TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Características do Corpo mineral

Por:   •  9/7/2018  •  Artigo  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3]

A partir dos dados de um corpo mineral abaixo descrito apresentar um relatório com as informações abaixo descritas:

Características do Corpo mineral proposto

1. Formato - Tabular. Espessura média 8 metros, comprimento 400 metros.

2. Atitude - o corpo se encontra mergulhando a 75º, quase vertical.

3. Encaixantes - quartzito duro, resistente.

4. Minério - Minério de zinco - (Esfalerita) com resistência mediana, dura e abrasiva.

A Esfalerita é um sulfeto de zinco, normalmente encontrado associado à galena, pirita e outros sulfatos. Pode também associar-se à calcita, dolomita e fluorita. Alguns espécimes podem ser fluorescentes em luz-ultravioleta. A Calamina é outro mineral de minério importante, é um composto misto de carbonato de zinco e silicato de zinco. Esses possuem aparência muito similar e só podem ser diferenciados por análise química. De acordo com a fonte do metal, o zinco pode ser classificado em zinco primário, que constitui de 80 a 85% da produção atual e tem como principal processo de produção o processo eletrolítico e zinco secundário, obtido através de sucatas e resíduos. Entre os metais não ferrosos, o consumo mundial de zinco somente é superado pelo consumo de alumínio e de cobre. A produção do zinco começa com a extração do mineral que pode ser realizada tanto a céu aberto como em jazidas subterrâneas.

Os minerais extraídos são triturados e, posteriormente, submetidos a flotação para a obtenção do mineral concentrado. Os minerais com altos teores de ferro são tratados por via seca. O concentrado é calcinado para oxidar o sulfeto em óxido. O óxido obtido é posteriormente reduzido pela adição de carbono resultando na obtenção do metal (o agente redutor na prática é o monóxido de carbono). Por vía úmida o minério é calcinado para a obtenção do óxido, posteriormente lixiviado com ácido sulfúrico diluído. A lixívia obtida é purificada para a separação dos diferentes componentes, principalmente o sulfato de zinco. O sulfato é submetido a um processo de eletrólise com ânodo de chumbo e cátodo de alumínio, sobre o qual se deposita o zinco. O zinco obtido é fundido e lingotado para sua comercialização.

No processo metalúrgico são obtidos diversos subprodutos como mercúrio, cádmio, ouro, prata, cobre e chumbo, a depender da composição dos minerais de minério. O dióxido de enxofre obtido na calcinação pode ser utilizado para a produção de ácido sulfúrico utilizado na lixiviação.

ESCOLHA DO METÓDO DE LAVRA

A forma, o tamanho e a posição espacial do depósito a ser explorada é um dos principais fatores a serem considerados na escolha dos métodos de lavra. Seu formato tabular com espessura de 8m e comprimento de 400m, com um mergulho verticalizado, fica claro a necessidade de realizar uma lavra subterrânea. Outro fator importante e imprescindível para a escolha dos métodos de lavra, são as rochas encaixantes pois quanto mais resistentes forem essas rochas, menos suportes artificiais serão utilizados, obtendo assim uma maior e mais rápida recuperação do minério. Analisando todas essas variáveis e o tipo de minério a ser extraído, optou-se pela lavra subterrânea de câmara e pilares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (377.6 Kb)   docx (258.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com