TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo - Projeto de Gestão Ambiental e Segurança

Por:   •  28/10/2023  •  Artigo  •  2.450 Palavras (10 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Geovanni de Jesus de Paula - 296862020

Jamile Ferreira - 209942021

Ramon da Silva Pereira - 207152021

PROJETO DE GESTÃO AMBIENTAL E SEGURANÇA

Segurança do Trabalho e Meio Ambiente

Guarulhos

2022

Geovanni de Jesus de Paula - 296862020

Jamile Ferreira - 209942021

Ramon da Silva Pereira - 207152021

PROJETO DE GESTÃO AMBIENTAL E SEGURANÇA

Segurança do Trabalho e Meio Ambiente

Trabalho apresentado ao Curso de Projeto Integrador, do Centro Universitário ENIAC, para a disciplina de Projeto Gestão Ambiental e Segurança.

Prof. José Humberto Machado Tambor.

Guarulhos

2022 

  1. RESUMO

O resumo é uma síntese do trabalho e inclui somente as principais informações sobre o tema em questão. Apresenta-se no resumo o objetivo do trabalho, a metodologia utilizada na investigação, bem como os principais resultados com uma breve conclusão mencionando as principais contribuições do trabalho científico.  Tudo deve ser redigido na terceira pessoa, em voz ativa, numa sequência de frases concisas e objetivas, elaborado em único parágrafo, devendo ter no mínimo 100 e no máximo 250 palavras. As orientações aqui apresentadas se baseiam na norma para apresentação de artigo científico, NBR 6022 (ABNT, 2003).

Palavras-chave: Gestão Ambiental, higiene, segurança do trabalho, meio ambiente, normas regulamentadoras e acidentes de trabalho.


  1. INTRODUÇÃO

Líder mundial e com 100 anos de experiência, a JG&R Logística está presente em mais de 30 países, inovando os mercados industriais, automotivos e aeroespaciais. Sua presença mundial conta hoje com 72 fábricas, 05 centros de P&D e mais de 100 escritórios comerciais.

A JG&R Logística produz e fornece a mais completa linha de semi-eixos, juntas homocinéticas (JVC), rolamentos, entre outros equipamentos industriais e automotivos de precisão para atender a uma variedade de aplicações de diferentes setores industriais.

Atualmente, na empresa, as madeiras, paletes e papelões que não são mais utilizados ficam armazenadas do lado de fora do galpão e posteriormente vendidos. Mediante a isto encontramos dois problemas: relacionado a segurança, por ser uma área de mata já foram encontrados animais peçonhentos e é um grande combustível para incêndios de grandes proporções e referente ao meio ambiente, após a venda, não sabemos qual o destino delas, se estão sendo descartadas de forma correta ou reutilizadas.

Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, são dois assuntos que, ao passar do tempo, vêm ganhando espaço e evoluindo em força nas empresas. Ambos estão interligados pelas suas características e pelo seu objetivo maior que é manter a integridade física do colaborador e envolve as melhores condições para eles, seja no presente ou no futuro.



  1. JUSTIFICATIVA

A segurança do trabalho, nada mais é que um sistema que garante e procura abranger da forma mais ampla possível, a proteção para o colaborador em suas atividades. Ela, no passado, não era algo observado nas empresas, seja na área fabril, civil, agrícola, no trânsito e etc. Passou-se a olhar para essa questão, devido aos inúmeros acidentes fatais e incidentes, que aconteciam de forma recorrente. Logo foi necessário criar padrões de trabalho a serem seguidos, visando a segurança dos colaboradores em todos os aspectos e atividades realizadas.

Considerando as condições reais e as possibilidades existentes. Uma aliada fortíssima da Segurança do Trabalho, são as normas regulamentadoras (NR’s).

Meio ambiente é uma questão que toda empresa que se preza, tem como um dos principais quesitos a ser observado. Pois além de ser uma questão ética e ao mesmo tempo de quem se preocupa com as pessoas, também é um assunto que existem várias leis com diretrizes a serem seguidas, que uma vez que são desobedecidas punições são aplicadas. Falando de Meio Ambiente, assim como a segurança do trabalho, depois de várias ações irresponsáveis que geraram tragédias irreparáveis, foi necessário criar metodologias a serem seguidas por todas as instituições, sendo passíveis de represálias, caso as mesmas não sejam seguidas. Uma das maiores preocupações relacionada ao Meio Ambiente é reparar os danos que foram feitos e mitigar ou até mesmo eliminar tudo que possa afetar sua estrutura.

Nos dias atuais, existe um Ministério relacionado ao Meio Ambiente, devido a sua importância e as constantes observâncias que precisam ser consideradas em todos os momentos.

Em resumo, a Segurança do Trabalho e o Meio Ambiente são questões cruciais para que o desenvolvimento da humanidade como um todo, possa ser da forma mais eficaz possível.


  1. OBJETIVOS

Com o projeto, traremos uma solução para armazenagem, para o tempo em que este material fica parado na empresa, para o descarte ou a reutilização dos materiais.

A empresa zela pela segurança dos colaboradores e tem responsabilidade com o Meio Ambiente, ajudaremos a mesma a ter isso como prioridade, fazendo com que todos os funcionários estejam conscientes de que a segurança e a responsabilidade com o Meio Ambiente são primordiais para a vida de todos.

Implementaremos práticas sustentáveis e segurança, também no interior da empresa para que os impactos ambientais sejam diminuídos.

4.1 Objetivo específico:

  • Armazenagem dos paletes em local adequado;
  • Diminuir o tempo que o material fica no galpão;
  • Garantir o descarte correto dos plásticos e papelões;
  • Implementar o método 5S no interior do galpão        ;
  • Garantir o destino correto para os paletes;
  • Após a remoção de todo material, realizar a higienização do local;
  • Criar o Mapa de Risco;
  • Criar instrução de trabalho;
  • Delimitar o acesso dos funcionários nos locais mais perigosos;
  • Criar sinalização externa.

  1. METODOLOGIA

Para gerenciamento da melhoria, utilizamos o Ciclo Deming, mais conhecido como Ciclo PDCA (Planejar, Executar, Checar e Agir). Escolhemos esta ferramenta da qualidade, pois é mais utilizada para melhorar processos e solucionar problemas. Sendo uma ferramenta das mais utilizadas na execução de planejamentos estratégicos, o PDCA pode ser um grande aliado para a melhoria de processos, projetos e produtos em na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (940.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com