TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo - Incêndio na Boate Kiss R3

Por:   •  20/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.486 Palavras (22 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 22

O INCÊNDIO NA BOATE KISS1

Flávia Ribeiro de Sousa2

Cláudio Vinício Serra Teixeira3

RESUMO

Este artigo é a respeito do incêndio ocorrido na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, na cidade de Santa Maria no estado do Rio Grande do Sul, em uma casa noturna, denominada Boate Kiss, onde 242 pessoas, na sua maioria jovens, saíram de suas casas para se divertir com amigos em uma noite animada, mas tiveram suas vidas ceifadas, quando a diversão se transformou na segunda maior tragédia do Brasil, em número de vítimas fatais decorrentes de incêndio, superado apenas pela tragédia do Gran Circus Norte Americano em Niterói/ RJ, que vitimou mais de 500 pessoas, além disso, se tornou o terceiro maior desastre em casas noturnas no mundo. O incêndio foi causado pelo acendimento de um sinalizador pirotécnico por um integrante de uma banda que se apresentava no local. A imprudência e as más condições de segurança ocasionaram a morte dessas pessoas.

Palavras chave: Boate Kiss. Incêndio. Santa Maria.

1. INTRODUÇÃO

Todo ser humano deve ser respeitado e deve ser tratado como uma pessoa desde a sua concepção, e a partir desse momento devem ser-lhe reconhecidos todos os seus direitos entre os quais o direito inviolável de cada ser humano à vida desta forma poder frequentar locais onde exista plenas condições de segurança.

Em Santa Maria, na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, na Boate Kiss, 242 pessoas morrem e outras 116 ficaram feridas porque alguém deixou de cumprir as normas de segurança, sonhos se foram, causando sofrimento coletivo em todo pais.

O caso repercutiu internacionalmente, sendo comparado à tragédia na discoteca República Cromañón na Argentina em 2004, devido suas características serem semelhantes.

Neste artigo abordaremos o incêndio. Um incêndio em ambiente fechado como tipicamente são as boates existem três riscos para as vítimas: a inalação de gases tóxicos, as queimaduras que podem ser externas (de pele) ou internas (causadas por inalação de fumaça quente) e esmagamentos e sufocamento por pisoteamento

___________________________________________________________________________

1 Trabalho apresentado na conclusão do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho, da Faculdade Pitágoras, 2015.

2 Engenheira Civil graduada na Universidade Fumec e discente do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho na Faculdade Pitágoras.

3 Professor da disciplina Proteção Contra incêndio e Orientador deste artigo.

decorrentes do pânico que se instala nos ambientes.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 A Cidade

Santa Maria é uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, têm aproximadamente 274 838 habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2014.

Figura 1 - Localização da cidade de Santa Maria/ RS

Fonte da ilustração: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sant

Conhecida como "Coração do Rio Grande" e também “Santa Maria da Boca do Monte”, tem uma economia fraca, é uma cidade pobre oriunda de acampamentos militares, a economia do município está voltada para a prestação de serviços, comercial, educacional, médico hospitalar, rodoviário e militar, serviços públicos estatais e federais e o desenvolvimento do comércio.

A cidade sedia uma das maiores universidades pública do país, a Universidade Federal de Santa Maria, com quase 27 000 alunos. A população da vida noturna da cidade é basicamente formada de jovens entre 16 a 24 anos na sua maioria universitários.

2.2 A Boate Kiss

Localizada na Rua dos Andradas, 1925, Centro, Santa Maria/ RS, a boate foi inaugurada em 31 de julho de 2009.

Figura 2 - Localização da Boate Kiss

Fonte da ilustração: Google Maps

A boate era um sucesso desde a sua inauguração, com enormes filas, jovens querendo se divertir. De propriedade dos empresários Elissandro Callegaro Sphor e Mauro Londero Hoffmann, a casa promovia várias festas por semana e estava sempre lotada.

Figura 3 - Fachada da Boate Kiss

Fonte: Google Earth

A edificação possuía vários ambientes interligados, existiam guarda-corpos metálicos no interior e na saída da boate formando barreiras, separando espaços e ordenando o fluxo dos ocupantes, a sinalização de emergência era ineficiente para atender a demanda do local, possuía uma saída de emergência que era a mesma porta de acesso, formada por duas portas com vão de luz de 1,75m e a outra com 1,60m de largura, almofadadas internamente com espuma e couro sintético, e entre elas uma divisória central fixa de 1,0m. As paredes das laterais e do fundo ficavam justapostas às paredes dos prédios vizinhos, não havia janelas ou outras saídas disponíveis. A

edificação era totalmente fechada, com exceção das portas de acesso e saída. A boate não apresentava detectores de fumaça, botoeiras de alarme e nem alarmes, alertas ou avisos sonoros e visuais, mas tinha extintores de incêndio e iluminação de emergência.

Figura 4 - Croqui do interior da Boate

Fonte da ilustração: Revista Veja

2.3 A capacidade da casa e a brigada de incêndio

A Boate kiss tinha capacidade para 691pessoas, o cálculo de ocupação é feito usando alternativas existentes na NBR 9.077/2001, que dispões sobre Saídas de emergência em edifícios, porém, a lotação do local costumava ser superior a sua capacidade, segundo os jornais o número total de pessoas que estava dentro da boate naquela noite é desconhecido, mas um delegado que integrava a equipe de investigação do caso apontou que mais de mil pessoas estavam dentro da boate, a lotação excessiva somente pode ser comprovada através da análise de borderôs.

Neste dia estava programada a festa "Agromerados", que reunia estudantes dos cursos técnico em alimentos, agronomia, medicina veterinária, zootecnia, técnico em agronegócio e pedagogia. O evento era para maiores de 18 anos, o ingresso custava R$ 15,00. As atrações confirmadas para festa foram "Gurizada Fandangueira", "Pimenta e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com