TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Barragens

Por:   •  21/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.278 Palavras (10 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO[a]

Foi verificado que há vários tipos de barragens e suas utilidades são diversas, porém se resumem a trazer abastecimento de água para o consumo humano, consumo agrícola, consumo industrial e para ações preventivas contra enchentes e outras ações da natureza.

Há muitas variáveis implícitas na criação de uma barragem e algumas delas são seus efeitos colaterais. As barragens podem nutrir a necessidade humana de obter recursos para seu consumo, porém com essa modificação em um ecossistema pode causar danos que o façam diminuir exponencialmente ou simplesmente ser destruído, deixando várias espécies de animais e plantas ameaçados de extinção.

O uso de barragens é necessário para suprir necessidades humanas de sustentação e desenvolvimento, porém seu uso é muito prejudicial e os métodos que podemos sutilizar para evitar a destruição e ecossistemas e o esgotamento de recursos hídricos é o uso consciente e moderado desses recursos, para que assim tenhamos essas fontes de água e energia por um período de tempo maior.

[b]

Palavras-chave: [c]Barragem. Recursos hídricos. Água. Energia. Sustentabilidade.[d]


SUMÁRIO[e]

1.       INTRODUÇÃO         4

2.       OBJETIVOS         5
3.       TIPOS DE BARRAGENS         6

3.1.    BARRAGENS CONVENCIONAIS         6

3.1.1. BARRAGENS DE TERRA         6

3.1.2. BARRAGENS DE ENROCAMENTO         8

3.1.3. BARRAGENS DE CONCRETO         9 3.2.    BARRAGENS NÃO CONVENCIONAIS         10

3.2.1. BARRAGENS DE GABIÃO         10 3.2.2. BARRAGENS DE MADEIRA         11

4.       PROPRIEDADES         11 4.1.    BENEFÍCIOS         11

4.2.    MALEFÍCIOS         12

  1. INTRODUÇÃO[f]

     Os motivos para construções de barragens são fatores que podem favorecer no controle de cheias evitando temporariamente grandes volumes de águas em tempos de chuvas, evitando inundações; evitando e contendo rejeitos químicos de mineração para que não contaminem os mananciais; correção torrencial corrigindo o regime dos rios e diminuindo suas velocidades causadoras de erosões em encostas; armazenando e conservando as águas pluviais para distribuição em períodos de carência de chuvas; abastecimento doméstico, industrial e irrigação.  

     O fundamento para uma construção de barragens é criar um desnível hidráulico localizado ou apenas elevação do N.A, preferencialmente em trechos do rio com topografia favorável ao aproveitamento da queda natural de água.

      Fundamenta-se também na escolha do tipo de barragem materiais utilizados “solos e rochas” disponíveis ao balanceamento integrado favorável a “resistência estrutural” de toda obra.

     As barragens podem ter diversas finalidades, servindo para navegações, turismo, hidrelétricas, contenção de águas e controle de enchentes. Em todos estes casos, as tecnologias e conhecimentos para construção de barragens evoluíram e deram origem a dois grupos distintos: barragens convencionais, que são mais utilizadas e cujo mecanismo é objeto de pesquisas, e não convencionais, que inclui barragens que são pouco utilizadas.

Bibliografia pesquisada:  Geologia de Barragens, de Walter Duarte Costa, doutor em geotecnia pela USP.

  1. OBJETIVOS

Estudar barragens, seus tipos, funcionalidades, benefícios e malefícios.

No estudo, incluir questões ambientais como fauna, flora e layout do terreno e humanas como abastecimento de água, energia elétrica, geração de capital e outros recursos.

  1. TIPOS DE BARRAGENS

BARRAGENS CONVENCIONAIS

  1. BARRAGENS DE TERRA:

Esta é a mais comum no Brasil, por se ter vales muito largos e ombreiras suaves, necessitando de grandes extensões de crista, ao mesmo tempo em que se dispõe abundantemente de solo. Por não ser uma estrutura rígida estas barragens permitem ser assentes em fundações mais deformáveis, transmitindo esforços baixos para as fundações; elas são indicadas para fundação de qualquer tipo de solo ou rocha, em que a estrutura é fundamentalmente constituída por solo. Divide-se em dois tipos: homogênea, quando há predominância de um único material (embora possam ocorrer elementos como filtros, rip rap, etc.), e zonadas, nas quais são feitos zoneamentos de materiais terrosos em função das características de permeabilidade. [pic 1]

Imagem 1: Barragem de Terra - Youtube

Elementos estruturais:

- Crista: parte superior do aterro. Normalmente destinada ao tráfego de veículos;

- Borda livre (folga): distância vertical entre a crista e o nível de acumulação máximo. Tem o objetivo de segurança contra o transbordamento;

- Talude de montante: parte do maciço que está em contato com a água represada;

- Rip-rap: proteção do talude de montante contra a ação das ondas e intempéries;

- Talude de jusante: parte do maciço que não está em contato com a água represada;

- Proteção do talude de jusante: normalmente grama ou enrocamento. Deve ser utilizada para evitar erosão, causada pelas águas pluviais;

- Trincheira de vedação (cut-off): vala construída no eixo do maciço e preenchida com solo de baixa permeabilidade, devidamente compactado. Tem a finalidade de evitar o fluxo de água subterrâneo sobre a barragem;

- Filtro: constituído de areia ou material com granulometria adequada para evitar o carreamento de material granular do solo. Há o filtro vertical que tem a função de baixar a linha freática, encaminhando o fluxo para a base do aterro, evitando o seu aparecimento na face do talude de jusante e o horizontal que recebe o fluxo interrompido pelo filtro vertical e encaminha a água percolada para o dreno de pé;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com