TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Complementar

Pesquisas Acadêmicas: Atividade Complementar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 4

PROCESSOS GERENCIAIS, DECISÕES E AS SUAS IMPLICAÇÕES

Os processos gerenciais são focalizados nos gerentes e nas suas relações e incluem as ações de medição e ajuste de desempenho da organização. As ações dos gerentes estão diretamente associadas com a sua competência (conhecimento + habilidade + atitude) para tomar decisões.

Podemos identificar as principais atividades dos processos gerenciais, da seguinte forma: diagnóstico da situação, coleta de informações, análise do problema, estruturação da solução, tomada de decisão e controle da mudança.

Conforme apresenta Ernesto Gonçalves (FGV; 2000), na sua classificação das categorias dos processos empresariais (negócios, organizacionais e gerenciais), as principais características dos processos, cuja categoria é processo gerencial, são as seguintes:

Tipo capacidade de gerar fluxo básico,atuação,orientação,exemplo valor ,

direcionamento ,suporte ,informação ,integração horizontal,vertical ,definição de metas da empresa negociação ,suporte ,informação,integração horizontal,vertical,definição de preços com fornecedor monitorização.

Devido às suas características, os processos gerenciais têm influência direta sobre o desempenho dos processos empresariais, como um todo.

Tal influência pode ser creditada, em primeiro lugar, às suas próprias características de atuação (integração horizontal) e de orientação (vertical) e, também, ao marcante conjunto de propriedades das suas saídas primárias, essencialmente às que estabelecem a tomada de decisões.

Não há dúvidas que através desses processos as lideranças organizacionais fazem com que os objetivos da empresa sejam perseguidos, as metas sejam reorientadas e, se tenha certeza que os alvos corretos foram atingidos.

Porém, caso existam problemas no seu inter-relacionamento com as outras categorias de processos, a estrutura pode sofrer conseqüências indesejáveis nos fatores relacionados com as condições, o desempenho e o produto final dos processos.

Quanto ao produto final, muitas organizações optam em criar mecanismos rigorosos (transferências, notificações, verificações, estudos, padrões, etc.) para ter o controle desses fatores. A adoção desses mecanismos vai provocar alterações no tempo de ciclo dos processos e, com certeza, no gerenciamento das informações de clientes e mercado. Tais atitudes gerenciais em geral, tendem a onerar processo e criar problemas com os clientes.

Os sistemas gerenciais têm como objetivo criar canais de informação para poder tomar decisões que orientem aumento da produtividade, estimulem a padronização e eliminem as atividades supérfluas dos processos. Tais informações são tratadas e orientadas para o desenvolvimento de projetos de melhoria de processos. Muitos desses projetos focados no “desempenho” são descontinuados pela falha da integração das categorias de processos.

No fator “condições”, é inquestionável que os “recursos transformadores” (inputs e enabler) dos processos podem contribuir decisivamente para que o desempenho e, por conseqüência, o produto final seja alcançado de acordo com as decisões gerenciais.

Em contrapartida, um inter-relacionamento inconsistente entre as categorias de processos, geralmente, leva a um modelo de decisões que faz com que as matérias primas, as competências, os equipamentos, as ferramentas e outros dispositivos essenciais não sejam colocados à disposição das operações e dos processos, de forma adequada, no momento apropriado.

Em suma, sabemos que as decisões geradas pelos processos gerenciais são importantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com