TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise e Verificação de Resultados de Ensaios Marshall

Por:   •  6/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.606 Palavras (15 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 15

Desenvolvimento de Software para Análise, Verificação e Armazenamento de Resultados de Ensaios Marshall

Sabrina Aguiar da SIlva

Silva, Sabrina Aguiar da

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Câmpus Campo Mourão, Campo Mourão-PR, Brasil

Departamento Acadêmico de Construção Civil – DACOC

aguiarsabrina7@gmail.com

Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-3797-8128

Endereço: Rua Manoel Ribas, 110, Apto. 501. CEP: 87270-000. Engenheiro Beltrão - Paraná

Ewerton Clayton Alves da Fonseca 

Fonseca, Ewerton Clayton Alves da

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Câmpus Campo Mourão, Campo Mourão-PR, Brasil

Departamento Acadêmico de Construção Civil – DACOC

ewertonfonseca@utfpr.edu.br 

Orcid iD:

Endereço:

Lucas Lauer Verdade

Verdade, Lucas Lauer

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Câmpus Apucarana, Apucarana-PR, Brasil

Coordenação de Engenharia Civil – COECI

lucasverdade@utfpr.edu.br

Orcid iD: http://orcid.org/0000-0003-2409-1253

Endereço: Rua Marcílio Dias, 635. CEP: 86812-460. Apucarana - Paraná

Resumo

Os laboratórios de pavimentação asfáltica geralmente não possuem as ferramentas adequadas, tais como, softwares específicos para análises, verificações e armazenamento destes. Com isso, as análises de dados dos ensaios de laboratório são feitas por meio de planilhas Excel. Este tipo de ferramenta, quando não utilizada da maneira apropriada, permite ao usuário editar dados de ensaios que não se enquadraram no projeto da mistura asfáltica, atitude esta que pode interferir na qualidade da mesma. Devido a estes fatores, novas ferramentas devem ser idealizadas e implementadas para suprir as necessidades dos laboratórios de pavimentação e agilizar os processos de análises de dados. Neste trabalho, um software capaz de realizar análises de dados de ensaios Marshall foi desenvolvido a partir das recomendações da DNER 043 (1995). Além de acelerar os processos de análise, ferramentas computacionais como esta reduzem significativamente a ocorrência de manipulação de dados por parte dos usuários. O desenvolvimento do código fonte foi realizado por meio das linguagens Java e SQL. Esta segunda foi utilizada a fim de armazenar os dados de ensaios em banco de dados para posterior utilização em medições mensais, as quais são necessárias em obras de pavimentação. Portanto, o uso do software pelo usuário pode ser feito de maneira simples e intuitiva.

Palavras chave: Ensaio Marshall, Software, Java, SQL.

Abstract

Asphalt paving laboratories are not as suitable tools, such as specific software for analysis, verification and installation of these. Thus, data analyzes of laboratory tests are done using Excel spreadsheets. This type of tool, when not used properly, allows the User, it is not a project of the mixture, it is not a project of the mixture, but it is not an application of the same measure. Because of these factors, new operations are appropriate and implemented to pay for process compliance needs. In this paper, a software capable of conducting analyzes of Marshall test data was developed, based on DNER 043 (1995). In addition to accelerating the analysis processes, computational tools like this are reduced to an occurrence of data manipulation by the users. The development of the source code was accomplished through the medium of Java and SQL languages. This second one was used for the application of data of tests in database for later use in monthly measurements, as they are special requirements for paving works. User's use of the software can be done in a simple and intuitive way.

Key words: Marshall Test, Software, Java, SQL.

1 INTRODUÇÃO

Com o desenvolvimento tecnológico, cada vez mais as empresas buscam realizar suas atividades e funções por meio do uso de novas tecnologias. Devido a isto, as inovações tecnológicas são elaboradas, geralmente por empreendedores, com o objetivo de buscar por soluções, desde as mais simples e rápidas até as mais complexas. Uma forma de obter estas soluções é por meio de sistemas de informação, que são utilizados para auxiliar no desenvolvimento de atividades das empresas.

Os sistemas de informação podem ser desenvolvidos mediante uso da linguagem Java, uma linguagem de programação orientada a objetos. Esta linguagem atualmente é a base para diversos tipos de aplicações em rede e é o padrão global para o desenvolvimento e distribuição de aplicações móveis, jogos e conteúdo baseado na “web” e “softwares” corporativos.

Além de ser necessário fazer uso de uma linguagem de programação, quando sistemas de informação necessitam armazenar quantidades consideráveis de dados, é comum fazer uso do MySQL, um sistema de gerenciamento de banco de dados, o qual utiliza a linguagem SQL (linguagem de consulta estruturada) como interface.

Este trabalho visa desenvolver um “software”, utilizando-se as linguagens Java e SQL, para análise e verificação de resultados de ensaios Marshall, além do armazenamento dos dados obtidos por meio destes ensaios.

O ensaio Marshall, o principal ensaio presente neste trabalho, serve para realizar a determinação do ótimo teor de ligante a ser utilizado em misturas asfálticas usinadas à quente para que estas se enquadrem dentro de especificações que são definidas com o objetivo de evitar desagregação da mistura por falta de ligante, ou superfícies escorregadias e deformáveis, por excesso do mesmo.

Atualmente os laboratórios de empresas de pavimentação realizam ensaios Marshall diariamente e não possuem o tipo de ferramenta desenvolvida neste trabalho. Por isto, as mesmas acabam por fazer uso de planilhas criadas no editor Microsoft Office Excel, com a finalidade de analisar, verificar e armazenar os resultados oriundos da realização de ensaios Marshall. Neste caso, o operador da planilha possui acesso irrestrito ao seu conteúdo, o que permite a edição das mesmas, o que pode vir a favorecer a existência erros e/ou equívocos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (947.8 Kb)   docx (637.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com