TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Uso Eficiente de Energia nas novas edificações da UFPB

Por:   •  9/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 6

Aluna: Raqueline Caldas do Nascimento – Matrícula 11311225[pic 1]

Análise do Uso Eficiente de Energia nas novas edificações da UFPB

João Pessoa

2013


Aluna: Raqueline Caldas do Nascimento – Matrícula 11311225

Análise do Uso Eficiente de Energia nas novas edificações da UFPB

[pic 2]

João Pessoa

2013


SUMÁRIO

1. Introdução ……………………………………………………………………...        3

2. Justificativa/Problematização ………………………………………………….        4        

3. Objeto de Estudo ………………………………………………………………        4

4. Objetivo Geral …………………………………………………………………        4

4.1 Objetivos Específicos ………………………………………………………...        4        

5. Referencial Teórico ……………………………………………………………        5

6. Metodologia ……………………………………………………………………        6        

Referências ……………………………………………………………………….        7



1. INTRODUÇÃO

Diante dos níveis de consumo exagerado de combustíveis fósseis e fontes de energia não-renovável, passamos a viver em ambientes cada vez mais fechados e afastados da natureza, que sempre nos proporcionou todas as condições possíveis de conforto e comodidade. Com isso, surge a necessidade de buscar novas tecnologias para o uso racional e econômico de energia, com o auxílio de meios eficientes de iluminação para as construções voltada para a diminuição do uso de condicionadores de ar e de equipamentos eletrônicos. O conceito de eficiência energética surge no Brasil a partir da década de 1970, com as ações de racionalização da produção e do uso da energia. Como destaque, tem o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e do Gás Natural – CONPET e o Programa de Nacional de Conservação de Energia Elétrica - PROCEL. Estes programas nacionais foram criados com o objetivo de promover mudanças nos hábitos de consumo da população, bem como reduzir os custos de investimentos do setor energético, com equipamentos que consomem energia de forma mais racional e que são menos poluentes ao meio ambiente.


2. JUSTIFICATIVA/PROBLEMATIZAÇÃO

 Devido à grande preocupação de reduzir o consumo dos recursos naturais não-renováveis, surge a necessidade de buscar alternativas para o uso eficiente de energia, de maneira sustentável e racional. Diante disso, busca-se conhecer o potencial de redução do consumo de energia sob a forma de luz, calor/frio, das construções que estão sendo erguidas na UFPB a partir do novo reitorado, a fim de promover a conscientização da comunidade acadêmica para o uso controlado da energia.

3. OBJETO DE ESTUDO

 O uso de lâmpadas eficientes e o aproveitamento de energia solar e ventilação natural de caráter sustentável nas novas construções erguidas no Campus I da UFPB, no reitorado da Professora Margareth Diniz.

4. OBJETIVO GERAL

Promover dentro da comunidade acadêmica projetos de conscientização para a viabilização do uso racional e eficiente de energia das novas instalações da UFPB.

4.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

A - Organizar campanhas de educação ambiental com servidores, professores e alunos para que juntos possam encontrar maneiras de aproveitar melhor os espaços externos da UFPB, que possuem iluminação e ventilação natural, para tornar a universidade exemplo de auto-sustentabilidade;

B - Incentivar mudanças de hábitos daqueles que ainda não se interessam pelo tema engajando-os em atividades paralelas.

C - Motivar a reitora a contratar empresas que possuam certificados ambientais na área da Construção Civil, para saber que tipos de matéria prima utilizam e se possuem plano de gerenciamento integrado dos seus resíduos.

5. REFERENCIAL TEÓRICO

A Eficiência Energética abrange todos os níveis das relações homem-natureza e, segundo o Ministério do Meio Ambiente é “por definição, a eficiência energética consiste da relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização. A promoção da eficiência energética abrange a otimização das transformações, do transporte e do uso dos recursos energéticos, desde suas fontes primárias até seu aproveitamento.”

Segundo Caruzzo (2008) as construções sustentáveis são consideradas de extrema importância para o usuário, devido à economia no consumo e, consequentemente, nos seus gastos relativos, como também para uma sadia qualidade de vida do indivíduo e “tem como características principais: aproveitar o máximo da iluminação natural; apresentar um bom sistema de controle de consumo (interruptores, sensores de presença, etc.); empregar cores claras nos tetos e paredes; fazer a limpeza adequada e periódica nas lâmpadas e luminárias; utilizar lâmpadas mais eficientes.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (173.5 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com