TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos do estudo da hidrostática

Artigo: Aspectos do estudo da hidrostática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  Artigo  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

Hidrostática

É o ramo da Física que estuda a força exercida sobre líquidos em repouso. Esse nome faz referência ao primeiro fluído estudado, a água, é por isso que, por razões históricas, mantém-se esse nome. Fluido é uma substância que pode escoar facilmente, não tem forma própria e tem a capacidade de mudar de forma ao ser submetido à ação e pequenas forças. A palavra fluído pode designar tanto líquidos quanto gases. Ao estudar hidrostática é de suma importância falar de densidade, pressão, e etc.

Densidade

É a grandeza que dá a medida da concentração da massa de uma substância num determinado volume. Define-se densidade pela razão entre a massa da substância e o volume correspondente. Quanto maior essa razão, maior a massa contida num determinado volume, portanto maior a densidade da substância.

Pressão Atmosférica

Assim como a água ou qualquer outro fluído na superfície da Terra, o ar sofre a ação do campo gravitacional e exerce pressão sobre os corpos junto à superfície terrestre. É a pressão atmosférica. Ela é bem mais complexa e varia de acordo com a altitude, sua existência ocorre porque a Terra é recoberta por uma camada de ar com aproximadamente 800 km de espessur, que exerce pressão sobre tudo que está no planeta. Esta camada se modifica com a altitude e fica mais rarefeita em certos lugares, como em regiões de grande altitude, onde existe uma menos quantidade de partículas de ar por unidade de volume, sendo assim, a pressão diminui.

“Você já deve ter observado que quando jogadores brasileiros disputam competições em lugares de altitude elevada, sentem um desconforto, fadiga, falta de ar e alguns chegam até a sangrar as narinas. Esse fato é explicado pela diminuição do número de partículas de ar, o que causa problemas para pessoas que não estão acostumadas a essas condições.”

Exemplos de regiões com altitudes elevadas: Bolívia, China, Colômbia, Equador, Estados Unidos.

Referências

GASPAR, Alberto. Física: Mecânica. (volume 1) São Paulo: Ática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com