TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicações Do Concreto Auto Adensavel

Trabalho Escolar: Aplicações Do Concreto Auto Adensavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 3

Aplicações do concreto auto-adensável História

O Concreto Auto-Adensável (CAA) foi desenvolvido no Japão pelo Professor Hajime Okamura na década de 1980, na Universidade de Tóquio, surgiu da necessidade de obter estruturas mais duráveis, com economia e menor tempo de execução, tendo em vista a proporção otimizada dos componentes da mistura e a ausência da necessidade do adensamento mecânico do concreto (GOMES, 2002).

Okamura e Ouchi(2003) evidenciam que por vários anos, desde 1983, o problema de durabilidade de estruturas de concreto foi o principal tópico de interesse no Japão. A concepção de estruturas duráveis exigia compactação adequada por operários especializados. Contudo, a redução gradual no número desse tipo de funcionário na indústria da construção japonesa acarretou a diminuição equivalente na qualidade dos serviços. A falta desses operários não foi a única causa dos problemas de durabilidade. A baixa trabalhabilidade dos concretos também dificultava o seu adensamento em elementos estruturais com formas complexas e com alta taxa de armaduras (BILLBERG, 1999 apud GOMES, 2002). Ponte Akashi

Um ano depois, o CAA foi utilizado no maior projeto de ancoragem da ponte

Akashi-Kaikyo. Trata-se da ponte pensil mais extensa do mundo, com 3.911 metros de extensao e com o vao central de 1.991 metros. O lancamento do concreto autoadensavel foi iniciado em novembro de 1992 e finalizado em marco de 1994. Os quatro blocos de ancoragem, com 84,5 m x 63,0 m x 47,5 m de dimensao Figura 23, foram densamente armados, sendo que dois dos blocos foram concretados com concreto convencional e os outros com concreto auto-adensavel. A Akashi-Kaikyo foi projetada para resistir a dois tipos de terramotos: um com até 8,5 graus de magnitude na escala Richter ocorrendo a uma distância de 150 km da ponte e outro com um período de ocorrência de 150 anos com epicentro dentro de um raio de 300 km em torno da ponte. Graças a estes cuidados, a ponte resistiu ao terramoto Hyogo-ken Nanbu em 1995, que teve como única consequência para a ponte o facto de esta ter deslocado os seus pilares, aumentando em 1 m a distância entre eles. Parede indestrutível EUA Outro exemplo de aplicacao do CAA ocorreu na cidade de Ilinois nos Estados Unidos. A Universidade local desenvolveu um projeto que consiste em uma parede densamente armada em forma de “L” que seria indestrutivel para simulacao de diversos terremotos conforme indicado na Figura 26. A estrutura possuia varios tubos horizontais para futuras medicoes e os mesmos nao poderiam se mover, portanto, o uso da vibração foi descartado. Utilizou-se o CAA e depois da desforma, observou-se que a parede não necessitava de reparos e que os tubos nao haviam sido danificados.

Ponte recuperada na Holanda:

A ponte The Katelbridge na Holanda mostrado na Figura 31, que foi recuperada

em 2002, ja tinha 45 anos de uso. Devido a grande densidade de armaduras recomendou-se a utilizacao de CAA, pois dispensava a vibração.

Goiania

No Brasil, poucas obras foram realizadas com o CAA, acreditando-se que esse

fato deve-se a falta de estudos e adaptacao da tecnologia a nossa realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com