TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise dos elementos góticos presentes no filme

Por:   •  12/6/2019  •  Monografia  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR

Pâmela Scramin Batista

Análise: Elementos do Gótico presente no filme “Drácula de Bram Stoker”.

IFPR Campus Assis Chateaubriand

2017

DESENVOLVIMENTO

A partir da análise do filme Drácula de Bram Stoker, é possível perceber a forte presença do gótico da Idade Medieval do século XIX que foi integrada a famosa história de Drácula. Sendo assim, a preocupação em passar e trazer as principais características dos elementos góticos para história é o que enriquece e enfatiza a obra contada no filme.  

A responsabilidade de Francis Ford Coppola, diretor do filme, em trazer à tona a maioria dos aspectos presentes na literatura gótica da época abordando os conceitos de razão e medo, ciência e sobrenatural que consequentemente e ao mesmo tempo confrontavam com os conceitos de razão herdados do Iluminismo no período Vitoriano, foram extremamente marcantes para que suas obras tivessem um ressalto e destaque na época em que o gótico estava ganhando notoriedade.

Partindo do exposto, é importante ressaltar onde estão presentes os principais elementos do gótico no filme e qual o objetivo ao trabalhar com cenas e efeitos marcantes dentro deste.

O ambiente gótico presente na literatura possui um estilo arquitetônico medieval advindo do século XII da França. Este possuía um estilo burguês e urbano que geralmente era trabalhado em igrejas trazendo a presença de temas religiosos, torres pontiagudas e esguias, maior número de janelas e portas e etc. Analisando estas poucas características, já se pode perceber o quão presente ela está em todos os monumentos e arquiteturas presentes no filme, sendo um dos mais relevantes, o imenso castelo que Drácula mora, assim como a casa de Lucy Westenra, que possuem elevada presença de móveis simbólicos e edificações extremamente trabalhadas com este estilo, bem como um contraste de cores entre o vermelho e preto presente em grande parte das casas que procuram representar o sangue e a paixão que estão diretamente relacionados na história.  

Os personagens do filme trazem consigo características individuais marcantes em seus papéis. Dentre todos, tem se destaque os papéis de Mina e Conde Drácula.

Mina a todo tempo tem o objetivo de trazer ao filme à presença da mulher santa e bondosa que por “loucuras” de amor e por ser a mulher por quem Drácula se apaixona e seduz, acaba se tornando o oposto e trazendo a tona a rebeldia e sensualidade, ou seja, atua como a “mocinha” da história que é corrompida e atraída pelo assustador e o medo, mas que ao final se torna valente e muitas das vezes se transforma na razão do medo.

O Conde Drácula, personagem principal da história, é um dos personagens que mais representa o gótico com sua personalidade. Este, além de ser um dos principais elementos de sobrenaturalidade devido as suas características físicas adquiridas em consequência da maldição e de suas transformações, é o personagem que tem por objetivo trazer e provocar o medo, a paixão obsessiva, o terror e o horror na história devido aos fenômenos físicos que é capaz de realizar. Todavia, vale ressaltar que, no filme, Drácula não é a representação pura do mal. O vampiro também é um herói romântico, vítima das circunstâncias, que pratica um mal justificado em busca do amor perdido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (191.6 Kb)   docx (246.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com