TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Taxas de Câmbio

Por:   •  4/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 5

1 - Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional.

2 - Exportação é a saída de bens, produtos e serviços além das fronteiras do país de origem.

    Importação é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do     exterior para o país de referência.

3 - Caso a taxa de cambio esteja em alta, haverá um estimulação na exportação e diminuição demanda de importações. Enquanto a taxa de cambio em baixa provoca comportamento oposto.

4 - câmbio fixo: definida pelas autoridades monetárias nacionais.

Câmbio flutuante: formada no mercado cambial, através dos movimentos de oferta e demanda por ativos em moeda estrangeira.

5 - Objetivos da Macroeconomia: Alto nível de emprego; Estabilidade dos preços; Distribuição Social de Renda; Crescimento   e desenvolvimento econômico.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A política monetária procura promover a estabilidade interna da economia, regulando a taxa de juros e influenciando na oferta de moeda. A política monetária pode ser usada, por exemplo, no combate ao processo inflacionário e no estímulo do crescimento econômico.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

6 - o Banco Central (BACEN) é responsável pela condução da política monetária.

        -Banco Emissor: Como autoridade monetária, o Banco Central possui o monopólio de emissões de moeda no Brasil;

        -Banco do Governo: Cabe ao banco central colocar em prática o desejo do governo em relação à política monetária. Também é por meio do Banco Central que o governo pode captar recursos, fazendo isso vendendo títulos públicos, sob responsabilidade do Banco Central;

        -Banco executor da política cambial: Assim como na política monetária, o Banco Central também é responsável pela execução da política cambial do país.

Instrumentos de Política Monetária

        -Recolhimento Compulsório: Esse instrumento consiste em recolher (depositar) no Banco Central uma parcela do dinheiro depositado nos bancos comerciais, assim o Banco Central controla o nível de reservas dos bancos comerciais.

        -Redesconto: São empréstimos concedidos do Banco Central para os bancos comerciais.

        -Mercado Aberto: Esse instrumento consiste na compra e venda de títulos federais pelo Banco Central.

        -Taxa de juros: Um dos instrumentos utilizados pelo governo em relação à política monetária, é a taxa de juros, um importante mecanismo na economia. No Brasil, a taxa de juros básica da economia é denominada taxa SELIC.

7 - Política monetária expansionista: envolve um conjunto de ações que visam aumentar a quantidade de moeda em circulação,         elevar o grau de investimentos e empréstimos na economia. (ex: baixar taxa de recolhimento compulsório, de redescontos e de juros)

    Política monetária contracionista: objetivo diminuir a quantidade de moeda na economia. (ex: aumentar a taxa de recolhimento compulsório, de redesconto e de juros).

8 - contracionista para controlar a inflação, com a diminuição da quantidade de moeda na economia, tb ira diminui o compras compulsivas e assim os preços tb iram diminuir.

9 - Tributação progressiva: Nesse sistema, quanto maior for a renda, maior será o imposto a ser pago.

        Exemplo: O imposto de renda.

    Tributação regressiva: quanto maior for a renda, menor será o impacto causado na renda pela tributação.

        Exemplo: Impostos embutidos

10 - Imposto Direto: São impostos cobrados diretamente sobre a renda/patrimônio, ou seja, não incidem sobre o preço dos bens.         Exemplo: Imposto de Renda e IPTU.

     Imposto Indireto: São impostos que incidem sobre os bens e serviços e são embutidos em seus preços finais.                  Exemplo: ICMS e IPI

11 – Função Alocativa: Tal função diz respeito ao papel do governo em ofertar os bens e serviços que não são disponibilizados adequadamente pelo mercado. (Bens públicos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com