TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ferramentas da qualidade

Por:   •  30/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

Pontifícia Universidade Católica do Paraná[pic 1]

ESCOLA POLITÉCNICA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E QUÍMICA

FERRAMENTAS DA QUALIDADE

CURITIBA

2018

FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Trabalho acadêmico apresentado na disciplina Gestão da Qualidade I do Curso de Graduação em Engenharia de Produção da Pontifícia Universidade Católica do Paraná como forma parcial de avaliação referente a 1a Parcial.

Curitiba, Maio de 2018


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  2. FERRAMENTA CINCO PORQUÊS        

2.1 EXEMPLO PRÁTICO        

3 FERRAMENTA HISTOGRAMA        

3.1 OBJETIVO DA APLICAÇÃO         

3.2 RELEVÂNCIA DA APLICAÇÃO PROPOSTA         

3.3 COMO A APLICAÇÃO FOI FEITA?        

3.4 RESULTADOS OBSERVADOS         

3.5 QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO USO DESTAS FERRAMENTAS PARA O CONTEXTO NA QUAL A MESMA FOI APLICADA?        

3.6 ANÁLISE CRÍTICA DOS RESULTADOS        

4 CONCLUSÃO         

REFERÊNCIAS         


1 INTRODUÇÃO

        O uso de ferramentas da qualidade é muito presente na atualidade devido ser um recurso que ajuda a identificar as falhas e encontrar oportunidades de melhorias nos processos das organizações (SANTOS; CAMARGO, 2016). Por ser abordado nos cursos de Engenharia, o presente trabalho tem como objetivo relacionar o conteúdo abordado em sala de aula com a aplicação das ferramentas de qualidade no cotidiano.

Dessa maneira serão explicadas de forma mais detalhada o uso das ferramentas Cinco Porquês e Histograma, bem como apresentar exemplos práticos do dia-a-dia.

  1. FERRAMENTA CINCO PORQUÊS

Os Cinco Porquês é umas das ferramentas da produtividade desenvolvida por Taiichi Ohno, pai do Sistema de Produção Toyota. Seu principal objetivo é chegar a causa raiz de um problema utilizando a pergunta por que 5 vezes.

A aplicação da ferramenta começa com a identificação do problema e em seguida a pergunta do primeiro “por quê?”. É aconselhável que essa ferramenta seja aplicada em grupo, justamente pela maior diversidade de ideias que as pessoas envolvidas podem trazer. Isso também assegura que vários caminhos sejam abertos e que inclusive se possam achar mais causas raízes que poderiam ter sido ignoradas. A prática da ferramenta prossegue com o decorrente uso de “porquês” até se chegar à causa raiz. Não existe uma regra quanto ao número de porquês que se deve usar, no entanto Ohno afirma que normalmente 5 porquês são suficientes.

Os 5 porquês também são usados como parte de um diagrama de causa e feito explorando assim todas as possíveis causas do problema. Os 5 porquês é uma ferramenta bem prática e com uma grande gama de aplicações sendo coisas do cotidiano até coisas mais complexas. Há cuidados que se devem tomar com loops e armadilha também como focar só em uma causa específica. Há vários fatores que influenciam em um processo e se os 5 porquês forem usados da forma correta pode ser uma ferramenta muito eficaz.

  1. EXEMPLO PRÁTICO 

BRENO



3 FERRAMENTA HISTOGRAMA

Histograma é um gráfico de barras onde o eixo horizontal (x) está dividido em pequenos intervalos sendo representado por algumas variáveis de interesse, cada intervalo possui uma barra vertical no eixo (y) sendo representada pelo número de observações (WERKEMA, 2006).

Para elaborar o histograma é necessário seguir alguns passos, conforme os itens a seguir (QUALIDADE BRASIL, 2012):

  1. Decisão da medição do processo - os dados devem ser coletados continuamente e poderão ter variações. Ex: tempo, massa, velocidade;
  2. Coleta de dados - para calcular média, padrão, variação e forma faz-se necessário ter ao menos cem dados de coleta;
  3. Demonstração - demonstração dos dados através de tabelas.

Histograma é utilizado quando é necessário saber a frequência com que um determinado comportamento ou falha se repete, utilizado geralmente quando a quantidade de dados é grande (LÉLIS, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (358.9 Kb)   docx (269.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com