TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Válvulas Pneumáticas

Por:   •  24/11/2021  •  Resenha  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 4

Guilherme Piovezan – CMM2TTA

Tipos de Válvulas 

Válvula de Bloqueio

[pic 1]

Essa válvula bloqueia o sentido do ar comprimido, podendo ou não liberar o ar para o sentido oposto. Os atuadores e componentes pneumáticos, para realizarem seu trabalho, deve ser acionados e desacionados convenientemente no momento que desejamos ou de forma que o sistema foi programado. Essa válvula pode ser:

De Isolamento/ Elemento OU: quando receber um sinal de ar em uma via de trabalho a outra fecha a entrada oposta;

De Simultaneidade/Elemento E: que só libera a saída quando os dois sinais de ar estiverem presentes;

De Retenção: que bloqueia por completo um dos sinais, permitindo a passagem apenas de um sinal, usada juntamente com a válvula controladora de fluxo.

Funcionamento: após o ar ser corretamente liberado, aciona-se as válvulas a2 e a4, liberando ar para as vias de trabalho para que encontrem uma das válvulas citadas acima, que ao receber sinal, pode ou não fechar o sentido oposto, após isso, manda o ar para a válvula a0 que por sua vez fará o cilindro A atuar.

Aplicações: são utilizadas principalmente em empresas químicas, de energia elétrica e mineração e quando se quer isolar um trecho específico do sistema.

Válvula de Escape Rápido

[pic 2][pic 3]

Também utilizada como válvula de isolamento, essa válvula diminui o caminho do ar para escapar o cilindro pneumático tornando possível consumir grandes volumes de ar comprimido aumentado a velocidade dos atuadores;

Funcionamento:

Quando há pressão no orifício de entrada (dado como P na figura acima), o orifício de escape (R) fica fechado. Quando interrompe a pressão no orifício de entrada (P), o ar de retorno no orifício de conexão com o cilindro pneumático (A), desloca a vedação contra a entrada (P), provocando o seu bloqueio. Assim, o ar comprimido escapa diretamente para a atmosfera do orifício de conexão com o cilindro (A), para o orifício de escape (R), sem precisar passar por uma canalização longa.

Aplicações:

Estas válvulas são utilizadas quando é preciso obter velocidade superior normalmente desenvolvida por um pistão de cilindro pneumático.

Válvula Reguladora de Fluxo

[pic 4] [pic 5]

* (possui mais simbologias)

Essas válvulas reduzem a seção de passagem para aumentar ou diminuir a vazão do ar comprimido controlando assim a velocidade dos cilindros Pneumáticos. Quando se necessita influenciar o fluxo do ar comprimido, podendo ser fixa ou variável, unidirecional ou bidirecional.

Funcionamento:

Funciona exigindo um diferencial de pressão entre a montante e a jusante. Uma válvula de controle de fluxo é conectada para controlar a pressão que sai do escape, isso faz com que a pressão do ar expulse através de uma mangueira de conexão a uma taxa reduzida, assim, portanto, não vai exaurir diretamente e deve percorrer a válvula com uma resistência aumentada.

Aplicações:

diversas aplicações em circuitos pneumáticos como temporização na pilotagem de válvulas. Quando a aplicação é em regulagens, da velocidade de cilindros, a mesma deve ser montada o mais próximo possível do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (318.2 Kb)   docx (252.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com