TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ferramentas da qualidade e a gestão de resíduos

Por:   •  10/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.906 Palavras (12 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 12

Faculdade Pitágoras – Campos Horto, Ipatinga

AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE E A REDUÇÃO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Thaynara Souza Andrade

Thaynarasouza17@hotmail.com

Denys Pain Aline Batista

Geraldo Anselmo Rafaela Martins Pâmela Naiara

Resumo

A construção civil é responsável por gerar, só no Brasil, cerca de 84 milhões de metros cúbicos de resíduos. Não obstante, apenas cerca de 20,2% dessa massa é reaproveitada ou descartada corretamente. Essa realidade aponta claramente as falhas ainda presentes no método de gerenciamento das empresas e construtoras envolvidas e nos confronta, enquanto profissionais da área, a redefinir a maneira de administrar e controlar os recursos utilizados.

Esse trabalho tem objetivo de apresentar o conceito de Qualidade e algumas de suas metodologias capazes de auxiliar na gestão e utilização dos recursos dentro dos canteiros de obras.

Através de um estudo quantitativo do uso dessas ferramentas, é possível observar a enorme contribuição das mesmas em otimizar e aperfeiçoar os processos de produção até a entrega final do serviço ou produto. Sendo assim, elas se caracterizam, sem dúvida, como um método muito eficaz capaz de modificar esse cenário de desperdícios e degradação no qual o setor de construção está inserido.

Palavras-chave: Gestão de Resíduos, Construção Civil, Ferramentas da Qualidade.

Abstract

Civil construction is responsible for generating, in Brazil alone, about 84 million cubic meters of waste. Nevertheless, only about 20.2% of this mass is reused or discarded correctly. This reality clearly points to the failures still present in the method of management of the companies and construction companies involved and confronts us, as professionals in the field, to redefine the


way to manage and control the resources used. This work aims to present the concept of Quality and some of its methodologies capable of assisting in the management and use of resources within the construction sites. Through a quantitative study of the use of these tools, it is possible to observe their enormous contribution in optimizing and perfecting the production processes until the final delivery of the service or product. As such, they are undoubtedly characterized as a very effective method capable of modifying this scenario of waste and degradation in which the construction sector is inserted.

Key words: Waste Management, Civil Construction, Quality Tools.

  1. Objetivo geral

O objetivo geral do presente trabalho é dissertar sobre a realidade da geração de resíduos no setor da construção civil e mostrar como as fermentas da qualidade podem contribuir para diminuir ou até mesmo acabar com essa mazela que infelizmente permeia este setor. Sendo assim, é importante abordar o fato de que uma gestão voltada para essa temática é muito necessária e serve como parâmetro par medir realmente a capacidade das empresas em administrar não só seus cronogramas, mas também seus recursos.

  1. Objetivo específico

Um engenheiro é, sobretudo, alguém capaz de olhar a sua volta e propor soluções para os problemas que se encontram diante dele. Sendo assim, o objetivo específico é apresentar ao leitor não só as propostas, mas também os métodos para introdução e aprimoramento do uso das ferramentas de qualidade no gerenciamento dos resíduos resultante do contínuo processo de construção civil.

  1. Introdução

Entre os diversos tipos de setores de produção, nenhum outro movimenta tanto a economia do país quanto o de construção civil. Segundo uma pesquisa feita pela emissora Globo, só no Brasil são arrecadados anualmente 1,1 trilhão de reais correspondentes a 6,2% do PIB nacional.


Por outro lado, esse também é o setor que mais gera resíduos e degrada o meio ambiente.

A Resolução Conama no 307/2002 propõe a seguinte definição para RCC em seu Artigo 2º: “resíduos da construção civil: são os provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica etc., comumente chamados de entulhos de obras, caliça ou metralha (Brasil, 2002, Artigo 2o, inciso I)”.

A geração excessiva de resíduos, além de acarretar em prejuízos para os negócios, compromete o meio ambiente e pode dificultar até mesmo a mobilidade urbana. Muitas vezes esses materiais não recebem sequer um descarte correto, transformando-se em verdadeiros entulhos pelas ruas das cidades.

[pic 1]

Foto 01 – Resíduos com descarte incorreto, Porto Alegre.

Esse cenário, no entanto, tem sua origem muito antes da fase da execução dos projetos, é ainda na concepção e gerenciamento que essa situação precisa ser prevista e analisa sistematicamente. A geração de resíduos é inevitavelmente necessária em algumas situações, mas a produção excessiva desse material é, no entanto, consequência de uma gestão ineficaz e incapaz de abranger o


projeto levando em consideração todos os seus aspectos. Essa condição, por sua vez, aponta para a urgente necessidade da implementação de métodos e ferramentas da qualidade que possam auxiliar na administração desde a aquisição até o uso dos materiais cotados em um canteiro de obras.

A norma brasileira ABNT NBR ISO 9000, define qualidade como: “Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos”.

A partir dessa afirmação podemos concluir que a qualidade é um padrão sob o qual os processos e produtos podem ser mensurados e avaliados e que para tanto, é necessário a aplicação de conceitos e técnicas que podem trazer melhorias para que o produto final seja concebido de forma que satisfaça o cliente e seja o mais econômico possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (395.5 Kb)   docx (204.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com