TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicando a Estratégia de Seleção de Materiais

Por:   •  1/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DE CASO: PROJETOS LIMITADOS POR RIGIDEZ

NOME: Antonio Moreira Botan

MATRICULA: 201511083

Aplicando a estratégia de seleção de materiais, inicialmente faremos a etapa de tradução para a seleção do material mais adequado para o desenvolvimento do produto.

        Inicialmente, definimos a função do produto, que nesse caso seria a remoção de uma rolha do bico de uma garrafa. Quanto às suas restrições, o produto pecisa ser rígido o suficiente para que o deslocamento por flexão seja pequeno, apresentar tenacidade suficiente para suportar má utilização, e não pode sofrer corrosão em água ou vinho. Objetivo é desenvolver um produto resistente e de custo modesto.

        Na próxima etapa, é feita a triagem, ou seja, elimina candidatos que não fazem o serviço em decorrência de seus atributos estarem fora dos limites estabelecidos pelas restrições. Aqui podemos eliminar aqueles materiais que apresentam baixa rigidez, baixa tenacidade e que apresentem baixa corrosão em água, a fim de atender todos os requisitos do produto.

        Em seguida, é feita a classificação dos materiais, a fim de identificar os que podem melhor fazer o seriço. Para esse produto, foi escolhido alguns aços inoxidáveis ferríticos para fins de comparação.

AISI 409

Suas aplicações mais comuns são em escapamentos de motocicleta, sistemas de exaustão de automóveis, tambores de secadoras (linha branca), termostato, caixas de capacitores, entre outros.

AISI 430

O mais utilizado, devido à sua infinidade de aplicações. É muito empregado na produção de equipamentos para fabricação de ácido nítrico, adornos de automóveis, utensílios domésticos em geral, como baixelas, fogões, geladeiras, pias, talheres. Cunhagem de moedas e fichas telefônicas, revestimento de elevadores e balcões frigoríficos.

AISI 439

Utilizado na fabricação de painéis de elevadores, pias, tubos de trocador de calor, utilidades domésticas, tubos soldados, entre outros.

AISI 443

Possui uma forte resistência à corrosão, especialmente contra a umidade e o sal. Embora a maioria das ligas inoxidáveis ferríticas não podem competir com as ligas austeníticas em termos de durabilidade, o nível elevado de cromo no aço 443 faz com que ele seja tão resistente à corrosão como o 304.

Com isso, é possível fazer e escolha do material que será utilizado no produto. Paro o caso do nosso saca rolhas, será utilizado o Aço AISI 430, que apresenta alta resistência à corrosão e fácil conformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (34.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com