TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo sobre EFEITO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MEIO AMBIENTE

Por:   •  20/11/2018  •  Artigo  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 8

ARTIGO CIENTÍFICO

EFEITO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MEIO AMBIENTE

OLIVEIRA, Amanda de.

 

RESUMO

 

Este trabalho busca explorar a ideia de construção sustentável no perímetro urbano, onde o campo da construção civil cresce gradativamente, e em consequência, ocorre grande aumento de hospitais, aeroportos, etc. A Engenharia Civil tem gerado grandes impactos ambientais, sendo preciso buscar uma relação harmônica com o meio ambiente, uma vez que é necessário um equilíbrio ambiental para que haja um desenvolvimento sustentável na área de construção civil. O presente artigo analisa a aplicação de construções sustentáveis na Engenharia Civil, voltados para a construção civil, pois construções sustentáveis demonstram preocupação socioambiental o que é fundamental para o desenvolvimento sustentável.

 

Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável; Construção Civil; Impactos Ambientais.

 

ABSTRACT

This work seeks to explore the idea of ​​sustainable construction in the urban perimeter, where the field of civil construction grows gradually, and as a consequence, there is a great increase in hospitals, airports, etc. Civil Engineering has generated great environmental impacts, and it is necessary to seek a harmonious relationship with the environment, since an environmental balance is necessary for sustainable development in the area of ​​civil construction. The present article analyzes the application of sustainable constructions in Civil Engineering, focused on civil construction, since sustainable constructions demonstrate social and environmental concern, which is fundamental for sustainable development.

 

Keywords: Sustainable Development; Construction; Environmental Impacts.

_____________

Graduanda do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Campo Real-PR, eng-amandaoliveira@camporeal.edu.br;  

INTRODUÇÃO

A Construção Sustentável é um conceito moderno da Engenharia Civil que pode ser aplicado ao projeto de qualquer tipo de estrutura indo desde pequenas casas até a construção de grandes prédios tais como fábricas e hospitais. Na construção sustentável, os engenheiros civis procuram usar tecnologias ecológicas nas obras para preservar o meio ambiente e poupar os recursos naturais. No Brasil, há grande retirada dos materiais presentes na natureza que são usados pela construção civil, tais como a madeira, areia, pedras, etc, e com esses recursos naturais sendo retirados, grande parte da energia produzida pelo o uso dos mesmos, é usada para abastecer nossas casas, e uma parte considerável de energia poderia ser facilmente economizada se aproveitassem melhor a luz solar natural.

 As cidades estão em constante desenvolvimento, expandindo-se cada vez mais. Com o crescimento da população no meio urbano, faz-se necessário a ampliação destes grandes prédios como os hospitais. Portanto, a atuação desse setor tem papel fundamental no processo de urbanização.

O presente trabalho teve como objetivo analisar a aplicação de construções sustentáveis na engenharia civil e verificar de que forma a responsabilidade socioambiental se manifesta. Para isso, foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica.

 

DESENVOLVIMENTO

 

O conceito de desenvolvimento sustentável não é muito antigo. Foi definido pela Comissão Mundial Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (1987) como aquele que permite satisfazer as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras satisfazerem as suas. Tendo em vista essa definição, pode-se deduzir que o desenvolvimento sustentável só é possível se houver uma preocupação com a conservação dos recursos naturais, pois a sociedade é completamente dependente deles para a sua sobrevivência, por isso, faz-se necessário estabelecer uma relação de equilíbrio socioambiental.

        A construção civil merece uma atenção enorme se tratando de desenvolvimento sustentável, pois é fator fundamental para avanço da sociedade. A urbanização deve sempre priorizar a preocupação com o meio ambiente.

O conceito de construção sustentável se baseia em 5 ideias, sendo elas:

  • Projetos Inteligentes: são projetos de Engenharia Civil e Arquitetura inteligentes onde se aproveita melhor as características do terreno e também da natureza, tais como iluminação solar natural para poupar o uso de lâmpadas quando a construção ficar pronta.
  • Redução da Poluição: uma obra de engenharia civil sempre gera muita poluição. Esta poluição pode ser reduzida drasticamente através do melhor aproveitamento dos materiais (redução de desperdício) e também através do uso de ferramentas e estruturas inteligentes (andaimes de metal reutilizáveis ao invés dos tradicionais andaimes de madeira comuns na construção civil). Outra maneira interessante de reduzir a poluição é separar as sobras da construção  pedaços de concreto, tijolos quebrados, tocos de madeira, pedaços de ferro, etc. O que puder ser reaproveitado em outras obras é armazenado, o que puder ser reciclado é enviado para a reciclagem.
  • Materiais Ecológicos: o uso de materiais ecológicos é outro princípio fundamental da construção sustentável. Plástico reciclado, madeira de reflorestamento, concreto reciclado (concreto aproveitado a partir da demolição de outros edifícios) são várias as opções de materiais que podem ser usados pela Engenharia Civil para aumentar a sustentabilidade de uma construção.
  • Eficiência Energética: além de construir obras de maneira ecológica, a construção sustentável também busca casas e prédios que possam ser mantidos de modo econômico. Uma das formas de tornar um edifício mais econômico e sustentável é através da eficiência energética. Isso pode ser alcançado com o uso de lâmpadas e eletrodomésticos econômicos, energia solar para aquecer a água e melhor aproveitamento do calor e do frio (que evita a necessidade do uso de ar condicionado).
  • Aproveitamento da Água: a água, um dos bens mais preciosos da humanidade, também pode ser aproveitada segundo os conceitos da construção sustentável. A água das chuvas, por exemplo, pode ser facilmente estocada em cisternas e caixas d’água para ser usada em tarefas como regar plantas, lavar o chão ou então nos vasos sanitários. O desperdício também pode ser evitado através do uso de encanamentos de maior resistência  e de modelos de torneiras mais eficientes.

TELHADO VERDE

        Entre os conceitos da construção sustentável, o da cobertura verde de casas e prédios talvez seja o menos conhecido, dá a ideia de construir um “telhado vivo” através do depósito de terra e da plantação de grama no topo das construções. Os tetos verdes já são velhos conhecidos da humanidade, com registros do uso desta técnica desde os tempos da antiga Babilônia (século VI a.C. ). Na Alemanha do século 19 também era muito comum o uso de coberturas verdes nas construções das casas rurais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (239.1 Kb)   docx (154 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com