TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aterro Sanitario

Trabalho Universitário: Aterro Sanitario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 3

Realizar leitura do artigo Quanto Custa um Funcionário no Brasil, divulgado no site da

Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos-SP, disponível no link <

https://docs.google.com/open?id=0B9lr9AyNKXpDNTYtaUxBN2t3ZkE >. acesso em: 26

mar. 2013.Segundo a ABNT podemos definir os aterros sanitários como: "aterros sanitários de resíduos sólidos urbanos, consiste na técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais, método este que utiliza os princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada jornada de trabalho ou à intervalos menores se for necessário."

Sendo ele portanto um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana, como resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde, da indústria de construção, ou dejetos sólidos retirados do esgoto. É um método em que o lixo é comprimido através de máquinas que diminuem seu volume. Com o trabalho do trator, o lixo é empurrado, espalhado e amassado sobre o solo havendo assim sua compactação.A compactação tem como objetivo reduzir a área disponível prolongando a vida útil do aterro, ao mesmo tempo em que o propicia a firmeza do terreno possibilitando seu uso futuro para outros fins. Um aterro sanitário deve ser construído observando-se uma série de medidas técnicas para evitar a contaminação do solo e do lençol freático. O terreno deve ser preparado e impermeabilizado antes de receber os resíduos. Existem dois procedimentos básicos a serem adotados: a coleta do chorume e do gás metano, ambos subprodutos da decomposição de matéria orgânica. O chorume é a mistura de água e matéria orgânica em decomposição e contém uma série de contaminantes, devendo ser coletado e encaminhado para tratamento.

Já o gás metano deve ser queimado, reduzindo-se assim o seu potencial efeito estufa. Atualmente muitos aterros já utilizam o gás coletado para a geração de energia elétrica. O terreno deve ser completamente recoberto com terra ao final de sua vida útil, e deve ser monitorado por muitos anos, em relação à contaminação e movimentações do solo. Como a disponibilidade de terrenos para a construção de aterros sanitários é cada vez menor, o lixo coletado percorre grandes distâncias até chegar ao seu destino final, tornando a atividade de coleta cara e também poluente.

A porcentagem de lixo vem crescendo continuamente e por isso novas soluções são procuradas para desafogar os aterros, pois estes com o passar dos anos podem não mais comportar a necessidade da população. Tendo assim um possivel problema ambiental maior do que pensamos futuramente, devemos então procurar medidas simples que ajudem na melhoria da destinação de nossos resíduos como por exemplo, a separação dos materiais para uma reciclagem, essa seria uma saida, porém cabe a cada um tentar fazer sua parte para que tenhamos uma supremacia continua de nossos dias.

Conscientização é o primeiro passo para que vejamos a necessidade de uma organização quanto ao nosso lixo, desde a hora de descartar até como descartar, é importante de fato que isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com