TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação das ferramentas da qualidade em um almoxarifado

Por:   •  30/4/2019  •  Artigo  •  1.888 Palavras (8 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 8

1 Introdução

Com o avanço tecnológico e, o mercado cada vez mais competitivo, a busca por ferramentas que melhorem não só o processo mas todo o ambiente organizacional, tem crescido continuamente, principalmente no que diz respeito a redução de desperdício, padronização e controle de estoque de material.

Para tanto, outro fator relacionado, é o estudo do layout, ou arranjo físico, uma vez que, a disposição dos materiais dentro do ambiente exige informações que, quando utilizadas de maneira correta, proporcionam melhor visibilidade ao material e melhor aproveitamento do espaço físico ao ambiente. A partir disso, o presente artigo tem como principal objetivo mostrar as melhorias obtidas a partir da implantação da ferramenta 5`s no setor de almoxarifado da empresa Norte Empreendimentos. Implantar o sistema de endereçamento e codificação de materiais acoplados ao Programa 5S, afim de otimizar o processo de localização dos itens, padronizando o ambiente.

2 Referencial Teórico

Segundo Tubino (2007), as empresas trabalham com estoques de diferentes tipos que necessitam ser administrados, centralizados em um almoxarifado ou distribuídos por vários pontos dentro da empresa. Muitas vezes, a não organização desses materiais e a junção a outros acaba transformando o local em apenas depósito de materiais, sem nenhum controle ou identificação.

2.1 Armazenamento de materiais

Segundo Viana (1998 apud FRANÇA et al, 2006, p.2) depositar materiais no almoxarifado é o mesmo que depositar dinheiro em um banco. Dessa forma, entende-se que um almoxarifado deve possuir estrutura ao qual deverá assegurar a preservação do mesmo.

Assim, Moura (2005, p.129) diz que os objetivos de armazenagem para uma empresa estão correlacionados ao:

- Máximo aproveitamento do espaço;

- Utilização efetiva de mão-de-obra e equipamento;

- Acesso fácil a todos os itens;

- Movimentação eficiente dos itens;

- Máxima proteção dos itens;

- Boa qualidade de armazenagem.

Desta forma, a armazenagem quando bem realizada, seguindo todos os critérios pré-estabelecidos de organização, implica em diversas vantagens, otimizando o processo e satisfazendo os clientes.

Segundo Viana (2002), a classificação de materiais é o processo de aglutinação de materiais por características semelhantes. No entanto, deve-se considerar alguns critérios neste processo, tais como a abrangência, por se tratar de uma gama de características existentes a serem analisadas em vez de reunir apenas materiais para serem classificados. Deve-se considerar também a flexibilidade com o intuito de permitir interfaces entre os diversos tipos de classificação, de modo que se obtenha uma ampla visão do gerenciamento de estoques. E por fim, deve-se considerar a praticidade, pois a classificação deve ser direta e simples, sem delongas. Dessa maneira, a classificação de materiais deve ser feita de modo que consiga atender as necessidades de cada empresa, sendo analisada implicando em decisões capazes de gerar resultados satisfatórios, contribuindo assim com a redução dos riscos por falta ou, até mesmo desperdícios de tempo “in busca”.

Viana(2002) sugere os tipos de classificação da seguinte forma:

  • Por tipo de demanda
  • Materiais críticos
  • Perecibilidade
  • Periculosidade
  • Possibilidade de fazer ou comprar
  • Tipos de estocagem
  • Dificuldades de aquisição
  • Mercado fornecedor.

 Porém, no presente artigo o modelo de classificação adotado seguiu por tipo de demanda, subclassificado como materiais de estoques quanto ao valor de consumo.

2.2 Layout

O layout é o espaço físico onde são organizados os elementos constituintes de um sistema organizacional, tais como pessoas, máquinas e materiais.  

Alguns autores o definem como uma disposição de homens, máquinas e materiais (VIANA, 1998 apud FRANÇA ET AL, 2006, p. 2). Já para Chiavenato(2005) é a integração do fluxo de materiais, da operação e de máquinas possibilitando uma produção eficiente, e assim permitir um fluxo regular de materiais e produtos ao longo do processo produtivo, evitando gargalos de produção.

2.3 Tipos de codificações

Sistema alfabético - É composto por um conjunto de letras do alfabeto suficiente para identificar o material. Apresenta limitações quanto à quantidade de itens e difícil memorização, por isso, é um método que está caindo em desuso (DIAS, 1993).

Sistema alfanumérico – É uma combinação de letras e números, suportando um número maior de itens se comparado ao sistema alfabético, porém, menor do que o sistema numérico ou decimal (DIAS, 1993).

Sistemas numérico e decimal - Alguns autores agrupam o sistema numérico e decimal em um só. Porém, Dias (1993) afirma que o sistema numérico ou decimal é o mais utilizado pelas empresas, apresentando grande amplitude e possibilitando enormes variações.

Costa (2002), por sua vez, distingue o método numérico, que é o simples uso de códigos formados por números, do sistema decimal. De acordo com o autor, o método numérico serve como base ao método decimal, mas o último distingue-se, pois, além de utilizar-se de números, identifica e classifica os materiais de forma racional.

2.4 Endereçamento de materiais

Segundo Jacinto et al (2009), o correto armazenamento de peças dentro do almoxarifado reduz gastos, minimiza o tempo de entrega e facilita a sua localização. Para tanto, é necessário que se utilize de um método eficaz de localização de peças, auxiliando no fluxo dos materiais no interior do almoxarifado e agilizando a entrega ao cliente. A ferramenta que viabiliza este tipo de operação é o endereçamento de materiais, ou seja, é um sistema que visa estabelecer espaços específicos para a armazenagem dos materiais, com o objetivo de melhorar a movimentação, inventários e localização dos itens estocados.

2.5 Programa 5S

O programa 5S surgiu nas empresas do Japão, durante a reconstrução do país depois da segunda guerra mundial. É constituído por 5 palavras japonesas, sendo a letra S a inicial de cada palavra.

  • Seiri: Senso de Utilização
  • Seiton: Senso de Ordenação
  • Seisou: Senso de Limpeza
  • Seiketsu: Senso de Saúde
  • Shitsuke: Senso de Autodisciplina

        

3 Estudo De Caso

O estudo foi realizado no almoxarifado de uma empresa de Logística situada no município de Barcarena-PA.

Situada próximo ao Porto de Vila do Conde (Barcarena-PA), a Norte Empreendimentos atua nos mercados de operações portuárias diversas (carga e descarga de navios), terminal logístico de cargas (onde é feita a estocagem de carga), locação de equipamentos para içamento de cargas e movimentação de minérios e solos para construção civil pesada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (284.3 Kb)   docx (480.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com