TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Principais características de um CLP

Por:   •  31/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

Lista III

1. Entre as principais características de um CLP estão: Alta confiabilidade; Capacidade de Programação; Imunidade a ruídos e interferências; Isolação elétrica de entradas e saídas; Detecção de falhas e Auto diagnose; Modularidade e expansão de E/S; Operação em condições ambientais severas; Capacidade de execução em Tempo-Real; e Segurança intrínseca (Atmosfera explosiva).

2. A arquitetura do CLP pode ser dividida em 5 partes: Fonte de Alimentação; Unidade de Entrada (Analógica e/ou Digitais); Unidade de Saída (Analógica e/ou Digitais); Unidade Central de Processamento (CPU); e Comunicação.

3. Os módulos de entrada e saída são utilizados para aplicações em que o drive é utilizado como o controlador de automação. Estes módulos estão conectados com o barramento do sistema e são as interfaces com o mundo externo. Sua função principal é permitir a comunicação entre o periférico que ele controla e o barramento.

4. É a Unidade Central de Processamento (CPU) que executa a lógica de controle, mas para isto ela utiliza quatro tipos de memória: Memória de E/S, Memória do Programa Monitor, Memória do Programa de Usuário e Memória de Dados.

5. Tipos de memórias utilizadas no CLP são: RAM, ROM, EEPROM, e Flash EEPROM.

RAM – Random Acess Memory – é um tipo de memória volátil, ou seja, perde os dados com a falta de alimentação. Sua principal característica reside no fato de que os dados podem ser gravados e alterados rapidamente e facilmente. No CLP, acompanhada de uma bateria ou um capacitor, é utilizada para armazenar dados temporariamente. 

ROM – Read Only Memory – são memórias especialmente projetadas para manter armazenadas informações, que, sob hipótese alguma, poderão ser alteradas. Desta forma, é uma memória somente para leitura e seus dados não se perdem caso ocorra falta de energia. Nesse elemento são armazenados os dados do programa de controle do funcionamento do CLP, gravados pelo fabricante. 

EEPROM – Erasable Electrical Programable Read Only Memory – são dispositivos de memória que, apesar de não voláteis, oferecem a mesma flexibilidade de reprogramação existente nas RAM. Elas apresentam duas limitações: O processo de regravação de seus dados que só pode ser efetuado após a limpeza da célula. A vida útil de uma EEPROM é limitada pelo número de reprogramações (da ordem de dez mil operações limpeza/escrita). 

Flash EEPROM: é uma memória do tipo EEPROM que permite que múltiplos endereços sejam apagados ou escritos numa só operação. Dessa forma, agravação é mais rápida que a EEPROM. Apesar de possuir uma vida útil menor que a EEPROM (mínimo de 10.000 operações de limpeza/escrita), tem substituído gradualmente esta última.

8. Todas as tarefas realizadas pelo processador são executadas de forma sequencial e cíclica enquanto estiver alimentado com tensão. Cada ciclo é denominado de Varredura ou Scan. Auto-diagnóstico, leitura do registro de entradas, leitura e execução do programa, atender as comunicações e atualização do registro de saídas, são passos dessa sequência. Os fabricantes em geral dão o tempo de varredura para executar 1024 (1K) instruções de lógica booleana. Todavia, pelo fato das várias instruções a serem utilizadas no ensaio não estarem normalizadas, esse dado não é suficiente para se comparar os vários tipos de CLP.

9. Um módulo discreto de entrada, pode ser definido como um módulo de entrada digital. É o tipo mais tradicional, possui por característica permitir o uso de apenas dois tipos de estados, como por exemplo, ligado/desligado, aberto/fechado e presente/ausente.

Além disso, as entradas baseadas em transistores podem ser classificadas como consumidoras ou fornecedoras e são utilizadas para pequenas cargas em corrente contínua e que necessitem serem chaveadas com certa frequência.

Exemplos de módulos discretos de entrada: Chaves seletoras; Sensores indutivos; Sensores capacitivos; chaves de nível; contatos de relés; chaves de fim de curso e chaves de proximidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com