TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação da fibra do coco

Por:   •  21/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.389 Palavras (10 Páginas)  •  769 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE TIRADENTES – UNIT

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

DISCIPLINA DE PRÁTICAS DE PESQUISA NA ÁREA DE ENGENHARIA

APLICAÇÃO DA FIBRA DE COCO PARA REVESTIMENTO TERMICO E AUCUSTICO

Alunos:

ARACAJU, SE -  BRASIL  

9 MARÇO DE 2017


1. INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVAS

O Brasil é um grande consumidor de coco, porém apenas uma parte dele é aproveitada. O resultado é o descarte de milhares de toneladas mensais, a maioria abandonada na natureza, representando um grande desperdício de recursos naturais, além da poluição ambiental (WEI et al., 2009). Em 1990, o país ocupava a 10º posição no ranking mundial, com a produção ao redor das 477 mil toneladas de coco. Atualmente, o Brasil é o 4º maior produtor mundial, com a produção aproximada de 2,8 milhões de toneladas em uma área de colheita de 287 mil coqueiros, onde muitos deles são cultivados nas regiões litorâneas. O brasil, historicamente faz importações de coco seco desidratado de outros países. Devemos ressaltar que aproximadamente 70% da produção de coco no Brasil é concentrada no Nordeste.

A partir do avanço tecnológico na construção civil surgi aplicações ao uso da fibra de coco, essa fibra é encontrada na casca do coco, este material vem ganhando espaço pelo fato de ser um produto altamente sustentável. Nos dias atuais, observa-se que vários estabelecimentos acabam descartando a fibra de maneira incorreta, contribuindo para a poluição. Através da fibra é possível a confecção de vários matérias para a construção civil, como: chapas para isolamento termo acústico, revestimentos para paredes. Algumas construtoras estão utilizando a fibra do coco no concreto, acredita-se que esta mistura aderi uma maior resistência e qualidade, da mesma forma aplicam-se ao gesso, tornando mais firme e consistente.

É fundamental pensar na sustentabilidade, tanto nas construções como nas ações do dia a dia. Como em escalas industriais sendo assim, reduzir descartes, também a necessidade de utilizar novos recursos naturais e os impactos no meio ambiente. Portanto, nossa equipe visando uma melhor maneira de construir, tivemos o propósito de utilizar a fibra pelo fato de ser um produto bastante acessível e com grande escala no país, iremos conscientizar os estabelecimentos que utilizam o coco, doando o produto para equipes especializadas para tornar o lixo em um novo material para construção.

1.1. Objetivo Geral

Revestir paredes com fibra de cocô para isolamento térmico e acústico, desenvolver novos métodos para a utilização da fibra na construção civil.

1.2. Objetivos Específicos

- Realizar a coleta do coco e fazer extração da sua fibra

-Separar a fibra em partes para coloca-las em formas e aplica-las na parede

- Fazer uma camada de aplicação entre a parede e o reboco, após a aderência da forma.

2.1 Extração da fibra do coco

2.1.1 Processo de extração  

A extração da fibra do coco pode ser feita por dois tipos diferentes e industrializados, são eles: desfibramento mecânico ou por maceração. O desfibramento mecânico é feito por uma maquina que obtém as fibras do coco seco, já a maceração é feita também por uma maquina, mas nesse caso a fibra é obtida pelo coco verde.

A maceração é um processo de origem biológica, no qual as cascas de coco são imersas em água por um período de 4 a 12 semanas para que ocorra uma fermentação anaeróbia espontânea da matéria vegetal, auxiliando a liberação dos feixes fibrosos. Esta variação de tempo depende de fatores químicos e físicos como pH e temperatura da água (DUARTE; IMAI; NII, 2009; PANNIRSELVAM et al., 2005)

[pic 1]

         Figura 1 - Tanque de maceração

                   Fonte: (CALDSTEEL EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS, [200-?])

Depois de maceradas, as cascas seguem para o desfibramento, onde ocorre a separação da parte celulósica (fibra) da semicelulósica (pó). Este processo resulta em cerca de 25% de fibras aproveitáveis e 75% de pó (CLAUS, [200-?]; DUARTE; IMAI; NII, 2009).

 - Após esses processos, as fibras precisam ser lavadas em água corrente para remover uma parte da lignina. Depois disso é realizado a secagem  dessas fibras, que são feitas em estufas ou manualmente no sol, elas são preparadas pelo peneiramento.

2.1.2  obtenção do pó e fibra da casca

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), unidade Agroindústria Tropical, juntamente com a metalúrgica Fortalmag desenvolveram um equipamento conjunto para a obtenção do pó e fibra da casca de coco verde. A produção é realizada basicamente em três etapas (ROSA, [200-?]):

  • A trituração onde a casca de coco é cortada e triturada por um rolo de facas fixas;

  • A prensagem é realizada para eliminar a alta concentração de sais tóxicos para o cultivo das diversas espécies vegetais. A eficiência desta etapa é de importância fundamental para a seleção do material na etapa seguinte e também para a adequação do nível de salinidade do pó obtido no processamento;
  • Na seleção, as fibras são separadas do pó na máquina selecionadora que é equipada com um rolo de facas fixas e uma chapa perfurada. O material é turbilhonado ao longo do eixo da máquina, o que faz com que o pó caia pela chapa perfurada e a fibra saia no fim do percurso.

[pic 2] 

Figura 2 – Desfibrador de fibra de coco produzido pela Embrapa

Fonte: (ROSA, [200-?]) 

3.1 Características e propriedades da fibra do coco

 

3.1.1 propriedades e características da fibra.

                              Tabela 1: propriedades e características

Propriedades e composição

Valores e descrições

Comprimento da fibra -

 15 a 33 cm

Diâmetro da fibra

0,05 a 0,4 mm

Cor

Marrom claro a escuro

Toque

Áspero, duro

Alongamento  

Muito alto

Densidade

Muito baixa

Higroscopicidade

 Tolerância de 13%

Tingibilidade

Boa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (387.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com