TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Projeto Aterro Sanitario

Exames: TCC Projeto Aterro Sanitario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  2.976 Palavras (12 Páginas)  •  3.034 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

No Projeto será analisada a má disposição do lixo urbano na cidade de Rondonópolis e irá sugerir políticas adequadas de gerenciamento do mesmo.

Tema

Gerenciamento dos Resíduos Sólidos, uma nova visão para Rondonópolis.

1.1 Problema

Com o aumento expressivo da população em âmbito mundial aumenta incontrolavelmente a produção de lixo nas grandes cidades, pois tudo que é criado ou produzido em grande ou pequena escala gera impactos no meio ambiente.

Consequentemente em Rondonópolis/MT a produção lixo é incontrolável, e ainda não possui um tratamento adequado aos lixos coletados, na cidade o lixão é localizado fora do centro urbano, na qual todo lixo da cidade é recolhido e depositado em céu aberto.

A forma como o lixo é depositado, neste caso em céu aberto gera uma infinidade de problemas para a população que sofre com o mau cheiro provocado pelos restos orgânicos, e ainda produzem em sua decomposição um liquido de aparência escura, liquido esse que contamina o solo, conhecido como chorume, o mesmo altera a característica do solo, poluindo o lençol freático.

Outro problema gerado é a proliferação de animais transmissores de doenças como leptospirose transmitida pela urina do rato. Há também a dengue, o tétano entre outras doenças que colocam a saúde da população em risco, aumentando em épocas de chuvas.

O aumento de catadores de lixo também é um grande problema, pois se acumulam no local para aproveitarem materiais recicláveis, e acabam ficando expostos a doenças.

Quando há um acúmulo de lixo no local, no intuito de amenizar a quantidade de lixo ateiam fogo produzindo uma fumaça desagradável, ajudando na poluição da atmosfera, e ainda prejudicando a saúde da população.

Diante disso, surge um questionamento: Qual seria a melhor forma de tratar o lixo recolhido na cidade, no intuito de amenizar essa situação?

1.2 Hipótese

O aterro sanitário será um método que trará benefícios para toda população, além de incentivar a abertura de novas cooperativas destinadas ao recolhimento de materiais recicláveis, diminuindo o lixo recolhido.

1.3 Justificativa

O aterro sanitário é uma forma importante de se depositar o lixo produzido nas cidades de forma adequada e segura, evitando inúmeros problemas. Segundo o Manual de operações de aterro sanitário da CONDER-Bahia (?, p.09) destaca o aterro sanitário como sendo um “equipamento projetado para receber e tratar o lixo produzido pelos habitantes de uma cidade, com base em estudos de engenharia, para reduzir ao máximo os impactos causados ao meio ambiente. Atualmente é uma das técnicas mais seguras e de mais baixo custo.”

Dessa forma, o aterro sanitário diminuirá a proliferação de animais causadores de algumas doenças que colocam em risco a saúde da população. Além de prevenir a contaminação do solo e das águas, evitam-se também as queimadas descontroladas responsáveis pela poluição do ar e aumento do efeito estufa.

Diante dessas considerações este estudo mostrará a importância de um bom gerenciamento dos resíduos sólidos que trará benefícios ao município, incentivando cooperativas a aproveitar os materiais recicláveis o que acarretará na diminuição das quantidades coletadas de lixo.

Outro fato de relevância desse estudo está em beneficiar estudantes ou pesquisadores futuros que necessitarem de informações sobre o assunto.

1.4 Objetivos

1.4.1 Objetivo Geral

Apontar as desvantagens do lixão como forma de disposição final do lixo e sugerir melhores politicas de gerenciamento dos resíduos sólidos para Rondonópolis-MT.

1.4.2 Objetivos específicos

• Apresentar as formas prejudiciais de disposição final dos resíduos sólidos;

• Mostrar a importância da disposição final dos resíduos sólidos;

• Identificar as definições de lixões;

• Definir as vantagens da execução de um Aterro Sanitário;

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo Luiz Mário Queiroz Lima (1995)

A disposição do lixo em locais indevidos e sem nenhum tipo de tratamento, polui o solo, o ar e os mananciais existentes nas proximidades, tornando-se uma séria ameaça à saúde pública e ao meio ambiente. Quanto aos aspectos epidemiológicos relacionados com os resíduos, dependendo da forma de disposição final, muitas são as possibilidades de comprometimento do meio ambiente, que colocam em risco a vida do homem moderno.

Em sua preocupação com o crescimento acelerado da população mundial, com o consequente aumento na produção de lixo e suas implicações, o autor traduz o conceito de inesgotabilidade do lixo como irreversibilidade, “pois os mecanismos de origem e produção dos resíduos advêm de processos” que podem tornar-se “irreversíveis”. Assim sendo, podemos finalmente concluir que os problemas gerados pelo lixo no meio ambiente são irreversíveis se nada fizermos para contê-los.

O IPT, no Manual de Gerenciamento Integrado do Lixo Urbano (2000, p. 03), sugere que, “o encargo de gerenciar o lixo tornou-se uma tarefa que demanda ações diferenciadas e articuladas, as quais devem ser incluídas entre as prioridades de todas as municipalidades.” Ele descreve claramente todos os fatores que dificultam a coleta, o tratamento, e a destinação ambiental e sanitária de forma segura e correta dos resíduos solido, e nos traz as ações prioritárias para qualquer modelo de gerenciamento integrado do lixo.

A Lei Federal n° 12.305, de 02 de Agosto de 2010, “Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dão outras providencias” estabelecendo os princípios e os objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, definindo responsabilidades tanto dos geradores quanto do poder público, e abordando a reciclagem de resíduos e a coleta seletiva.

O acelerado processo de urbanização, aliado ao consumo crescente de produtos menosduráveis, e/ou descartáveis, provocou sensível aumento do volume e diversificação do lixo gerado e sua concentração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com