TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Atividades Práticas Supervisionadas

Por:   •  22/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.347 Palavras (10 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Paulista – UNIP Campus Limeira

Engenharia Civil

585X – Atividades Práticas Supervisionadas

Tema: Obras de Terra – Muro de Arrimo ou de Contenção

Andressa Jhulian Leitz RA: C694JB7

Danilo Antônio Félix de Campos RA: C675016

Fabrício Falciroli Macchi RA: C55JDE7

Josiane Gomes Barbosa RA: C4808D2

Thais Sales Merlo RA: D617214

Sumário

1. Introdução............................................................................................

2. Objetivo Geral.....................................................................................

2.2 Objetivos Específicos...........................................................

3 Metodologia...........................................................................

4 Revisão Teórica......................................................................

5 Muro Utilizado................................................................

6 Informações Complementares...........................................

6.1 Material de enchimento...............................

6.2 Colocação em obra

6.3 Como colocar os gabiões tipo caixa

6.4 Operações preliminares

6.5 Montagem

6.6 Colocação

6.7 Enchimento

6.8 Fechamento

7. Memorial de cálculo

8. Considerações Finais

Referências Bibliográficas

1. Introdução

Todas as construções e edificações realizadas pela Engenharia Civil são produzidas em algum local terroso e, por essa razão, provocam transformações no estado de equilíbrio de tensões no terreno, com tal força que atinge não apenas o próprio terreno, mas também o da sua vizinhança.

Portanto, é fundamental assegurar a estabilidade do terreno que suporta a construção, para que, desta forma, venhamos garantir a estabilidade de qualquer edificação.

A restauração do estado de equilíbrio de tensões, ou seja, da estabilidade do terreno, assim como para obras que solicitem aterros, como também para obras que requisitem escavações, ou um e outro, quer encontrem-se em pequeno, médio ou grande porte, é concretizado por elementos estruturais intitulados Contenções.

O dimensionamento, a elaboração e a definição de uma unidade de contenção exige, sobretudo, a consideração paralela de dois aspectos essenciais.

Duma parte, o estudo do subsolo, que, constitui, basicamente, no conhecimento dos tipos de rochas e solos que compõem o terreno e, principalmente, da presença de água no seu interior. De outra parte, em virtude das novas cargas inseridas pela edificação, precisamos conhecer a intensidade dos seus esforços atuantes.

2. Objetivo Geral

Através deste trabalho, iremos analisar a construção de um muro de contenção, conhecido também por muro de arrimo, escolhido por preferências e realizaremos seus respectivos cálculos, de acordo com as orientações passadas a nós pelo professor responsável pela disciplina.

2.2 Objetivos Específicos

Para obtermos o objetivo geral, estipulamos os seguintes propósitos individuais:

• Pesquisar em livros e documentos extras o conhecimento e informações necessárias para realização dos cálculos;

• Analisar o muro escolhido e seus respectivos parâmetros (incluindo o solo, a melhor escolha de tipo de contenção), para que, só dessa forma, tenhamos as condições precisas para realizarmos os cálculos;

• Após os cálculos feitos, através de seus resultados, poderemos concluir se este tipo de muro foi a melhor escolha para a obra em questão e se seus resultados atingiram às exigências necessárias para a estabilidade e segurança do mesmo.

3. Metodologia

A metodologia empregada neste trabalho satisfaz aos requisitos exigidos, aos materiais acadêmicos, aos conhecimentos obtidos em sala de aula e ao estudo prático no muro de contenção adotado. Nesta pesquisa, realizamos o estudo de caso visitando o local onde o muro se localiza, além de realizarmos o recolhimento de informações na internet e busca a livros concernentes ao assunto. E, também, nos servimos de aulas sobre obras de terra, para que pudéssemos realizar os cálculos que aprendemos em sala de aula.

4. Revisão Teórica

A fundamentação teórica deste trabalho expõe que, a obra se localiza na Rua Arthur Valério Vákula, na entrada do bairro Jardim Santana, CEP 13157-570. Para ter acesso a este bairro é preciso utilizar a Rodovia Prof. Zeferino Vaz, na altura do Km 332. Ali há a presença de inclinações consideráveis no solo (morros). Neste local já ocorreram alguns deslizamentos.

Já dizia Faiçal Massad (2003), O problema da estabilidade das encostas naturais tem afetado muito a população brasileira. Basta lembrar a “queda de barreiras” em nossas estradas, ou as tragédias sobre os habitantes das periferias de algumas de nossas maiores cidades, por ocasião de chuvas intensas e prolongadas, em grande parte pela ocupação desordenada de encostas de morros.

As causas dos escorregamentos são “naturais”, pois há uma tendência na natureza à peneplanização, no sentido amplo da palavra: os solos das encostas tendem a descer para atingir um nível de base. Assim, pode-se dizer que os coeficientes de segurança das encostas naturais estão, em geral próximos de 1, bastando uma chuva atípica, ou uma pequena intervenção do homem para disparar o “gatilho” do escorregamento (Massad

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com