TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões de Metrologia

Por:   •  30/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 5

-Defina os termos: Confiabilidade, Falha e condições normais de operação;

CONFIABILIDADE: É a capacidade de um produto, peça ou sistema de executar sua função esperada sob um dado conjunto de condições.

FALHA: Situação na qual um produto, peça ou sistema não executa sua função como esperado

CONDIÇÕES NORMAIS DE OPERAÇÃO: Conjunto de condições sob as quais a confiabilidade de um item é especificada

-Descreva porque as coisas falham, destacando os envolvidos.

Falhas que têm sua fonte dentro da produção, é pq seu projeto foi mal feito ou suas instalações ou pessoal não fazem as coisas como deveriam;

Falhas causadas por falhas de material ou informação (fornecedores);

Falhas que são causadas por ações de clientes

-Quais são as 3 formas principais de se medir falhas?

Taxa de falhas/ Confiabilidade/ Disponibilidade

-Descreva alguns dos fatores a serem considerados na definição da confiabilidade;

1) Quantificação da confiabilidade em termos de probabilidade;

2) Especificações do produto em detalhes. Se condições de operação não forem as especificadas, a confiabilidade fica alterada.

3) O tempo de uso de um produto reduz sua confiabilidade, pois quanto mais tempo funcionando maior chance de falhas.

4) Condições ambientais: Se limites para umidade, vibrações, temperauras, impurezas, luz, choques não forem observados, a confiabilidade pode ficar comprometida.

-Explique por que um produto ou sistema pode ter uma baixa confiabilidade global, embora cada um dos seus componentes tenha, individualmente, uma confiabilidade relativamente alta;

Pois talvez o produto, juntamente com seus componentes, não tenha sido feito exatamente para aquele tipo de aplicação, ou seja, cada componente pode exercer um bom funcionamento individualmente, porém ele como um todo não tenha sido construído de forma correta para aquela tarefa. Quando falamos de confiabilidade falamos sobre um sistema exercendo sua função sem falhas e por um período de tempo garantido. De nada adianta peças trabalharem bem individualmente enquanto o procedimento em geral se faz necessário com o trabalho de todas juntas

-O que é redundância, e como se pode melhorar o projeto de um produto por meio dela;

Redundância significa duplicar ou triplicar sistemas, afim de garantir a disponibilidade e confiabilidade de certo equipamento ou projeto. Com essa aplicação aumentamos a vida útil e diminuímos o percentual de falhas do projeto.

-Comente seu conhecimento sobre a “curva da banheira”, descrevendo as suas partes constituintes ao longo do tempo;

A Curva da Banheira é um gráfico que demonstra o comportamento de uma máquina em relação à taxa de falhas no decorrer do tempo. Ela possui 3 fases. A primeira é uma taxa de falhas decrescente, conhecida como “mortalidade infantil” ou “falhas iniciais” (ocorre no inicio de vida útil dos equipamentos por conta de problemas de fabricação, erros no projeto, montagens incorretas, etc.). Ao longo do tempo essas falhas são corrigidas e os equipamentos entram em um nível de estabilidade (apenas com falhas aleatórias) essa segunda fase é chamada de “fase adulta”. Depois dessa fase, por conta das condições de uso em que o equipamento se encontra, o mesmo passa a apresentar um aumento considerável na proporção de erros. Essa ultima é a “fase do desgaste”;

-Para operações de serviços, os conceitos da curva da banheira descritos para bens físicos continuam válidos? Comente sobre as diferenças;

Não, pois a curva da banheira só é aplicada em máquinas, com equipamentos que possuem taxa de falhas no inicio de vida útil dos equipamentos (por conta de problemas de fabricação, erros no projeto, montagens incorretas, etc) e no final por conta do desgaste do tempo. Um serviço, quando bem planejado, segue uma taxa contínua de bomfuncionamento, sem falhas ao longo do tempo, pois não depende de componentes mecânicos para funcionarem.

-Descreva algumas das aplicações da confiabilidade de seu conhecimento;

· Controle de qualidade: Uma indústria de grande porte precisa de um bom planejamento de qualidade, para controlar o número de peças que são construídas em um determinado período de tempo, para que não prejudique o lucro. Para isso é necessário ter controle de taxa de falhas dos equipamentos, problemas de montagens de peças, etc.

· Sistemas aeroviários: É necessário se ter um índice de confiabilidade extremamente alto nessa área, pois se algo sair errado vidas humanas estarão em jogo. A redundância é obrigatóriamente necessária nesse caso, para dobrar ou até triplicar a segurança do sistema.

· Sistemas Computacionais: Apesar de não haver vidas humanas envolvidas, aqui também é necessário a redundância, pois se algo falhar, pode comprometer um sistema inteiro ligado em conjunto, além de projetos inteiros e dados importantes serem perdidos.

OS DEMAIS SAO: sistemas eletro-energéticos, sistemas de telecomunicações, entrais nucleares, sistemas mecânicos, sistemas industriais, sistemas de defesa.

-Defina e comente alguns dos fatores que podem afetar a confiabilidade;

PROJETOS: -Redução da complexidade; -Redundância; -Eliminação dos fatores de tensão; -Teste de qualiicação e revisão de projeto; -Análise de falhas; PRODUÇÃO: -Controle de materiais; -Controle de métodos de trabalho. USO: -Instruções adequadas de uso; -Análise de falhas; -Estratégias de reposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com