TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Medidas de Controle para uma Obra

Por:   •  8/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 6

Programa de Pós-graduação – Wpós - UCAM

Curso: Engenharia de Segurança do Trabalho

Disciplina: Documentação para Engenharia de Segurança do Trabalho

Aluno (Nome completo): Alessandra Morais Donato

Atividade: Atividade 3

RESPOSTA: Os itens abaixo respondi através de pesquisas de acordo com o comando da atividade. Já a obra que posso comprovar que fui é a do meu próprio trabalho na área da mineração, pois sou Engenheira de Minas.

Laje do 10º andar sendo concretada

Profissionais envolvidos

Servente de pedreiro, Pedreiro, Mestre de Obras, Encarregado de Obra, Eletricista de manutenção, Encarregado de carpintaria, Operador de caminhão betoneira, Operador de bomba lança, Operador de elevador de cargas (guincheiro), Operador de elevador de pessoal, Engenheiro de Segurança, Técnico de Segurança, Engenheiro Civil e Técnico em edificações.

Atividades Desempenhadas

Concretagem da laje do 10° andar.

Riscos

Queda de materiais, ferramentas e pessoas, queda de mesmo nível, queda de nível diferente, choque elétrico pelo uso de vibrador, contato químico (cimento/concreto), ruptura da canalização ou emendas da concretagem, vibração (uso de vibrador), Ruído (vibrador).

Medidas Coletivas

Atender aos requisitos da NR 35 e NR 18 (18.13- Medidas de Proteção Conta Quedas de Altura e seus subitens); Inspecionar antes e durante a concretagem toda parte de fôrmas, escoramento, tubulações, e emendas, como também peças e máquinas do sistema transportador de concreto, Inspecionar toda parte elétrica/aterramento - iluminação caso a concretagem se estenda pela noite e dos equipamentos a serem utilizados; Inspeção e Isolamento correto dos equipamentos; utilizar cabos guias resistentes; Instalar sistema de guarda-corpo e rodapé (rampas, escadas, passarelas e periferia); Isolar áreas de risco; Fechamento de aberturas com provisório resistente (laje, shafts, escadas e caixas de elevadores); Plataforma secundária de proteção, Tela de proteção; Inspecionar conexões dos dutos transportadores de concreto devem possuir dispositivos de segurança para impedir a separação das partes, quando o sistema estiver sob pressão; Manter somente equipe necessária para execução da tarefa no local; Organização e limpeza de toda área; Extintor de incêndio no local da atividade.

Medidas Individuais

Uso de EPI’s (cinto de segurança tipo paraquedista, capacete com jugular, óculos de segurança, avental para manuseio de cimento, luvas impermeáveis, respirador facial, protetor auricular tipo abafador, camisa manga longa r e f l e t i v a , c a l ç a r e f l e t i v a , b o t a d e borracha),observar e respeitar as sinalizações.

Sinalização

Placas de segurança alertando quanto à execução de trabalho em altura com risco de queda de materiais e/ou pessoas. Realização de isolamento do local imediatamente abaixo onde a concretagem estiver sendo executada (incluindo o perímetro onde estiver posicionado o caminhão betoneira e a bomba lança); Fitas zebradas; Tela tipo cerquite; Orientação e supervisão na execução das atividades e uso de EPI; Sinalização do local de saída em caso de emergência.

Treinamento

Os trabalhadores devem receber treinamentos conforme a NR 18, visando garantir a execução de suas atividades com segurança; NR 35 - Trabalho em altura; De extintor de incêndio; Programa de Controle Auditivo (PCA). profissional treinado para utilizar o vibrador;

Retirada do escoramento da laje do 8º

Profissionais envolvidos

Ajudante de carpinteiro, servente, Encarregado de carpintaria, Mestre de Obras, Engenheiro civil, Técnico de Edificação, Engenheiro de segurança, Técnico de segurança.

Atividades Desempenhadas

Retirada do escoramento da laje do 8º andar.

Riscos

Queda de materiais e/ ou ferramentas, quedas de pessoas em mesmo nível e em níveis diferentes, projeção de partículas, prensagem; contato com material perfuro-cortante, esforço excesso/ postura.

Medidas Coletivas

Atender aos requisitos da NR 35 e NR 18 (18.9.4); Confirmar se o concreto atingiu a resistência necessária para garantir a retirada do escoramento; Orientação e supervisão para definir a sequência correta de retirada do escoramento; Fechamento de aberturas com provisório resistente (laje, shafts, escadas e caixas de elevadores); Tela de proteção; Instalar sistema de guarda-corpo e rodapé (rampas, escadas, passarelas e periferia); confecção de plataformas de proteção sob área de forma e desforma; Isolamento da área sob os trabalhos; Amarração de madeiras, painéis e periféricos; Proteção dos sarilhos; Organização do material desformado (empilhamentos seguros com os pregos rebatidos); Limpeza da laje; Orientação e supervisão no transporte e manuseio dos materiais; Extintor de incêndio no local da atividade.

Medidas Individuais

Orientação e supervisão na execução das atividades e uso de EPI (luva do tipo tricotado pigmentado para carpinteiro, óculos de segurança, bota de couro com solado antiderrapante, capacete de segurança, cinto de segurança tipo paraquedista; cinto de segurança tipo carpinteiro, camisa manga longa refletiva, calça refletiva, avental de raspa, observar e respeitar as sinalizações).

Sinalização

Sinalização no entorno da área de trabalho; Fitas zebradas; Sinalização de segurança e placas de uso obrigatório de EPI’s; Sinalização do local de saída em caso de emergência.

