TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Materiais da Construção

Por:   •  6/8/2020  •  Artigo  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Federal do Ceará

Departamento de Estruturas e Engenharia Civil

Materiais de Construção Civil I

Nome:  Daniel Martins Carneiro

Matrícula: 499826

Nome:  Mateus Moreira Bezerra

Matrícula: 493434

Professor: Lucas Feitosa de Albuquerque Lima Babadopulos

Turma: T03C

Prática: Determinação do teor de água para consistência normal e tempo de pega do gesso

Data:  07/05 /2020

Introdução: 

  Para se obter o melhor desempenho na construção civil, é de suma importância conhecer as propriedades e o comportamento dos materiais envolvidos. O gesso, material amplamente usado, possui características que podem influenciar na qualidade final da obra, entre elas, o tempo de pega. Com base nesse experimento, é possível observar como o gesso vai perdendo trabalhabilidade com o passar do tempo, até enrijecer.

Objetivos: 

Determinar, experimentalmente, de acordo com a NBR 12128:2019, a relação água/gesso da consistência normal, o tempo de início e de fim de pega do gesso.

Procedimento Prático:

Para a determinação da consistência normal, é preparada uma solução de citrato de sódio 20g/L (20g de citrato de sódio +1L de água destilada). Em seguida, retira-se 10mL dessa solução e mistura com 140mL de água destilada.

Posteriormente é pesada uma certa massa de amostra e polvilhada durante um minuto sobre a água com retardador. Após isso, unta-se o molde e a pasta é transferida para o molde, evitando bolhas e rasando o topo.

Para medir, inicia-se umedecendo a sonda e baixando até o a superfície da pasta, anotando o valor da posição inicial. Feito isso, a sonda é liberada para penetrar na amostra. Quando a sonda parar de descer, anota-se o valor da posição final. Se a sonda penetrar entre 28 e 32mm, a consistência está normal e a razão água/gesso pode ser calculada com os valores iniciais.

Para a determinação do tempo de pega, pega-se uma amostra de gesso de consistência normal (sem água com retardador) e ajusta o Aparelho de Vicat, de forma que a posição inicial seja o a base do molde do gesso. A partir do momento em que a água entra em contato com o gesso, o cronometro é ativado.  Após isso, coloca a agulha para descer, penetrando a amostra, observando quando a agulha fica a 1mm da base, determinando, assim, o tempo inicial de pega. Após cada penetração, retirar a agulha, limpa e ajusta o molde para que possa ser feita outra medição, de modo que o local da nova medição fique entre 5mm e 10mm da antiga.

O final da pega é determinado quando a agulha não conseguir penetrar na amostra, anotando-se esse tempo.

 Resultados e Discussão:

          Realizando o ensaio em um molde tronco-cônico onde a penetração máxima é de 40mm , a massa de gesso adicionada a água ,a qual a sonda penetrou 31mm (valor entre 28 e 32mm), foi de 325g. Considerando a massa inicial da água com retardador (150g) , a relação água/gesso encontrada para a consistência normal (fluidez da pasta de gesso adequada) foi de 0.46. Nas determinações dos tempos de pega, o tempo de início de pega (que representa o início do enrijecimento da mistura.) foi de 8 minutos e o tempo de fim de pega (fim do enrijecimento e início do ganho de resistência mecânica) foi de 36 minutos.

       

 Conclusão:

Portanto, as determinações de penetração da agulha de Vicat, no ensaio de tempo de pega, apresentaram   variação inferior a 5% , dando credibilidade ao ensaio e aos tempos encontrados. O tempo de início de pega encontrado foi de 8 minutos e de fim de pega foi de 36 minutos. Além disso, a relação água/gesso encontrada no ensaio para a consistência normal, foi de 0.46 , podendo usá-lo em cerâmicas, azulejos, granitos, mármores e pedras decorativas.  Atingindo, assim, os objetivos estabelecidos.

Bibliografia

ASSOCIAÇAO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NBR 12128:Gesso para a construção civil-Determinação das propriedades físicas da pasta de gesso . Rio de Janeiro, 2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com