TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da NR17 de Ergonomia

Por:   •  7/3/2016  •  Resenha  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  2.408 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLOGICAS

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ERGONOMIA

Nome: Bárbara Queiroz de Sousa Fraga

Matrícula: 1422959

Professor: Jorge Maciel

Análise da NR17

Na Nr17 deixa bem claro que para avaliar as condições de trabalho deve-se realizar a análise ergonômica do ambiente de trabalho, e a responsabilidade disso é do empregador.

Vê-se que para cargas, esta norma prevê que, caso a carga seja muito pesada, o funcionário deve ter treinamento adequado para que não ocorram lesões, além de ser proibido que um funcionário manuseie cargas onde sua saúde possa ser prejudicada devido a seu próprio peso. Dependendo do tipo de carga devem-se usar meios técnicos apropriados. No caso de mulheres ou jovens o peso deve ser menor que o de homens adultos.

No caso de postos de trabalho deve-se ter um estudo para a posição mais adequada de cada trabalho, levando em conta a postura e visibilidade do trabalhador. Se o trabalho for feito sentado tem uma série de regras para o assento, como altura ajustável, borda frontal arredondada, entre outros, e dependendo da análise feita pode-se ate exigir um encosto para os pés dependendo da altura da perna do funcionário. Caso a atividade seja feita em pé, é importante que tenha assentos para descanso no local de trabalho.

Os equipamentos do ambiente de trabalho estão ligados a tarefa que será exercida e à atributos psicofisiológicos do trabalhador, é preciso atentar-se para a mobilidade para que permita ajustes caso se vá trabalhar com algum equipamento.

As condições ambientes devem estar atreladas as peculiaridades dos trabalhadores e a natureza do trabalho, por exemplo, em lugares que exijam muita atenção existe uma série de regras para níveis de ruídos, temperaturas, velocidade do ar e umidade relativa, mas se o ruído for próximo a zona auditiva do trabalhador deve-se ter mais cuidado ainda. Com relação a iluminação ela deve ser adequada, uniforme e não deve ter ofuscamento, sombras, reflexos incômodos, e etc.

A organização do trabalho tem que considerar as normas de produção, exigência de tempo e etc. Onde houver sobrecarga muscular deve haver um tempo para descanso, e se o funcionário voltar ao trabalho após 15 dias de licença ele deve ter um retorno gradativo aos níveis de produção.

Análise Própria

Com a leitura da NR17 pude perceber que seu enfoque é nos aspectos físicos do trabalhador, que ela tem fundamento legal e caráter corretivo, também notei que ela é baseada na ergonomia americana, onde esta também tem enfoque na saúde física do trabalhador. Para que se tenha uma norma que atenda a todas as necessidades do trabalhador, deve-se revisar a NR17, e adicionar algumas regras baseadas na ergonomia europeia, pois assim essas regras irão enfocar também os aspectos cognitivos, pois nessa nossa era moderna estes aspectos estão crescendo e trazendo problemas ou acidentes do trabalho, e o desgaste que ele ocasiona é significativo, o mais comum entre eles é o estresse, contudo os maiores índices de atestados ou aposentadorias por invalidez ainda são os físicos, como problemas de coluna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com