TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de água: Cloretos

Por:   •  10/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 5

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

[pic 1]

Experimento nº 13: Análise de água: Cloretos

Alunos:Bruna Pastre        

            Marília Zanata

            Verônica Silva

Introdução:

A cloração consiste na adição de cloro na água clarificada. Este produto é usado para destruição de microorganismos presentes na água. O cloro é aplicado em forma de gás ou em soluções de hipoclorito, numa proporção que varia de acordo com a qualidade da água e de acordo com o cloro residual que se deseja manter na rede de abastecimento. O cloro é utilizado para desinfecção, para reduzir gosto, odor e coloração da água, e é considerado indispensável para a potabilização da água. O cloro é um produto perigoso e exige cuidado no seu manuseio. A associação do cloro com algumas substâncias orgânicas, os chamados trialometanos, ou compostos orgânicos clorados, podem afetar o sistema nervoso central, o fígado e os rins, e também é conhecido como um composto cancerígeno, teratogênico e abortivo..É essencial que se entenda que hoje em dia a cloração é usualmente o final de um tratamento em ETA (Estação de Tratamento de Água), convencional ou não, pois os microorganismos “escondem-se” atrás de matéria orgânica existente na água que utilizam como escudo.Mesmo águas aparentemente cristalinas, pluviais ou superficiais, usualmente não podem ser cloradas diretamente para consumo humano.A cloração adequada de uma água nesse caso é a “cloração ao ponto de quebra” (break point), um tratamento caro e sofisticado, que precisa dar cabo de toda e qualquer matéria orgânica antes de se ter certeza que eliminou a matéria orgânica viva.O cloro é um agente bactericida muito usado para desinfecção da água. Ele é adicionado durante o tratamento da água com o objetivo de eliminar bactérias e outros microrganismosque nela podem estar presentes. A água, ao ser entregue para o consumo, deve conter uma concentração mínima de 0,2 mg/L de cloro residual (de acordo com a Portaria 518/04 do Ministério da Saúde). Com esse mesmo objetivo, alguns locais utilizam o método de cloroamoniação para a desinfecção da água. A água destes sistemas deve conter um mínimo de 2,0 mg/l como cloro residual total (de acordo com a Resolução SS nº 50 de 26/04/1995 da Secretaria de Estado da Saúde).

Objetivo:

Verificar a qualidade da água determinando a quantidade de cloretos, um dos principais parâmetros indicados pela legislação ambiental.

Materiais:

-Proveta

-Erlenmeyer

-Bureta

-Pipeta

-Suporte Universal

-Água

-Água destilada (100ml)

-Carbonato de sódio

-Nitrato de prata ( AgNO3)

-Cromato de potássio (K2CrO4)

- Cromato de prata (Ag2CrO4)

Procedimento Experimental:

Método de Mohr: Neste método os íons cloreto são titulados com solução padronizada de nitrato de prata (AgNO3), na presença de cromato de potássio (K2CrO4) como indicador. O ponto final da titulação é identificado quando todos os íons Ag+ tiverem se depositado sob a forma de AgCl, logo em seguida haverá a precipitação de cromato de prata (Ag2CrO4) de coloração marrom avermelhada, pois, o cromato de prata é menos solúvel que o cloreto de prata.

        Reações:

Cl-(aq) + AgNO3(aq)AgCl(s)  +  NO3-(aq)

2 AgNO3(aq)  +  K2CrO4(aq)  Ag2CrO4(s)  +  KNO3(aq)

  1. Medir na proveta 100 ml de água da torneira e passar para o erlenmeyer, corrigir o PH com um pouco de carbonato de sódio para ficar entre 7-9 (pois a titulação fica desfavorável para pH ácido (<7) ou muito básico (>10), adicionar 1 ml de K2Cr4 (do indicador Cromato de Potássio), titular com nitrato de prata (AgNO3). (Repetir o experimento três vezes).
  1. Medir na proveta 100 ml de água destilada e passar para o erlenmeyer, corrigir o PH com um pouco de carbonato de sódiopara ficar entre 7-9 (pois a titulação fica desfavorável para pH ácido (<7) ou muito básico (>10), adicionar 1 ml de K2Cr4 (do indicador Cromato de Potássio), titular com nitrato de prata (AgNO3).

Resultados obtidos:

  1. PH inicial da água 5, pós corrigido com carbonato de sódio: 9, titulado com 3 ml de nitrato de prata (AgNO3).

  1. PH inicial da água 5, pós corrigido com carbonato de sódio: 9, titulado com 3 ml de nitrato de prata (AgNO3).
  1. PH inicial da água 5, pós corrigido com carbonato de sódio: 9, titulado com 3 ml de nitrato de prata (AgNO3).

2.1)PH inicial da água 5, pós corrigido com carbonato de sódio: 9, titulado com 2,5 ml de nitrato de prata (AgNO3).

- Cálculo:

Cloretos (mg Cl/L) = (A - B) x 35.450

Volume da amostra (mL)

A: média do volume titulado (água da torneira)

B: volume titulado (água destilada)

Média do volume titulado (água da torneira)= 3ml

- Cálculo:

Cloretos (mg Cl/L) =    (3 – 2,5) x 35.450

100

Cloretos (mg Cl/L) =  0,17725

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (255.4 Kb)   docx (88.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com