TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Atividades Práticas e Supervisionadas

Por:   •  3/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.173 Palavras (17 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

Painel Solar Construído com LED’s para Carregamento de Solar

DP Atividades Práticas e Supervisionadas (APS)

Engenharia Mecânica

Nome: Maythê

São Paulo

Universidade Paulista – UNIP

Painel Solar Construído com LED’s para Carregamento de Celular

DP Atividade Práticas e Supervisionadas – APS

Código: 33A7

Trabalho de APS’ DP, vinculado a dependência de graduação de Engenharia Mecânica, como requisito parcial para a Obtenção do Grau.

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento desse trabalho estabelece que os acadêmicos obtenham conhecimento especifico e aprimorado, através deste estudo interdisciplinar. O projeto tem como objetivo apresentar normas de técnicas envolvendo tecnologia, seguindo normas do projeto no manual de APS (Atividades Práticas e Supervisionadas), será necessário que o painel tenha capacidade de transformar energia solar em energia elétrica, usando como prova carregar um celular.

Existe uma troca de interação entre energia e momento, que são grandezas que respeitam respectivamente a lei da conservação. Esse trabalho será desenvolvido como complementação da grade curricular, e eliminação de DP de AP’s do 4° semestre de Engenharia Mecânica.

OBJETIVO

Integrar os conhecimentos adquiridos e desenvolvidos ao longo de todo o curso de Engenharia, através de sistemas elétricos. Para o bom desenvolvimento do projeto é necessário utilizar conhecimentos de matemática, física e outras tecnologias, para desenvolver essa atividade.

Será de responsabilidade, o desenvolvimento de um painel construído com LED’s, ao qual deva seguir as normas já pré-estabelecidas. O painel deve ser capaz de absorver energia solar, transformando em energia elétrica para carregamento de celular.

Esse trabalho tem como foco a conservação de energias, uma energia renovável em energia elétrica.

O uso de placas solares fotovoltaicas possui a função de capitar fótons da luz solar. As placas são capazes de transformar radiação solar em energia elétrica, podendo acionar o carregador de celular.

O que é energia?

São conhecidas diversas modalidades de energia, de acordo com a sua natureza sendo elas: térmica elétrica, luminosa química, sonora, nuclear, mecânica, magnética radiante etc. Onde podem ocorrer transformações mútuas entre elas.

A energia está ligada diretamente ao trabalho. Quando um sistema possui energia é capaz de realizar trabalho. Durante a realização do trabalho, uma forma de energia pode transformar-se em outra.

No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de energia e trabalho é o joule (J).

Energia Cinética

A energia cinética está ligada à velocidade de um corpo. Quando à velocidade, existe energia cinética. Quando o corpo está parado a energia cinética é zero (nula) pois o corpo está parado. Quanto maior a velocidade em que um corpo se movimenta, maior será a sua energia cinética.

Energia cinética é determinar a função da massa através do quilograma, e suas velocidades são determinadas em segundo (m/s). A equação abaixo define matematicamente a energia cinética. Na equação m é a massa do elemento que se movimenta e v é a velocidade:

[pic 2]

As unidades de medida são determinadas pelo SI (Sistema Internacional de Unidade), no caso da energia cinética utiliza o joule (J). O joule foi uma homenagem feita para James Prescott Joule, que foi a pessoa que mais contribuiu nos estudos de calor e energia.

Energia Potencial

A energia armazenada em virtude da posição de um corpo em relação à superfície é denominada de energia potencial gravitacional. Quanto mais alto estiver um objeto em relação ao solo, maior será sua velocidade ao chegar ao chão caso ele inicie uma queda. Matematicamente, a energia potencial gravitacional é dada pelo produto entre a massa do corpo, a altura e a gravidade.

[pic 3]

Quando a energia potencial estiver associada à deformação de um material elástico, ela será chamada de energia potencial elástica, e seu cálculo dependerá da deformação (x) causada no material e de uma constante (k) que determina a elasticidade do material.

[pic 4]

Energia Térmica (calor):

O calor é a energia térmica associada à energia cinética das moléculas que compõem um elemento. A manifestação do calor só ocorrerá caso exista diferença de temperatura entre dois corpos.

[pic 5][pic 6][pic 7]

Energia Química:

É a energia liberada ou formada a partir de reações químicas, como a energia produzida por pilhas e baterias.

[pic 8][pic 9]

A pilha é denominada como célula galvânica ela fornece energia até que a reação química se esgote. Sua reação se baseia em uma transferência de elétrons de um metal que possui tendência em ceder elétrons com um que possui tendência a receber. Ocorrendo uma reação de oxirredução.

[pic 10]

A notação química correta de uma pilha:

Zn / Zn2+ // Cu2+ //Cu(s)

Isso apresenta que esse dispositivo é uma pilha, sendo assim através de uma reação espontânea de oxirredução ele produz corrente elétrica. Seu nome original é Pilha Daniell, por ter sido feita em 1836, pelo então químico inglês John Frederic Daniell (1790-1845).

Carvão Mineral

Começou a ser utilizado a partir das revoluções industriais resultantes do capitalismo da época, e até hoje é uma fonte muito utilizada em todos os lugares do mundo, ficando somente atrás do petróleo. Ele corresponde a pouco menos de 26% dos recursos utilizados na produção de energia mundial, um número que cai para cerca de 6% no Brasil. Ele assemelha-se, em partes, com a do petróleo, pois ambos são combustíveis fosseis, que se formaram em áreas sedimentares. Para extrair tal fonte constroem-se túneis e poços. Em muitos casos, sua disponibilidade ocorre em áreas de reservas ambientais ou florestais, gerando impactos ambientais severos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com