TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário - Responsabilidade Civil Ambiental - Tragédia Mariana

Por:   •  1/5/2017  •  Seminário  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

1.2 - RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL

Discorra sobre os pressupostos da responsabilidade civil ambiental: na hipótese de um forte tremor de terra em Mariana, ou da queda de um avião, provocar o rompimento das barragens, subsistiria o dever de recuperar o meio ambiente? Fundamente.

Existem alguns princípios que regem o direito ambiental, dentre eles, podemos citar o princípio do poluidor-pagador (art. 225, parágrafo 3°, CF e art. 14, parágrafo 1°, Lei 6.938/81), que dispõe sobre a responsabilidade civil por danos ao meio ambiente.

No direito ambiental brasileiro, aplica-se a teoria da responsabilidade civil objetiva. A respons abilidade civil objetiva consiste na obrigação de o sujeito reparar o dano causado a outrem, independentemente de culpa. A doutrina pátria adere, dessa forma, a teoria do risco integral, que não aceita nenhum excludente de responsabilidade no caso de dano ambiental, uma vez que era sabido o risco envolvido na atividade. São dois os principais elementos configuradores da responsabilidade civil ambiental: o dano causado ao meio ambiente junto ao nexo de causalidade.

Nas hipóteses descritas acima, apesar de haver ca so fortuito, podemos concluir que subsistiria o dever de recuperar o meio ambiente, uma vez que para o direito ambiental, para que haja responsabilidade não é necessário que haja culpa, apenas dano ambiental e nexo de causalidade. Além disso, a Constituição Federal prevê em seu artigo 225, parágrafo 2°, que aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com