TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo de TI sobre a Empresa Incomol

Por:   •  14/11/2015  •  Artigo  •  3.104 Palavras (13 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 13

APLICAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FACULDADE ANTÔNIO CARLOS DE IPATINGA NA FABRICAÇÃO DE MOBILIÁRIOS DA INCOMOL

FLAVIO RODRIGO GLORIA

GIOVANE DIAS SILVA

LUIZ HENRRIQUE SILVA

NERIO JOSE DE ALMEIDA

THALLES ALVES MEDEIROS

RESUMO

Este artigo tem por objetivo relatar a interdisciplinaridade do curso de Engenharia de Produção, mostrando a importância das disciplinas estudadas e sua integração. Além de relacionar o conteúdo estudado dentro de sala com as atividades do processo de uma empresa que fabrica mobiliários escolares, a INCOMOL, procura sempre atender os clientes com excelência.

Palavras chave: Interdisciplinaridade, Qualidade, Produção e Organização.

  1. INTRODUÇÃO

A interdisciplinaridade é uma maneira complementar do aluno formular um saber crítico-reflexivo de tudo  que foi apresentado nas disciplinas. É através dessa perspectiva que ela surge como uma forma de superar a fragmentação entre as disciplinas, proporcionando um diálogo entre estas, relacionando-as para a compreensão da prática.

Neste artigo é apresentada uma discussão sobre a questão da interdisciplinaridade do curso de engenharia de produção no processo de fabricação de mobiliários, principalmente mesas e cadeiras para instituições educacionais. A relação é feita de acordo com os conteúdos estudados dentro de sala e a forma que esses sãoaplicados no dia a dia do trabalho dentro da empresa.

A realização desta atividade se justifica pela relevância do trabalho de campo dentro da formação de um Engenheiro de Produção e da necessidade de vivenciar a teoria na prática.

No decorrer deste trabalho será apresentada a empresa INCOMOL, como é o seu funcionamento, sua gestão, além de ser também abordado como o conhecimento integrado das diversas áreas do curso de Engenharia de Produção, é importante no processo de fabricação dos mobiliários e o quanto este conhecimento contribui para uma melhor qualidade do produto e da empresa como um todo.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 A EMPRESA

            A empresa se localiza na Rua Vênus, n° 20 – bairro Manoel Maia – Coronel Fabriciano – MG. Tendo atualmente em seu quadro 64 funcionários, com produção contínua e com capacidade de fabricação de 11000 unidades por mês, trabalhada sempre por encomendas, sem ter estoques. Tendo um layout muito bem fragmentado por área e atividade.

A experiência e conceito de fabricação de móveis da INCOMOL iniciou-se em 1995 quando seus dirigentes ainda trabalhavam na linha moveleira na área de mobiliário. Com a visão futurista e sempre atenta à necessidade de mudanças, a preocupação com a qualidade de seus produtos e as oportunidades em novos mercados trouxe significativas mudanças para a empresa, especializando-se em móveis tubulares de aço para escolas, o que se consolidou a partir de 2001.

Com tudo isso a empresa investiu nas soluções para área de educação tendo se destacado desde então no mercado regional e nacional, tendo como principais clientes instituições governamentais. Seus móveis são fabricados com produtos de primeira qualidade, obedecendo a critérios rigorosos de controle de produção, destacando-se o seu sistema de pintura epóxi em cabine eletrostática contínua, o que assegura maior uniformidade de acabamento.

A empresa tem como missão ser reconhecida no mercado como referência nacional na fabricação de mobiliário escolar sendo uma empresa sustentável, inovadora e que trabalhe em parceria com seus colaboradores, com visão de contribuir para a melhoria contínua da educação, levando produtos ecologicamente corretos, obedecendo aos padrões estabelecidos pelas normas da ABNT e INMETRO, e tendo como valores a transparência, respeito, valorização do profissional, estabilidade, sustentabilidade, reconhecimento, crescimento, qualidade e honestidade.

Outro fator importante na produção é a utilização do processo de dobras automatizadas. Esses itens diferenciais estão presentes nos principais componentes e acessórios (como assento e encosto anatômico em compensado multilaminado revestido em fórmica), fabricados pela INCOMOL.

Estão sempre investindo em novas tecnologias para equipamentos, dando maior agilidade e segurança aos funcionários, sempre buscando a satisfação total, atentos às necessidades do mercado e dos clientes internos e externos.

A empresa esta sempre atenta com a preservação do meio ambiente, tendo como meta 2% de perca de material, para isto ela reaproveita material para outros pedidos ou para doações,realiza a reciclagem ea coleta seletiva, as sobras são vendidas e o dinheiro é empregado para realizar confraternização entre os funcionários.

Atualmente a empresa possui em seu quadro funcionários multifuncionais, realizam mais de uma atividade dentro da empresa, tendo uma mão de obra especializada, com melhor qualidade e uniformidade no processo. Todos os funcionários têm facilidade de acessoaos gestores, possuindo uma flexibilidade de conversa, tendo um programa de crescimento de carreira, convênios com farmácia e restaurantes, cesta básica, banco de horas e programa de insalubridade.

2.2. INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS

No decorrer do desenvolvimento deste artigo abordaremos a atuação de várias disciplinas estudadas e também das que serão lecionadas, como o Processo de Fabricação que permite uma avaliação do passo a passo do processo e entendê-lo como um todo, tendo como aliado a Química Geral que permite o entendimento das propriedades de alguns elementos e compostos químicos e as reações destes em contato com o material, sendo de extrema importância para a qualidade do produto. A organização do trabalho e o Projeto de Arquitetura Organizacional da Produção fornecem o conhecimento e apresentam a importância de métodos inovadores e eficientes para a elaboração e organização da estrutura de uma empresa, como por exemplo, a elaboração de fluxograma, organograma e o arranjo físico, estes que se mal elaborados e mal aplicados influenciam diretamente a qualidade do processo.

A estatística e a probabilidade junto com a engenharia econômica é a área da matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais, além da Pesquisa Operacional que permite que a empresa consiga melhorar seus rendimentos e sua estrutura organizacional. É importante também avaliar a Segurança e Higiene do Trabalho que preserva a integridade física dos colaboradores que são essenciais para o bom resultado de uma empresa, onde para isso é necessário o treinamento e conscientização da utilização dos equipamentos de proteção e a melhor maneira de realizar a atividade. Também é importante ressaltar que se tenha uma boa estrutura organizacional e uma alta qualidade do processo ou do produto, para isso é necessário que se conheça bem o sistema de desenvolvimento do produto e a logística da empresa esta que consiste em um sistema de administração que promove o gerenciamento e desenvolvimento da produção desde a aquisição de insumos até a entrega ao consumidor final. Para que uma empresa seja eficiente e tenha êxito no mercado é necessária que esta tenha uma estrutura sólida, onde todos os funcionários estejam envolvidos e saibam como funciona todo processo da Organização do trabalho.Com a disciplina Estratégia de Manufatura conseguimos visualizar todos os pontos fortes e fracos dos concorrentes e prever todas as anormalidades geradas das forças externas do macro ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (490.8 Kb)   docx (701.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com