TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Diesel Ponto de Entupimento a Frio

Por:   •  13/8/2020  •  Artigo  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

Artigo

“Meu diesel congelou!”   Vamos saber mais sobre o Ponto de Entupimento de Filtro a Frio.

Você sabia que o óleo diesel tem características que variam de acordo com a época do ano e com a região onde é comercializado? Saiba mais lendo o artigo

O inverno é um verdadeiro pesadelo para muitos usuários de óleo diesel. Isso se deve ao fato do diesel facilmente “congelar” quando submetido a baixas temperaturas. Por isso um dos parâmetros mais importantes a se considerar no óleo diesel é o ponto de entupimento de filtro a frio – PEFF (do inglês Cold Filter Plugging Point – CFPP). Ele indica a temperatura (°C) mais baixa na qual o óleo diesel continua a fluir dentro de um sistema controlado e padronizado em condições de resfriamento (normas NBR 14747 e ASTM D6371).  Esse parâmetro é utilizado para se estimar o nível mínimo operacional do óleo diesel em baixas temperaturas.

Em temperaturas abaixo do ponto PEFF há uma mudança física no óleo diesel que começa a ficar turvo devido ao surgimento de cristais de parafina.  Os cristais surgem nessas baixas temperaturas pela razão de algumas moléculas mais pesadas de parafina passarem do estado líquido para o estado sólido.

A solidificação de parafinas causa a obstrução de filtros e do sistema da admissão e poderá ocasionar a parada do motor.

[pic 1]

O diesel muda conforme a época do ano e região.

Para minimizar os transtornos causados pelo frio no óleo diesel no Brasil a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) define os padrões de exigência do PEFF do óleo diesel de acordo com a região geográfica e os meses do ano. Os valores limites devem ser observados e cumpridos pelos produtores do combustível. Quanto mais favoráveis as condições para baixas temperaturas, menor é o valor exigido do PEFF. Veja a tabela (fonte: RESOLUÇÃO ANP Nº 30, DE 23.6.2016 - DOU 24.6.2016 - RET. DOU DE 13.1.2017):

[pic 2]

No Brasil o valor mínimo requerido pela ANP para o PEFF é 0 °C para a região sul nos meses mais frio do ano, enquanto nas regiões norte e nordeste do Brasil os valores são bem maiores.

Ainda assim, em regiões sujeitas a frio intenso, pode ser necessário utilizar um óleo diesel denominado diesel de inverno ou diesel alpino que é especialmente produzido para utilização em baixas temperaturas com valores de PEFF abaixo de 0°C. E com a ajuda do uso de aditivos é possível chegar a valores bem baixos de PEFF, na faixa de -15 a -20°C.

Cuidado com o diesel estocado ou parado! 

[pic 3][pic 4]

Por isso, locais sujeitos a temperaturas muito baixas no inverno no Brasil devem ter um cuidado adicional na gestão de estoques de óleo diesel e com equipamentos que ficaram parados por longo período.

Se observarmos novamente a tabela II acima, vemos que durante os meses mais quentes, de outubro a abril, a temperatura do PEFF do óleo diesel é bem maior do que o do óleo diesel produzido durante os meses de maio a setembro, mais frios.

Assim deve-se evitar estocar o óleo diesel adquirido nos meses mais quentes para ser consumido durante as épocas mais frias do ano, caso contrário, haverá o risco de ocorrer a cristalização quando a temperatura cair, pois aquele diesel estocado tem PEFF maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (333.9 Kb)   docx (788.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com