TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps - Visita técnica

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.380 Palavras (10 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

5º SEMESTRE

VISITA À CONCRETEIRA

TURMAS EC5P52 / EC4P52

ORIENTADOR: PROF.º PABLO

 COORDENADOR DO CURSO: PROF.º ÂNTONIO

ARARAQUARA - 2015


SUMÁRIO

1.     INTRODUÇÃO

2.     OBJETIVOS GERAIS

3.     OBJETIVOS ESPECÍFICOS

4.     JUSTIFICATIVA

5.     DESENVOLVIMENTO

6.     CONCLUSÕES

7.     REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

VISITA À CONCRETEIRA – CONSTROESTE CONCRETEIRA

“Tenho a impressão de ter sido uma criança brincando à beira-mar, divertindo-me em descobrir uma pedrinha mais lisa, ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto o imenso oceano da verdade continua misterioso diante de meus olhos.”

(Isaac Newton)

ARARAQUARA - 2015


  1. INTRODUÇÃO

O presente Relatório Técnico apresenta as atividades desenvolvidas através de visita técnica a empresa CONSTROESTE CONCRETEIRA, localizada no município de Araraquara-SP, à Avenida Armando Biancardi, 415 – Parque Belvedere.

        A visita técnica foi realizada no dia 23/05/2015 e contou com a presença dos alunos, do Profº Pablo José Martinelli Guerreiro e do gerente da empresa, com duração de aproximadamente 1h20min.

        A Constroeste Concreteira está pronta para atender obras de pequeno, médio e grande porte em 13 cidades dos Estados de São Paulo e Paraná. Instalações industriais, pontes, viadutos, prédios educacionais, habitacionais e de diversos segmentos são alguns dos trabalhos desenvolvidos pela empresa, também se destaca pela elevada capacidade operacional e constante atualização das técnicas construtivas. 

        Esta visita a Constroeste Concreteira foi uma grande oportunidade para conhecermos os procedimentos e as etapas para a mistura do concreto, que é composto de vários agregados, como água, cimento, pedra e areia. Foi visto também a importância de seguir as especificações e normas corretas para evitar problemas futuramente. Além disso, a visita em campo serviu para mostrar o quanto se torna importante, o nosso concreto ser feito por uma empresa especializada, pois a mesma segue as normas e possui todo um equipamento apropriado para a realização da mistura.

2 – OBJETIVOS GERAIS

A atividade prática supervisionada que proporcionou a visita a concreteira enriquece os conhecimentos dos alunos, no que diz respeito ao funcionamento da empresa, ao processo de concretagem, nos permitindo tomar ciência dos recursos utilizados no processo de concretos e argamassas, sendo possível associar conhecimentos teóricos aos utilizados na prática.

3 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Este trabalho busca unir os recursos teóricos, práticos e bibliográficos disponíveis para relatar sobre materiais para a elaboração do concreto.

4 – JUSTIFICATIVA

O concreto surgiu da necessidade de aliar a durabilidade da pedra com a resistência do aço, com as vantagens do material composto poder assumir qualquer forma, com rapidez e facilidade, e com o aço envolvido e protegido pelo concreto para evitar a sua corrosão. Os materiais de construção feitos à base de cimento, podem ser considerados os materiais mais importantes produzidos pelo homem, porque lhe possibilitou construir as edificações e todas as principais obras de que necessitava para viver.

O concreto é um material de construção resultante da mistura, de aglomerante (cimento), agregados (pedra e areia) e água. Logo após a mistura o concreto deve possuir plasticidade suficiente para as operações de manuseio, transporte e lançamento em formas, adquirindo coesão e resistência com o passar do tempo.

No preparo do concreto, um outro ponto de atenção é o cuidado que se deve ter com a qualidade e a quantidade da água utilizada, pois ela é a responsável por ativar a reação química que transforma o cimento em uma pasta aglomerante. Se a quantidade de água for muito pequena, a reação não ocorrerá por completo e se a quantidade de água for maior do que o necessário, sua resistência irá diminuir em função dos poros que ocorrerão quando este excesso evaporar.

O concreto deve ter uma boa distribuição granulométrica a fim de preencher todos os vazios, pois isso influencia a permeabilidade e a resistência das estruturas de concreto. A proporção entre todos os materiais que fazem parte do concreto é também conhecida por dosagem ou traço, sendo que podemos obter concretos com características especiais, ao acrescentarmos à mistura aditivos, pigmentos, fibras ou outros tipos de adições. Cada material a ser utilizado na dosagem deve ser analisado previamente em laboratório, conforme as normas da ABNT, a fim de verificar a sua qualidade.

    5 –DESENVOLVIMENTO

         Concreto é o resultado da mistura de água, pedra, areia e cimento, sendo que este último ao ser hidratado pela água forma uma pasta resistente e aderente aos fragmentos dos demais componentes, formando um bloco monolítico.

Os agregados representam oitenta por cento do peso do concreto e além da influência benéfica quanto à retração e a resistência, o tamanho, a densidade e a forma dos grãos podem definir várias das características desejadas em um concreto.

Tendo em vista o custo-benefício, os agregados devem ter uma curva granulométrica variada e serem provenientes de jazidas próximas ao local de dosagem. Devido à importância dentro da mistura, são vários os ensaios necessários para a utilização e servem para definir sua granulometria, massa específica real e aparente, módulo de finura, torrões de argila, impurezas orgânicas, materiais pulverulentos, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (221.5 Kb)   docx (90.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com