TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Atividades Práticas Supervisionadas

Por:   •  26/2/2023  •  Relatório de pesquisa  •  6.374 Palavras (26 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 26

MARIANA MONTEIRO FURNIEL

ÉRICA MUNHOS

IGOR VALENTIM ALVES BATISTA

CAIO YUKI SHIRAKAWA HIGA

JOÃO RICARDO MORRO MAGOSSO

NATHAN DIEGO AMARAL SOUZA SANTOS

IZABELLI VICTÓRIA MORAES PINHEIRO

LUIZ GUSTAVO DO NASCIMENTO JANEIRO

LUCAS RIBEIRO MENDONÇA

ALYSSANDRA ROÇA GARCIA

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

ASSIS

2020

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

FACULDADE DE ENGENHARIA

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a aprovação na disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas (APS), do primeiro semestre letivo de 2020, do curso de Engenharia – Ciclo Básico, da Universidade Paulista, sob   orientação dos professores do semestre.

ASSIS

2020

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 -        Telhado com Telhas de PVC; tirada por Igor V. A. Batista          22

Figura 2 -        Telhado com Telhas de PVC; tirada por Igor V. A. Batista          23

Figura 3 -        Telhado com Telhas de PVC; tirada por Igor V. A. Batista          24

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO          4

OBJETIVOS DO TRABALHO          5

1.1 Objetivo Geral         5

1.2 Objetivo Específico         5

ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO          6

2.1 O que é Sustentabilidade Ambiental         6

2.2 Os 3R’s         8

2.3 As Empresas e Organizações no Apoio da Sustentabilidade Ambiental         10

2.4 A Sustentabilidade Ambiental na Engenharia          14

2.5 Projeto: Telha Policloreto de Vinila (PVC)          22

CONCLUSÕES          24

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS          25

FICHA DA APS          

INTRODUÇÃO

Sustentabilidade está relacionada à ideia de utilizar algo, sem que ele acabe para pode ser reutilizado por outra pessoa. A sustentabilidade está completamente ligada ao meio ambiente e todas as coisas que nele englobam.

Sustentabilidade ambiental nada mais é que a maneira em que os seres humanos utilizam os recursos naturais e seus bens, para suprir suas necessidades. Lembrando que a sustentabilidade tem como objetivo suprir as necessidades do agora, pensando sempre em suprir as necessidades das gerações futuras. A importância da sustentabilidade ambiental implica diretamente nos recursos naturais no qual os homens e os animais não podem viver sem; recursos como: água, oxigênio, sol, solo, energia, florestas, minérios entre outros.

Lembrando que a ação do homem no meio ambiente implica diretamente em suas próprias vidas, ser sustentável é manter uma qualidade de vida boa no presente impactando diretamente no futuro.  

O projeto apresentado no nosso trabalho é sobre a telha do tipo Policloreto de Vinila, mais conhecida como telha de PVC, é o tipo de telha sustentável que pode ser reciclada. Por volta de 1990 começou a ser usada nos países da Europa, e passado algum tempo começou a ser utilizada no Brasil. Esse tipo de telha tem como vantagens sua durabilidade, facilidade de instalação, além de ser mais leves que outros tipos de telhas.

A telha é desenvolvida com matérias primas selecionada, não toxicas e em sua produção não geram resíduos, sendo assim altamente sustentável.

No Brasil existem poucos fabricantes desse tipo de telha, sendo assim, seu custo benefício atualmente é alto, sendo a única desvantagem até então.

Por ser altamente sustentável e ter inúmeras vantagens, apresenta grande credibilidade o produto, visando sempre que o seu impacto ao meio ambiente é praticamente de 0%.

1. OBJETIVOS

1.1 OBJETIVO GERAL

O objetivo geral deste trabalho é proporcionar sensibilidade, consciência e humanidade ao aluno, além de desenvolver habilidades que envolvam a prevenção de aquecimento global, redução, reutilização e reciclagem de produtos para diminuir efeitos ruins ao planeta, além de gerar economia, cidadania e disciplina, também desenvolvendo habilidades as disciplinas que está cursando durante o semestre.  Desenvolver a capacidade de observação e análise dos diversos fenômenos físicos e naturais. Desenvolver no aluno o espírito crítico, responsável e o raciocínio lógico. Propiciar ao aluno o trabalho em grupo para a execução do projeto.

1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

O objetivo do trabalho é apresentar uma proposta sustentável, tendo como tema escolhido a telha de Policloreto de Vinila, apresentando vantagens e desvantagens, tendo como proposito analisar práticas e situações do cotidiano, e mudanças que são possíveis e recomendáveis para realizar.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 O QUE É A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Sustentabilidade ambiental é um assunto mais complexo do que parece, porque envolve o meio ambiente e tudo que ele engloba. Ambientalmente falando, podemos dizer que é necessário um planeta saudável, onde seja garantida a sobrevivência das futuras gerações, baseando-se na afirmação de que, os recursos naturais são finitos e com este padrão de alto consumo e produção mundial não teria condições de se manter por muito tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.3 Kb)   pdf (538.9 Kb)   docx (583.5 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com