TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Sobre Implantação de Incubadora

Por:   •  14/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.344 Palavras (14 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 14

1. Introdução

Um dos métodos utilizados para a redução da instabilidade que micro e pequenas  empresas sofrem para atuar no mercado é o de se instalarem-se em incubadoras de  empresas logo no início de sua formação. As incubadoras procuram promover essa redução de instabilidade ajudando-as se prepará-las melhor por meio de suporte administrativo, financeiro e estrutural, que é disponibilizado às empresas incubadas durante o processo de incubação. (Dornelas 2002)

Em sentido amplo, as incubadoras podem ser consideradas organizações que envolvem um complexo sistema, denominado processo de incubação, cujas inter-relações entre seus subsistemas criam sinergia entre eles, promovendo o crescimento da empresa incubada. Em sentido restrito, as incubadoras podem ser visualizadas como um mecanismo que possibilita crescimento estável de micro e pequenas empresas, através da disponibilização de um conjunto de suportes. Estes suportes, por sua vez, contribuem para potencializar características empreendedoras nas empresas incubadas (Domingues 2010).

As incubadoras de empresas oferecem a oportunidade de subsidiar o desenvolvimento de novos empreendimentos, através de instalações e infraestrutura apropriadas, estruturadas para facilitar o crescimento do negócio. Proporcionam relações com diversos órgãos de apoio, sejam eles relacionados ao financiamento do negócio ou centros de pesquisa que auxiliam no desenvolvimento do produto.

Assim, o objetivo do artigo é delinear os fatores que determinam a implantação de uma incubadora e sua viabilidade no município de São Mateus, no estado do Espírito Santo.  Inicialmente fez-se um levantamento bibliográfico relacionado ao tema. Na sequência procede-se a aplicação dos conceitos adquiridos com análise da região em questão. Por fim, apresentam-se as considerações finais.

2. Fundamentos teóricos

2.1 Definições de incubadoras

As incubadoras de empresas são organizações que disponibilizam espaço físico, um conjunto de instrumentos e políticas que visam desenvolver as unidades de negócio nelas instaladas.

Medeiros (1998) salienta que é um núcleo que abriga, usualmente, microempresas de base tecnológica, isto é, aquelas que têm no conhecimento seu principal instrumento de produção. Trata-se de um espaço comum, subdividido em módulos, que costuma localizar-se próximo a universidades ou institutos de pesquisa para que as empresas se beneficiem dos aboratórios e recursos humanos dessas instituições.

Para Dornellas (2002) incubadoras de empresas podem ser definidas como um ambiente flexível e encorajador onde são oferecidas possibilidades para o surgimento e crescimentos de novos empreendimentos. Desta forma, se tornam mecanismos de aceleração de desenvolvimento de empreendimentos, frente a um regime de negócios, serviços e suporte técnico compartilhado com orientação prática e profissional, cujo objetivo é a produção de empresas de sucesso, que tenham o desenvolvimento como uma constante, financeiramente viáveis e competitivas no mercado, mesmo depois de deixarem a incubadora.

Para a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores Tecnologias Avançadas, uma incubadora de empresas é um ambiente flexível e encorajador onde é oferecida uma série de facilidades para o surgimento e crescimento de novos empreendimentos. Isto porque, além da assessoria na gestão técnica e empresarial da empresa, a incubadora oferece a infra-estrutura e serviços compartilhados necessários para o desenvolvimento do novo negócio, como espaço físico, salas de reunião, telefone, fax, acesso à Internet, suporte em informática, entre outros.

Desta forma, as incubadoras de empresas geridas por órgãos governamentais, universidades, associações empresariais e fundações, são catalizadoras do processo de desenvolvimento e consolidação de empreendimentos inovadores no mercado competitivo.

2.2 Tipos de Incubadoras

As incubadoras de empresas podem ser classificadas, conforme descreve o SEBRAE (2005), basicamente em três tipos:

  • Incubadora de Empresas de Base Tecnológica: é a aquela que abriga empresas cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas, nos quais a tecnologia representa alto valor agregado.
  • Incubadora de Empresas dos Setores Tradicionais: é a que abriga empresas ligadas aos setores tradicionais da economia. Devem estar comprometidas com a absorção ou o desenvolvimento de novas tecnologias.
  • Incubadora de Empresas Mistas: é a incubadora que abriga empresas dos dois tipos acima descritos. Além disso, as incubadoras apoiam também empresas dos setores culturais, artesanato, cooperativas, agronegócios, entre outros.

Há ainda, a classificação de modelos de incubadora sugerido por Aranha (2003) onde é possível verificar outros tipos de acordo com o foco da empresa.

  • Tradicional: abriga empreendimentos ligados aos setores da economia que detém tecnologias largamente difundidas e que queiram agregar valor aos seus produtos , processos ou serviços, por meio de um incremento em seu nível tecnológico.
  • Mista: é aquela que acolhe ao mesmo tempo empresas de base tecnológica e de setores tradicionais.
  • Tecnológica: ampara empresas cujos produtos, processos ou serviços resultam de pesquisa científica, para os quais a tecnologia representa alto valor agregado. Abriga empreendimentos nas áreas de informática, biotecnologia, química fina, mecânica de precisão e novos materiais. Distingue-se da Incubadora de empresas de setores tradicionais por alojam exclusivamente empreendimentos oriundos de pesquisa científica.
  • Cultural: abrigam empreendimentos com atividade fim na área da cultura e têm o objetivo de promover empreendedorismo de produtos e serviços culturais
  • Social: acolhe empreendimentos e tem como atividade fim projetos sociais. Podem estar ligadas aos setores tradicionais, cujo conhecimento é de domínio público
  • Agroindustrial: é uma organização que abriga empreendimentos de produtos e serviços agropecuários, com vistas a facilitar o processo de empresariamento e inovação tecnológica no campo.
  • Serviços / Consultoria: focada em empresas de prestação de serviços.
  • Target (alvo): é aquela que pode trabalhar em nichos específicos como, por exemplo: artes, cooperativas, incubadoras de Internet, outras e de objetivos especiais e ainda design e de Internet.

2.3 Organização física das incubadoras

Aiub e Allegretti (1998) explicitam que as incubadoras, normalmente, variam de 300 a 1.000 metros quadrados de área construída, onde podem ser abrigadas em torno de dez empresas, em salas de 20 a 60 metros quadrados e infraestrutura compartilhada.

2.4 Estrutura Organizacional das incubadoras

A capacidade gerencial de uma incubadora em administrar suas ações será determinante para o êxito da mesma em configurar-se de fato como uma “vantagem” para as empresas que abriga. Os serviços e facilidades que compõem o ambiente favorável à criação e à consolidação de empresas, tais como o apoio gerencial/administrativo/técnico e de infraestrutura - e que são intrínsecos ao conceito de incubadora - devem estar disponíveis com eficácia e coerência e apenas uma estrutura gerencial adequada poderá providenciá-los. A incubadora deve formar sua equipe de gestão, ou pelo menos contratar o gerente, e incorporá-lo ao processo já nas etapas iniciais de planejamento. (SEBRAE, 2005)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (168.9 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com