TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps 5 semestre

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  960 Visualizações

Página 1 de 2

Introduçao

O Concreto é basicamente o resultado da mistura de cimento, água, pedra e areia, sendo que o cimento ao ser hidratado pela água forma uma pasta resistente e aderente aos fragmentos de agregados. No preparo do concreto, um ponto de atenção é o cuidado que se deve ter com a qualidade e a quantidade da água utilizada, pois ela é a responsável por ativar a reação química que transforma o cimento em uma pasta aglomerante. A proporção entre todos os materiais que fazem parte do concreto é também conhecida por dosagem ou traço, sendo que podemos obter concretos com características especiais, ao acrescentarmos à mistura, aditivos, isopor, pigmentos, fibras ou outros tipos de adições. Cada material a ser utilizado na dosagem deve ser analisado previamente em laboratório (conforme normas da ABNT), a fim de verificar a qualidade e para se obter os dados necessários à elaboração do traço (massa específica, granulometria, etc.).

A Visita Técnica à concreteira Supermix na cidade de Bady Bassit teve como objetivo analisar toda a produção de concreto, a correta mistura e manuseio da água, dos agregados e dos aditivos químicos e todos os processos e tecnologias desenvolvidas pela mesma. Analisamos também como a mesma vem ao longo do tempo construindo um nome no mercado e ao mesmo tempo agindo com responsabilidade social e tentando amenizar o impacto ambiental que um concreteira desse porte produz.
Foi realizada uma visita em cada setor da empresa começando pela
armazenagem dos materiais, à oficina, ao laboratório, ao tanque para limpeza e reaproveitamento de água, à central de controles e à balança.

Umidade da areia

Como sabemos a resistência do concreto depende da água. Essa quantidade é tão importante, que devemos levar em conta até a água contida na areia. Como a areia absorve água, seja da chuva ou do próprio ambiente, acaba ocupando um volume maior e pesando mais e com isso há alteração do traço do concreto.

A areia, por mais seca que esteja, tem uma umidade natural próxima de 2%. Quando chove, esta porcentagem sobe muito. Se você fizer o concreto em um dia chuvoso, mesmo que a areia esteja coberta ou protegida, deve-se mudar a dosagem da areia e água. Para medir a porcentagem de umidade e quais mudanças na dosagem devem ser realizadas é feito o teste, pelo menos, três vezes ao dia, antes de começar a rodar o concreto.

O teste feito no laboratório da empresa consiste em selecionar e pesar 1 Kg de areia e levá-la à estufa por certo tempo. Quando a mesma estiver seca é realizada novamente a pesagem e aplicado a diferença na primeira pesagem obtém se a quantidade de água existente na areia e a partir do resultado encontrado faz-se a proporção de água que será colocada no concreto. A porcentagem da areia é calculada pela seguinte equação.

U%( porcentagem de umidade)= 100x(Peso úmido – Peso seco) / peso seco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (948.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com