TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das relações humanas para melhores rendimentos

Por:   •  27/11/2018  •  Artigo  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 4

Análise das relações humanas para melhores rendimentos

Álvaro Buback Soares

Resumo.  O presente artigo tem o objetivo de exemplificar e relacionar as relações interpessoais com o programa de Qualidade de Vida no Trabalho e mostrar como uma gestão eficiente de valores humanos pode trazer resultados eficientes tanto operacionais quanto financeiros.

Analysis of human relations for better yield

Abstract. This article aims to exemplify and relate interpersonal relationships with the Quality of Life at Work program and show how an efficient management of human values ​​can bring efficient results both operational and financial.

Introdução

O mercado competitivo, a urgência por novidades e inovações e a busca incessante por bons rendimentos aumentam o nível de stress em cima das pessoas que lidam com qualquer tipo de serviço ou operação. O aperfeiçoamento na qualidade no serviço, qualidade no atendimento e qualidade dos produtos gera uma pressão em toda a cadeia organizacional que, se não for bem trabalhada, gerará desgastes tanto físicos quanto psicológicos, e isso, por sua vez, irá influenciar para queda de rendimentos, baixa qualidade na entrega de serviços ou produtos, desmotivação, más relações e entendimento ruim das situações; é uma bola de neve que poderá influenciar um funcionário exclusivo ou toda uma equipe específica; poderá gerar resultados pontuais e rápidos se for dado atenção ou, se perpetuado, poderá levar ao declínio produtivo e financeiro, à alta rotatividade de funcionários (gerado pela demissão dos que estão em fase final de improdutividade) e até encerramento de atividades.

Desenvolvimento

A satisfação de um colaborador em desenvolver sua carreira e vida pessoal através do ambiente profissional pode ser mensurado de várias maneiras; a mais evidente e comum a ser pensada é o dinheiro, porém a relação mais importante e que muitas empresas tem esquecido (enquanto outras mantém um bom foco) é o da qualidade de vida.

As boas práticas e relações interpessoais tanto entre colaboradores quanto entre colaboradores e contratantes vem sendo cada vez mais estudadas e disseminadas entre as corporações. A exploração de diversas vertentes e ramificações que pegam linhas de pensamento como as de Abraham Maslow (1943) ou Dejours (1992) mostraram que a realização pessoal e moral dentro das corporações é algo que produz resultados efetivamente positivos, principalmente se for focado nas particularidades de cada indivíduo, explorando assim o melhor de suas capacidades e técnicas e também trabalhando em seus pontos críticos para melhoria dos mesmos.

A grande sacada do programa chamado QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) é melhorar a percepção do trabalhador de sua importância e assim o incentivar a desenvolver suas atividades da melhor forma possível; esse método envolve todos os níveis da empresa pois o índice de satisfação é alterado levando índices como saúde, bem-estar, stress, pensamentos compatíveis, remuneração, bonificações, entre outros. Por exemplo, um colaborador que tem funções contábeis, se ele demonstrar interesse em um curso de especialização, o gesto poderá oferecer o curso e isso levará o funcionário a ficar realizado pessoal e academicamente, mas isso trará benefícios para a empresa também, visto que o profissional estará motivado pela realização e também estará mais qualificado tecnicamente. Sistemas como os de feedback, auto-avaliação, análise de desempenho e flexibilização de horários são simples de se adotar e também surtem grandes efeitos pois mostra que a empresa preocupa-se com as individualidades de seus colaboradores e que está disposta a dialogar em prol do melhor para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (747.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com