TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Materiais de Construção

Por:   •  14/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 6

FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA[pic 1][pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

RELATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I

LUAN UILHAN ROCHA PAULINO   - 201820546

               MATHEUS DE SOUZA LEME          - 201910694

               SAULLO MENEZES                         - 201910935

               GUILHERME GRIPP                        - 201820499

               DIANA MORAIS                                -201720470

PROF.o ROGÉRIO NOGUEIRA

VOLTA REDONDA

2020/NOVEMBRO

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  2. METODOLOGIA
  1. MATERIAIS UTILIZADOS
  2. EXECUÇÃO DO PROCEDIMENTO
  1. RESULTADOS
  2. CONCLUSÃO
  3. REFERENCIA BIBLIOGRAFICA
  1. INTRODUÇÃO

        Tempo inicial e final de pega são utilizados para auxiliar na determinaçãoda resistência apresentada pelo material utilizado, sendo ele em questão o cimento.

        Na prática, os tempos de pega referem-se às etapas do processo de endurecimento, solidificação ou enrijecimento do cimento e, em consequência, do concreto. Também são utilizados os termos perda de plasticidade, perda de trabalhabilidade ou ainda cristalização para o entendimento destes tempos. 

        O tempo de início de pega é mais fácil de ser entendido. O cimento necessita de água para formar um processo cristalino que conduz a sua solidificação. Usamos o termo hidratação para designar as reações deste processo. Porém, os compostos que formam o cimento (aluminatos e silicatos na maioria) não reagem com a mesma velocidade, ou melhor, não se hidratam ao mesmo tempo. As reações com aluminatos ocorrem primeiro e são as responsáveis pela perda da consistência e pela pega. Já as reações com os silicatos respondem pelo endurecimento e ganho de resistência mecânica posteriormente.

Portanto, o momento de início da cristalização ou do endurecimento é chamado de tempo de inicio de pega. No concreto, este tempo determina o período útil que temos para terminar o processo de aplicação, ou seja, compreende desde a mistura dos materiais – contato da água com o cimento – até o seu adensamento e acabamento final.

Já o tempo final de pega é caracterizado como momento final do enrijecimento do concreto ou o inicio do ganho da resistência mecânica.

Os tempos de pega contam hoje com diversos aditivos que aceleram ou retardam estes tempos, sem prejuízo para o desenvolvimento das outras características do concreto, como as resistências. Em determinadas situações de concretagem as alterações destes tempos são muito úteis e até necessárias, como no transporte do concreto em longas distâncias ou regiões de tráfego complicado.

         A norma destinada a esse tipo de processo é a NBR 16.607/17, e ela tem por objetivo a determinação do tempo de pega do cimento.


  1. METODOLOGIA
  1. Materiais Utilizados
  • Aparelho de Vicat – agulha de Vicat;
  • Molde padrão para verificar otempo de pega;
  • Placa de vidro;

[pic 3]

Figura 1

Fonte: DIDATICASP,2020.

  • Recipiente de Porcelana

[pic 4]

Figura 2

Fonte: Ebah, 2020.

  • Espátula

[pic 5]

Figura 3

Fonte: Ebah, 2020.

  • Água

[pic 6]

Figura 4

Fonte: Didática SP, 2020.

  • Cimento tipo 3

[pic 7]

Figura 5

Fonte: Betomax, 2020.

  1. Execução do Procedimento

Inicialmente uma quantidade considerável da mistura cimento + água foi preparada, a fim de se criar uma pasta para preenchimento do molde. Em um teste oficial, geralmente faz-se o uso de uma mistura já pré-determinada. Nesse experimento, foi feita a utilização de uma mistura jádefinida, o cimento tipo 3.

Preencheu-se o molde por completo até sua borda, visando à eliminação de todos os vazios nele existentes. Amistura da pasta utilizada, devia apresentar-se o mais homogênea possível.

O molde foi colocado no aparelho de Vicat e logo após seu posicionamento sobre a placa de vidro, e foi preenchido até a borda com a mistura.  A agulha presente no aparelho foi alinhada a superfície o molde. Utilizou-se a espátula como auxílio no alinhamento.

Posicionou-se a agulha no centro do molde, já que o centro tende a ser o ponto mais desfavorável, devido a distância existente entre os extremos. A tensão superficial aumenta quando se tem uma área menor.

O aparelho foi zerado de acordo com o posicionamento da agulha e a mesma foi solta sobre o molde preenchido, para que o comportamento da mistura fosse analisado em relação a penetração desse corpo. A agulha percorre um trecho maior no interior do molde, chegando ao fundo em contato com a placa de vidro.

Retorna-se o aparelho a posição inicial, mas previamente foi aguardado um tempo de 30segundos paraque o molde conseguisse retornar a suas características primitivas.

O processo pode ser repetido até que a agulha não consiga encostar no fundo do molde, porém, devido ao pouco espaço de tempo detido, o processo foi realizado apenas uma vez com a agulha nessa posição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (188 Kb)   docx (470.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com