TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 4º Semestre Orientação A Objetos

Casos: Atividade 4º Semestre Orientação A Objetos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETO......................................................4

3 MODELOS DE DADOS ORIENTADO A OBJETO .4

4 BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS E BANCO DE DADOS RELACIONAL.............................................................................................................6

5 ORM (MAPEAMENTO OBJETO-RELACIONAL)....................................................6

6 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

REFERÊNCIAS.........................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho acadêmico a seguir, tem como foco principal explanar os conteúdos desenvolvidos relativo ao semestre letivo em percurso, abordando técnicas e conhecimentos repassados através das aulas e pesquisas executadas no decorrer do semestre.

Ao decorrer deste trabalho acadêmico será apresentado assuntos e pesquisas demonstrando comparações, diferenças, aplicações, mecanismos de funcionamento, vantagens e desvantagens, para que através deste conhecimento seja escolhida a ferramenta certa para um projeto de qualidade e maior funcionalidade.

2 BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS

Um banco de dados orientado a objetos é um banco de dados onde cada informação é armazenada em forma de objetos, utilizando Estrutura de dados que é denominada Orientação a objetos, onde a mesma possui a linguagem mais moderna.

Os bancos de dados orientados a objetos ou (BDOO) surgiram no final do s anos 80, e tornaram–se importantes para aplicações com dados complexos tais como CAD e BLOBs (grandes objetos binários como vídeo, som e imagens). Em um banco de dados orientado a objetos, todos os dados são armazenados como objetos sendo eles manipulados pelos métodos definidos pela classe de que estes objetos pertencem. Os bancos de dados em sua maioria também oferecem um tipo de linguagem de consulta, concedendo a permissão para que os objetos sejam encontrados por uma programação declarativa mais próxima.

3 MODELO DE DADOS ORIENTADO A OBJETO

Essa abordagem inclui conceitos, princípios e mecanismos que os tornam diferentes das demais, e abaixo veremos alguns dos conceitos principais:

Objetos: Podemos dizer que um objeto é um conceito, abstração, ou entidade contendo limites definidos e um significado para a aplicação.

Encapsulamento: Possibilita-nos distinguir entre a especificação e a implementação das operações de um objeto, com uma melhor estruturação de aplicações complexas, o objeto está encapsulado quando o seu estado é oculto ao usuário.

1.1

Classes: É um conjunto de objetos que podem ser agrupados por possuir o mesmo tipo (operações, relacionamentos e atributos) formando assim uma classe.

Herança: Herança é um método que permite ao usuário definir tipos de forma incremental através de outras que já existem, melhor dizendo, transfere propriedades de estruturais e comportamentos de uma classe para suas subclasses.

1.2

Polimorfismo: No polimorfismo uma operação pode se comportar de formas diversas em classes distintas, e também ocorre o mesmo quando há passagem de diferentes tipos de objetos enviados a outro objeto como parâmetro.

1.3

4 Banco de Dados Orientado a Objetos e Banco de Dados Relacional

No banco de dados orientados a objetos os dados são manipulados pela aplicação escrita e para isso são usadas as linguagens de programação orientada a objetos, a exemplo de: C++, C#, Java,Python ou Delphi (Object Pascal), sendo preciso a tradução do objeto entre a representação do dado e as tuplas da tabela relacional, sendo uma tarefa que consome bastante tempo e chata de ser feita.

Em relação a banco de dados relacional, é que se torna difícil de manipular com dados complexos (esta dificuldade é dada porque o modelo relacional é pouco baseada no senso comum relativo ao modelo de dados necessário ao projeto e mais nas contingências práticas do armazenamento eletrônico).

1.4

E assim as diferenças nas características entre os dois modelos nos mostra que a abordagem do banco de dados orientados a objetos possui uma maior facilidade ao manusear objetos complexos, mas mesmo assim é perceptível as suas limitações em relação ao banco de dados relacional principalmente quando se trata do desempenho.

5 ORM (Mapeamento objeto-relacional)

Conhecido como mapeamento objeto-relacional (ou ORM) é uma maneira de desenvolvimento que serve para reduzir a impedância da programação orientada aos objetos que utiliza bancos de dados relacionais. É um mecanismo de mapeamento que provê a manipulação de dados do Banco de Dados que chega a ter um alto nível de comparação com a utilização de SQL.

O mesmo utiliza conceito de papeis representando diferentes comportamentos do objeto, o ORM foi criado com o intuito de armazenar toda historia dos dados e não só os valores atuais contendo assim um misto envolvendo valores passados, atuais e previsões futuras.

O desenvolvedor que utiliza aplicações orientadas a objetos sabe que de alguma forma é necessário armazenar e recuperar informações em bancos de dados relacionais. Um ORM (Object-Relational Mapping) é um Framework ou um conjunto de classes que nos permite a elaboração do trabalho sem usar códigos de conexão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com