TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura e urbanismo na engenharia civil

Por:   •  30/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

ARQUITETURA E URBANISMO NA ENGENHARIA CIVIL

Para se começar uma obra tem que ter um bom planejamento, ou seja, ter um bom cronograma para as etapas da construção, prevendo o tempo e dinheiro que será gasto em cada etapa da obra.

Essas informações serão fundamentais para a contratação de mão de obra e fornecedores e para estabelecer um prazo para a conclusão da obra, já prevendo situações adversas relativas ao clima por exemplo. 

Quando se fala em construção, tem que se pensar logo num conjunto de projetos, como o projeto arquitetônico, o projeto estrutural, o projeto elétrico, o projeto hidráulico, o de telefonia, de ar condicionado entre outros que complementam a obra. Dentre todos citados o principal a ser feito é o projeto arquitetônico que é elaborado por um arquiteto. O trabalho do arquiteto é fundamental para as primeiras fases de uma construção.

Esse projeto é a materialização de uma ideia do que será feito, como conforto, estética, salubridade e segurança. O arquiteto tem que reunir diversas informações que o ajudarão na definição dos espaços do que se deseja construir. E uma delas é a do cliente, algo que ele imagina ou sonha. Isso não significa que é possível incluir todos os ambientes que se deseja, cabe ao profissional realizar os cálculos para ver as possibilidades de inclusão. O projeto arquitetônico deve ser aprovado pela prefeitura, podendo ou não estar incluso nos custos do arquiteto.

Além de cuidar da parte estética do projeto, o arquiteto é responsável pelo conforto do empreendimento. Um bom projeto tem que ter uma ventilação adequada e que também tenha uma boa entrada de luz natural, melhorando o ambiente. Através do projeto elaborado por ele, cada metro quadrado do terreno é bem aproveitado e aperfeiçoado, fazendo com que espaços inutilizados por muitos, sejam bem aproveitados.

Depois de elaborado o projeto arquitetônico o engenheiro começa os outros projetos. Obviamente seguindo corretamente o projeto arquitetônico em seus detalhes e especificações.

O projeto estrutural é feito pelo engenheiro, sendo de grande importância pois ele é o responsável pelas estruturas da obra. Junto com o projeto estrutural vem o projeto de sondagem detalhando especificamente o solo. O projeto elétrico, hidráulico, de telefonia e outros são elaborados por profissionais capacitados, sendo executados corretamente e com toda segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com