TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vantagens do Método Construtivo Drywall

Por:   •  5/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Vantagens do método construtivo Drywall.

“A vantagem que este sistema apresenta é sua rápida instalação e redução final do entulho gerado em obra. Esta tecnologia proporciona também, acabamentos mais elaborados bem como a instalação de tubulações elétricas e hidráulicas”. (SANTOS; FRANCOVIG, 2016, p. 9)                        

Gomes(2007 apud VIVAN, 2016, p.46) considera que:                                                                 

O sistema construtivo LSF possui concepção racionalizada e caracteriza-se                        por perfis de aço galvanizado, formados a frio, constituindo um esqueleto                estrutural capaz de resistir às cargas que solicitam a edificação e por vários                        componentes e subsistemas inter-relacionados que possibilitam uma

construção industrializada, com grande rapidez de execução e a seco.

.                Esse método apresenta muitas vantagens e mostra que tem espaço no mercado atual e futuro da engenharia civil, pois apresenta características relevantes para suprir aquilo que o mercado procura, como: Rapidez de execução, uma vez que as peças chegam na obra já prontas para serem montadas. Fácil manutenção e baixa geração de resíduos, aquele “quebra-quebra” que acontece na alvenaria convencional não será preciso, pois é possível recortar a placa de gesso num local exato e efetuar a remontagem com o próprio recorte que foi removido. Baixo custo, devido a fácil e rápida execução a demanda por mão de obra cai e por apresentar um peso específico consideravelmente baixo, exige pouco da fundação e reduz o custo da mesma. Excelente estética, apresenta superfície alinhada e facilita o revestimento tanto com tintas quanto com cerâmicas.

Segundo MACHADO (et. al 2014) uma boa aplicação seria em casas populares ou apartamentos populares feitos em grande escala, onde se visa principalmente a redução de custos e a agilidade na obra, sendo estes um dos principais fatores de benefício gerados pelo uso do gesso acartonado.

  1. Isolamento acústico do sistema drywall

“O sistema Drywall isola melhor os sons e contribuem para tornar os ambientes mais confortáveis no que se refere à transmissão de ruídos”. (SANTOS; RACHID, 2016 P.12)

“O gesso acartonado, assim como os outros tipos de fechamento vertical permite a utilização de materiais isolantes (ondas sonoras e transferência de calor) entre as chapas como lã de vidro ou lã de rocha. ” (VIVAN, 2016, P. 62)

Para um desempenho satisfatório quanto ao isolamento acústico, o sistema drywall conta com a adição de lã mineral no interior das divisórias, pois elas conseguem absorver a energia sonora emitida, convertê-la em térmica e dissipar está com facilidade, interrompendo a propagação de ruídos de um ambiente para outro.

3 - Diminuição de resíduos do Drywall

Segundo Marques Neto (2005 apud SINGER, 2013, p. 20) “as perdas na construção civil são inevitáveis, com relação à sua natureza elas podem ocorrer durante o transporte, estocagem, processamento ou aplicação de determinado produto levando em consideração a qualificação do trabalhador”.

Já Vieira (2006), citado por Nunes (20015, p. 28) diz que “os perfis utilizados chegam em feixes amarrados e os painéis, em paletes, por chegarem separadamente, acabam favorecendo a estocagem e manejo, conduzindo para menores perdas e retrabalho. A montagem do sistema também não acarreta geração de entulho e desperdícios, isso porque não é utilizado material como cimento, cal e areia para assentamento de blocos cerâmicos e não é preciso ‘rasgar e quebrar’ para a execução das instalações prediais. ”

         “[...] é possível realizar a reciclagem do gesso contido nas chapas de gesso acartonado, onde certa percentagem pode ser reincorporada como matéria-prima no processo de produção de chapas de gesso acartonado, placas ou molduras de gesso. ” (ERBS, 2015, p. 64)

4 - Drywall e a alvenaria comum

De acordo com Silva (2011), o uso da alvenaria na construção civil acarreta desvantagens em sua execução, em relação ao tempo reservado para assentamento, passagem de instalações e reparos, no requisito consumo de materiais, falta de prumo que ocasiona um aumento de argamassa, e a falta de controle de qualidade e padronização na produção dos blocos de cerâmicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com