TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões sobre materiais de construção I

Por:   •  15/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Lucas Assunção Maciel

Engenharia Civil

2° semestre

Questões da Resenha 1

1º) Quais são os materiais mais “importantes” para o engenheiro? Defina e classifique esses materiais.

R= Os materiais sólidos, metais, polímeros e cerâmicos. Sendo eles: Os metais são elementos de características próprias quanto a forjabilidade, brilho, opacidade, condutibilidade etc. São bons condutores elétricos, é uma das propriedades mais importantes na construção.

Polímeros ou orgânicos, os polímeros têm sido cada vez mais solicitados na Construção Civil, e de forma concomitante, é uma macromolécula composta por muitas (dezenas de milhares) de unidades de repetição denominadas meros, ligados por ligação covalente.  A matéria-prima para a produção de um polímero é o monômero, são classificados em plásticos, borrachas e fibras, uma classificação mais abrangente cita ainda os Revestimentos, os Adesivos, as Espumas e as Películas.

Cerâmicos, são produtos de uma ligação iônica entre um metal e um não-metal. Suas características permitem sua utilização nas mais diversas etapas de uma edificação. São produtos leves, de elevada dureza e baixa tenacidade. Resistência entre 4,5 e 6 MPa; os blocos são utilizados para a passagem de vergalhões, tubulações hidráulicas e elétricas; não são feitos cortes nos blocos; São mais leves que os blocos de concreto.

2º) Quais são as principais propriedades dos corpos dos materiais de construção civil?

R=Dureza É a resistência que os corpos opõem ao serem riscados por outro corpo em condições de carga estática ou dinâmica, mediante pressão, risco, atrito, corte ou furação.
Tenacidade É a resistência que corpos opõem ao choque ou percussão. Por exemplo, o vidro tem grande dureza, mas pequena tenacidade.
O vidro é um exemplo de material com grande dureza e pouca tenacidade.
Maleabilidade É a capacidade que os corpos têm de se adelgaçarem até formarem lâminas sem se romperem. Propriedade dos metais. A ferragem de obra é um exemplo de material com maleabilidade de corte e dobra.

Plasticidade É a tendência que os corpos apresentam em não retornarem à forma primitiva após a aplicação de um esforço.
Elasticidade É a tendência que os corpos apresentam em retornar à forma primitiva após certo espaço de tempo.
Durabilidade É a capacidade dos corpos permanecerem inalterados com o tempo, resistindo às intempéries, agentes agressivos, etc.
Desgaste Quando o material perde as dimensões e/ou qualidade devido ao uso contínuo.
Certificação de materiais de construção As entidades normalizadoras concedem marcas de conformidade aos materiais que estão de acordo com suas especificações. Em alguns casos, essa conformidade pode ser indicada por um símbolo a ser afixado no material ou na embalagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com