TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ferramentas da Qualidade

Por:   •  30/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade de Santo Amaro – Unisa

Pós Graduação em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

Atividade Avaliativa

Ferramentas da Qualidade

Tutor: Ricardo Jimenez Lopes

Nome do aluno: Rodrigo Gelanzauskas Gonzalez

Data: 06/09/2017

Resposta:

Modelo de Gestão de Qualidade.

        No cenário atual as organizações buscam a excelência juntamente com a competitividade, é essencial aperfeiçoarem seus processos para poderem reduzir custos, ampliando assim seus lucros e conseqüentemente a satisfação de seus clientes.Desta forma o planejamento estratégico é uma obrigação, e para executá-lo com eficácia e de forma contínua os gestores utilizam muito uma metodologia conhecida como ciclo PDCA.

        Estruturando a empresa de usinagem onde trabalho, na fase planejar - P. Pode -se  utilizar Ferramentas auxiliadoras como Diagrama de Ishkawa, Gráfico de Pareto, Brainstorming ou 5W2H que serão úteis nesta fase, dando  suporte à tomada de decisões. Se o planejamento for bem estruturado, melhores metas serão atingidas. A fase de planejamento é mais complexa exigindo mais esforços e quanto maior for o número de informações utilizadas, maior será a necessidade das ferramentas apropriadas para coletar, processar e dispor estas informações. Podemos aplicar no planejamento de uma nova peça de um novo cliente com o Diagrama de Ishkawa.

        Na fase executar – D.Executar, o plano de ação é colocado em prática segundo o que foi planejado, com atenção para que não haja nenhum tipo de desvio pelo meio do caminhopode utilizar um plano de Controle de Produção, é uma das principais ferramentas para se alcançar eficiência (realizar tarefas ao máximo usando o mínimo esforço possível) e eficácia (quanto mais a empresa alcança os objetivos, mais ela é eficaz) ao longo do tempo. Dessa forma, suas atividades devem estar em um plano de alto nível com a introdução de novos produtos e lucros.Na nova peça utilizaremos o plano de controle com toda a estrutura do planejamento feito na etapa anterior descriminando os pontos críticos com ênfase na perfeição.

Na fase verificar -C. Checar, podemos utilizar as Folhas de dados, CEP (Controle estatístico de processo) ou até mesmo Auditorias Internae Externacom o objetivo verificar os produtos durante seu processo de produção, pois caso apresente problemas, seu procedimento será interrompido para que as falhas sejam sanadas e o mesmo retorne a sua condição normal. No caso utilizaremos o CEP e verificar se todas as medições, operações e se houver, alterações no decorrer do processo.

Na fase agir -A.Podemos utilizar a ferramenta chamada MASP, é um processo de melhoria que apresenta 8 etapas, sendo que cada uma delas contribui para a identificação dos problemas e a elaboração de ações corretivas e preventivas para eliminá-los ou minimizá-los. 1-Problema: identificar o problema; 2-Observação: apreciar as características do problema; 3- Análise: determinar as causas principais; 4- Plano de ação: conceber um plano para eliminar as causas; 5-Ação: agir para eliminar as causas; 6- Verificação: confirmar a eficácia da ação; 7- Padronização: eliminar definitivamente as causas; 8-  Conclusão: recapturar as atividades desenvolvidas e planejar para o futuro. Caso ocorra na produção algum imprevisto que não foi planejado anteriormente, é aqui que vamos corrigir. Como por exemplo uma nova forma de fabricar o produto. Ex. mudança de ferramenta, operações, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (110.2 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com