TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Armação de um embarcação

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 4

ARAMAÇÃO DE UMA EMBARCAÇÃO PESQUEIRA

Introdução

A pesca é uma atividade de produção primária dependente de fatores econômicos, sociais e ambientais, praticada nos mais diversos ecossistemas: marinhos, estuarinos ou de água doce. Com os avanços tecnológicos (materiais sintéticos, refrigeração, embarcações motorizadas, etc.) que possibilitaram o aumento da autonomia das embarcações, que passam desde 24horas até 120 dias de mar, fizeram com que a atividade de armação de uma embarcação fosse tão importante quanto a pescaria, pois uma armação mal dimensionada, pode acarretar em perdas consideráveis nos lucros e até causar prejuízos as empresas ou donos das embarcações.

A armação de uma embarcação de pesca é destinada ao responsável pela frota, que colhe as solicitações dos capitães, mecânicos, cozinheiros e almoxarife. O chefe de frota tem que ser uma pessoal extremamente organizada, que tenha conhecimentos em contabilidade, mecânica, e etc. Um empresário que queira investir na atividade pesqueira, precisa ter capital de investimento para iniciar a atividade mais o capital de giro, que vai fazer com que o negocio dê seus primeiros passos. A pessoa ideal para ser contratada por um empresário que queira investir na pesca pode ser denominado de Chefe de Frota, para que o mesmo possa lhe demonstrar os custos de investimentos de implantação, custos fixos anuais e custos variáveis anuais, custo anual total (fixos + variáveis) e receita (renda do pescado), vamos agora detalhar cada custo.

I – Custo de Investimento ➔ Capital inicial para implementar o negocio, no caso da pesca os custos de investimento são:

  1. Equipamentos
  2. Maquinas e instalações
  3. Casco
  4. Equipamentos de pesca
  5. Total do investimento

II – Custo fixos anuais ➔ Estes custos são baseados em percentuais dos custos de investimento mais o salário da tripulação.

  1. Depreciação (10% de I (c))
  2. Seguros (5% de I (c))
  3. Manutenção (5%) de I (a)
  4. Custos com administração (5% de I (c))
  5. Salário da tripulação (piso da categoria + partes da produção)
  6. Total de custos fixos

III – Custos variáveis anuais ➔ Nos custos variáveis estão incluídos as despesas com óleo combustível, rancho e gelo. Estes custos já foram bem difíceis de serem administrados, principalmente nos períodos de alta inflação que o pais passou na década de 80, que dificultava o controle financeiro dessas despesas, com a economia mais estável, ficou mais fácil lidar com estes custos. A pesca com fins de exportação, sofreu uma redução muito grande nos seus lucros, ocasionada pela desvalorização do dólar, fato este que fez com que as empresas, economizem ao máximo os gastos com custos variáveis anuais, evitando desperdícios desnecessários, mas trabalhando com uma margem de segurança considerável, pois no mar não tem supermercado nem posto de combustível. Outra fator importante para uma armação eficiente, é um bom planode viagem, que é elaborado pelo capitão ou mestre da embarcação. Os custos fixos variáveis são:

  1. Óleo combustível  Consumo de óleo (C= 0,75 X HP X (180g/0,84) X tempo (h) x 1/1000)
  2. Lubrificantes
  3. Gelo  Gelo 1t de gelo para 1t de pescado
  4. Revisão do motor e preparos (6% de (b))
  5. Revisão do casco (3% de I (a)
  6. Reparo e substituição de parelhos de pesca (33% de I (d))
  7. Despesas gerais
  8. C= 0,75 X HP X (180g/0,84) X tempo (h) x 1/1000
  9. Gelo 1t de gelo para 1t de pescado

IV – Custo anual total ➔ o custo anual total é composto pela soma dos custos fixos mais os custos variáveis.

V – Receita ➔ a receita vai ser o resultado da renda do pescado menos o custo anual. Uma boa administração somada a uma estratégia de pesca baseada na experiência e contando um pouco de sorte, vai fazer com que a receita seja positiva.

E importante lembrar que para uma receita ser positiva, faz-se necessário um investimento adicional que não está incluso nos custos já citados, que é o investimento em capacitação dos funcionários. Ao qualificar sua mão de obra, aumenta-se as probabilidades, funcionários capacitados têm alto estima, e maior capacidade contribuir com idéias que façam com que a atividade seja cada vez mais promissora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com