TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação da empresa Houston

Artigo: Apresentação da empresa Houston. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Artigo  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento

Ao comparecermos à empresa Houston, fomos recebidos pelo senhor Ricardo, o engenheiro mecânico da empresa, inclusive formado pelo IFPI (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí) o qual nos falou um pouco sobre a trajetória da empresa. A Houston é uma empresa genuinamente piauiense e uma referência no Brasil no que se corresponde à fabricação e venda de bicicletas e linha fitness, tem hoje a mais moderna e vertical fábrica da América Latina e a única que fabrica grande parte das peças da bicicleta como o quadro, garfo, pára-lamas, aros de alumínio e de aço, raios, além de fazer a pintura das partes da bicicleta ainda faz cromação das peças.

O primeiro local que nos foi mostrado foi o processo de corte dos tubos, uma máquina toda automatizada realiza os cortes, logo após os tubos são recolhidos e levados para o processo de dobragem para posteriormente serem conduzidos às furadeiras para se fazerem os furos necessários.

Após toda essa preparação os tubos são encaminhados para o setor de solda, sendo que geralmente em quase todas as bicicletas é usado o método de soldagem TIG, que é um processo a arco elétrico, criado entre um elétrodo e o material a soldar, envolto numa proteção gasosa, sendo o gás mais utilizado o argônio. E ainda se utilizam as soldas MIG e MAG, chama-se MIG o processo de soldagem utilizando gás de proteção, quando a proteção for constituída de um gás inerte,como o argônio, e já a MAG, é quando a proteção gasosa é feita com gás dito ativo (normalmente o CO2).

Depois da soldagem o quadro da bicicleta já está quase pronto, e é levado para a lavagem afim de se retirar todos os resíduos, pois até a lavagem o quadro passa por vários processos e acaba acumulando sujeira. Logo após a lavagem o quadro segue para o setor de pintura, neste o processo é quase todo manual, sendo automatizado somente a primeira parte. Em seguida os quadros são conduzidos para a linha de montagem, que é composta por postos de trabalho ligados entre si por um sistema que permite transferir o trabalho e assim produzir mais em menos tempo, com isso pode-se afirmar que a bicicleta está quase pronta. Vindo seguidamente o controle de qualidade, o qual tem o intuito de se fazer uma inspeção no produto antes de ele ser liberado para o mercado.

Além de todos esses processos ainda visitamos a ferramentaria, em que ficam o setores de usinagem, os tornos, a retífica, a plaina, as fresas, furadeiras. E nos foi explicado que quando uma peça de algum dos maquinários quebra e não encontra-se a mesma no mercado ela é fabricada na ferramentaria, afim de se evitar que uma máquina fique muito tempo parada gerando prejuízo para a empresa. Outro fato importante é a quantidade de bicicleta que a Houston fabrica, em torno de 2500 bicicletas por dia, isso no primeiro semestre que é considerado o período sazonal da empresa, ou seja, período de menor produção. Já no segundo semestre são fabricadas de 3000 a 4000 bicicletas, atingindo seu ápice em outubro. A pouco tempo foi lançado até um programa juntamente com o Governo Federal, em que são enviados aros de bicicletas para serem enraiados pelos detentos afim de se diminuir a pena deles, e aumentar a produção da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com