TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concreto auto adensavel

Por:   •  6/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 3

Concreto de Alto Desempenho

Definição e características técnicas

A grande evolução no emprego do concreto simples, armado ou protendido dos últimos decênios foi o advento do concreto de alto desempenho – CAD.

Esta designação dada a ele exprime que esse concreto, além de alta resistência, apresenta também extraordinária evolução em outros parâmetros que são, por vezes, os condicionantes do projeto.

Pode-se dizer que CAD é sinônimo de concreto com microssílica pois esta, como regra geral, é a única forma de obter-se as qualidades requeridas dentro do enfoque custo-benefício.

Características do CAD

1) altas resistências precoces;2) retração menor que a de um concreto convencional; 3) baixa deformação lenta; 4) ausência de exsudação; 5) quase total ausência de segregação 6) redução das deformações em fora de tempo; 7) excelente aderência a outra superfície de concreto; 8) baixíssima permeabilidade; 9) alta resistência a corrosão química, mecânica e ao ataque de correntes de fuga; 10) alta capacidade de deformação; 11) excelente comportamento no que se refere à ductilidade das estruturas; 12) constância dos parâmetros em função de longos períodos de vida.

Campos de Aplicação

1) edifícios de concreto onde a estrutura, além de ter suas dimensões reduzidas, tem, ainda, as vantagens de requerer baixa manutenção ; 2)pontes e viadutos; 3) soleiras de vertedores de usinas hidrelétricas; 4) pisos industriais; 5) obras marítimas; 6) reparos de estrutura; 7) execução de peças pré-moldadas; 8) execução de concreto projetado, oque é especialmente importante em revestimento de tuneis.

Parâmetros do CAD

Resistências Mecânicas

Podem-se atingir altos valores de resistência a compressão, tendo como limite apenas o tipo de agregado empregado.

Estas considerações mostram que o valor de fcj atingível é diferente para cada local. O concreto assim feito torna-se mais barato do que só o cimento e mais fácil de obter.

Para resistências mais altas torna-se imprescindível o uso da microssílica adicionada ao cimento.

Modulo de Elasticidade

O modulo de elasticidade E vai depender quase exclusivamente do tipo de agregado.

Diagrama Tensão – Deformação e Deformações Máximas

Até fck = 50 Mpa, pode-se aceitar o diagrama 0 x E como sendo o clássico, e o estádio lll como estádio final de ruptura.

Nas classes da alta resistência definidas para valores de fck entre 50 e 90 Mpa, o diagrama 0 x E é triangular e o estádio de ruptura seria o estádio ll.

2

Tem-se com isto uma garantia de ductilidade da estrutura bem acima da estrutura de concreto convencional. O fato dos corpos-de-prova de CAD comportarem-se de maneira frágil em ensaios deve-se a:

a) ruptura de um corpo-de-prova à compressão é sempre frágil; b) quando usa-se prensa com baixa rigidez, ela se deforma. Se usasse prensa com alta rigidez, a ruptura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com