 3

IF-Baiano Campus Santa Inês

Docente: Danussa Campos                                     

                 Disciplina: Hidrografia

Discente

Turma: Geografia 2013.2

Bacia do Rio jiquiriçá

A água é fundamental para a vida no planeta, segundo as estatísticas 70% do planeta é composto por água, porém apenas 2,5% é de água doce e desses 2,5% aproximadamente 98% está no subterrâneo. Ou seja, a quantidade de água para o uso do homem é muito pouca perto da quantidade total de água existente no planeta.

 A Bacia Hidrográfica do rio Jiquiriçá, que se localiza na região centro leste do Estado da Bahia, ela ocupa aproximadamente  6.900 km²,sua nascente é no município de Maracás e deságua no Oceano  Atlântico, apresenta  características climáticas diversificadas, sua bacia hidrográfica é constituída por 25 municípios, são eles: Maracás, Lajedo do Tabocal, Planaltino, Lafaiete Coutinho, Itiruçu, Iaçu, Jaguaquara, Irajuba, Itaquara, Nova Itarana, Cravolândia, Brejões, Milagres, Itatim, Santa Terezinha, Elísio Medrado, Amargosa, São Miguel das Matas, Santa Inês, Ubaíra, Jiquiriçá, Mutuípe, Laje, Jaguaripe e Valença. Ao longo do percurso do rio, da sua nascente até o encontro com o mar são encontradas vegetação de caatinga, Mata Atlântica ambas bastante degradadas pela ação antrópica.

Segundo a lei n. 9.433/1997 A água é um “bem finito e vulnerável”, sendo necessário “se adotar medidas para a sua conservação e preservação”. Porém não é isso que está acontecendo, ao longo dos anos ela vem sendo degradada pela ação do homem, os impactos ambientais sobre o solo, a fauna e a vegetação e principalmente a poluição dos rios fazem com que haja uma perca muito grande dos recursos hídricos da região. Os principais fatores que estão causando a degradação desta bacia são, utilização de processos agropecuários inadequados, desmatamentos, processo adiantado de erosão, ausência de planejamento urbano e municipal. As águas que antes tinham bastante volume a cada dia que passa está desaparecendo deixando a região mais seca e menos exuberante. Além dos problemas ambientais, os problemas como o uso de agrotóxicos, dos esgotos que são lançados no rio sem nenhum tipo de tratamento têm contribuído para causar impactos na saúde da população, aumentos os riscos de doenças.

Para solucionar esses problemas seria necessário um estudo da área degradada e fazer uma restauração da mata ciliar que se encontram as margens do rio, uso da ocupação adequada do solo, pois podem ocorrer cheias e atingir as áreas que foram ocupadas inadequadamente, tratamento e destinação dos resíduos sólidos no qual muitos desses  são lançados em lugares inadequados, conscientizar a população a ter um consumo consciente da água, trabalhar nas escolas com jornal escolares sobre o tema da preservação dos recursos hídricos, palestras com a população de cada município e uma parceria dos municípios para criar projetos de revitalização da bacia.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com