Treinamento

Os trabalhadores devem receber treinamentos conforme a NR 18, visando garantir a execução de suas atividades com segurança; NR 35 - Trabalho em altura; de extintor de incêndio; Profissional treinado e capacitado para utilizar o equipamentos e ferramentas e trabalhar postura.

Alvenaria interna e externa finalizada até o 4º pavimento

Profissionais envolvidos

Servente de pedreiro, Pedreiro, Mestre de Obras, Engenheiro de segurança, Técnico de Segurança, Engenheiro Civil, Técnico em edificações.

Atividades Desempenhadas

Realização de chapisco, reboco/emboço

Riscos

Na área interna: queda de mesmo nível, queda de nível diferente, queda de materiais. Na área externa: queda de nível diferente, queda de materiais, eletrocussão decorrente de contato acidental de tubo de andaime com a rede elétrica energizada, transporte de materiais, contato com cimento.

Medidas Coletivas

Atender aos requisitos da NR 35 e NR 18 ( Nos itens:18.15.19 ao 18.15.25 atendendo aos requisitos para Andaime fachadeiro, seguir orientação e supervisão na montagem dos andaimes) ; Fechamento de aberturas com provisório resistente (laje, shafts, escadas e caixas de elevadores); Inspeção na montagem do andaime para acesso aos trabalhos em altura, utilizar cabos guias resistentes; Profissional treinado para montagem de andaime; Tela de proteção; Instalar sistema de guarda-corpo e rodapé (rampas, escadas, passarelas); Isolamento da área de trabalho; seguir orientação do responsável para transporte e armazenamento de materiais no local; Limpeza do pavimento; supervisão dos trabalhadores e treinamentos; Extintor de incêndio no local da atividade.

Medidas Individuais

Uso de EPI’s (Capacete de segurança, botina de couro, óculos de segurança, cinto tipo paraquedista (quando necessário), luva de impermeável/PVC, avental impermeável, camisa manga longa refletiva, calça refletiva, observar e respeitar as sinalizações).

Sinalização

Adoção de placas do tipo: atenção homens trabalhando acima, placas de andaime liberado e não liberado, isolamento com tela tipo cerquite no perímetro onde o andaime está montado; Sinalização no entorno da área de trabalho; Sinalização de segurança e placas de uso obrigatório de EPI’s Sinalização do local de saída em caso de emergência.

Alvenaria interna e externa sendo executada no 5º e 6º

Profissionais envolvidos

Servente de pedreiro, Pedreiro, Mestre de Obras, Engenheiro de segurança, Técnico de Segurança, Engenheiro Civil, Técnico em edificações.

Atividades Desempenhadas

Riscos

Medidas Coletivas

Medidas Individuais

Sinalização

Serviços de contra-piso e revestimento interno sendo executada do 1º ao 4º

Profissionais envolvidos

Servente de pedreiro, Pedreiro, Mestre de Obras, Engenheiro de segurança, Técnico de Segurança, Engenheiro Civil, Técnico em edificações.

Atividades Desempenhadas

Alvenaria interna e externa no 5º e 6º andares

Riscos

Queda de pessoas, queda de materiais já colocados ou em fase de colocação, devido ao desprendimento destes, Queda de nível diferente envolvendo pessoas; transporte de materiais, contato com cimento.

Medidas Coletivas

Atender aos requisitos da NR 35 e NR 18 (Atender aos requisitos de Andaimes); Fechamento de aberturas com provisório resistente (laje, shafts, escadas e caixas de elevadores); Garantir a estabilidade das paredes ou fechamentos por meio de ancoragem e evitar os trabalhos de assentamento de alvenaria externa em dias de muita chuva; Inspeção na montagem do andaime para acesso aos trabalhos em altura; A estrutura dos andaimes deve ser fixada à construção por meio de amarração, de modo a resistir aos esforços a que estará sujeita, utilizar cabos guias resistentes; Profissional treinado para montagem de andaime; Tela de proteção; Instalar sistema de guarda-corpo e rodapé (rampas, escadas, passarelas e periferia); Isolamento da área de trabalho; Seguir orientação do responsável para transporte de materiais, armazenar os blocos de alvenaria afastadas no mínimo 1,5 m da abertura de piso e periferia de lajes, bem como das ferramentas utilizadas no processo; Limpeza da l a j e ; s u p e r v i s ã o d o s t r a b a l h a d o r e s e treinamentos; Extintor de incêndio no local da atividade.

Medidas Individuais

Uso de EPI’s ( Capacete de segurança, botina de couro, óculos de segurança, cinto tipo paraquedista (quando necessário), luva impermeável/PVC, avental impermeável, camisa manga longa refletiva, calça refletiva, observar e respeitar as sinalizações).

Sinalização

Adoção de placas do tipo: atenção homens trabalhando acima, placas de andaime liberado e não liberado, isolamento com tela tipo cerquite no perímetro onde o andaime está montado, Sinalização de segurança e placas de uso obrigatório de EPI’s Sinalização do local de saída em caso de emergência.


A imagem abaixo ilustra Medidas de Controle Importantíssimas para a Obra e para o Meio Ambiente.


OBRA VISITADA:[pic 1]

[pic 2]

Funcionários usando os calçados necessários para o local das atividades, protetores para o sol e roupas apropriadas. Já relacionado ao meio ambiente, um dos pontos que posso destacar é a utilização de aspersores de água para mitigar a poeira no local das atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (296 Kb)   docx (178.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com