TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Documentário

Por:   •  24/5/2015  •  Resenha  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 6
  1. Descreva resumidamente o Projeto Tamar (Brasil).

O Projeto TAMAR foi implantado com o intuito de combater a cultura de alimentar-se de tartarugas marinhas, que ocorreu durante séculos. Essa prática levou os animais ao risco de extinção, momento onde se deu a criação do Projeto, que eliminou essa caça em diversas regiões.

Porém, como muitos viviam da pesca de tartarugas, a população passou a ficar desempregada e sem recursos para se alimentar. O projeto passou a criar confecções e oficinas de aprendizado para estimular a população e gerar empregos, os capacitando para a implantação de práticas sustentáveis, que permitiria estimular a economia sem que se degradasse a região. Isso trouxe a prática de agricultura sustentável, do ecoturismo e diminuiu o índice de carência da população e de poluição do mar. O projeto em cada comunidade é sempre acompanhado de um orientador  que geralmente passa a viver na comunidade e torna-se um porta-voz, ajudando todos a lutar por condições mais dignas.

  1. Descreva resumidamente o Projeto Mazunte (México).

Com o mesmo objetivo do Projeto TAMAR , o Projeto Mazunte (México) tinha como objetivo acabar com a pratica de caça as Tartarugas, que ocorria não apenas com o objetivo de alimentar, mas de se utilizar da pele, casco, e o que fosse possível.

Porém com a proibição muitas pessoas ficaram sem emprego e os pescadores passaram a procurar emprego fora da comunidade, deixando suas mulheres em casa.

Nesse cenário, os desenvolvedores do Projeto Mazunte viram a mulheres como um empreendedor em potencial, e dessa maneira criaram uma cooperativa de cosméticos naturais, onde passaram a oferecer toda a assistência para aprendizado e orientações do negocio. Atualmente, mesmo em baixa temporada as vendas são altas, o que ajuda a manter a economia circulando, trazendo desenvolvimento para a região, além de permitir que as mulheres tenham uma autonomia e valor maior diante da comunidade.

  1. Descreva resumidamente o Projeto da Fundação Ayacara (Chile).

A criação da Fundação teve como objetivo implantar soluções para que a região de Ayacara fosse restaurada e preservada. A região possui muitos recursos naturais que estavam sendo explorados desenfreadamente. Diante dessa situação foi criada uma reserva para preservação do ecossistema, ao mesmo tempo em que se investiu na capacitação da comunidade, de forma que eles entendessem o  trabalho que estava sendo feito e o porquê da importância de preservar o meio em que eles viviam, sem que deixassem de produzir e fazer a economia girar. Dessa maneira foram oferecidos cursos onde além de aprender sobre o ecossistema local, as pessoas eram capacitadas a desenvolver produtos cuja matéria prima derivava do que a natureza tinha a oferecer, ao mesmo tempo em que eram estimulados a repor e fazer bom uso dessa matéria prima. Além do projeto estimular o aprendizado desde cedo, apostando nos jovens, ele também trouxe ainda mais união para a comunidade que busca, juntos fazer o melhor pelo meio em que vivem.

  1. Avalie a prática sobre exploração de recursos pesqueiros, poluição do mar e carência social antes da introdução do Projeto Tamar.

  1. Avalie a expressão utilizada na apresentação do Projeto Mazunte, em fase anterior à sua implantação: “Como conservar o meio ambiente se não há o que comer?”

O planeta sobrevive com a exploração de recursos naturais desde os primórdios, e conforme o tempo foi passando essa exploração teve um crescimento desenfreado.

Quando analisamos a frase acima percebemos que a conservação do meio ambiente está diretamente ligada as condições de vida aos quais o ser humano é submetido.

No caso da Comunidade do Projeto Mazunte, eles entendem que é preciso preservar o meio ambiente, mas ao mesmo tempo, como eles podem alimentar sua família se não há recursos financeiros para tal? Dessa forma eles acabam abusando da exploração dos recursos naturais pelo anseio de por alimento na mesa de suas famílias. Por este motivo é possível perceber a importância de um bom plano social, que instrua e permita que as pessoas tenham acessos a empregos de forma que possam garantir os recursos básicos de sobrevivência sem que acabe destruindo o meio em que vive.

  1. Baseado no tripé população, recursos ambientais e poluição analise um dos três projetos apresentados.

O projeto Tamar a princípio visava a preservação das tartarugas que estavam em risco de extinção devido à caça realizada da mesma em diversas regiões. Para que se tornasse possível e viável tal preservação o projeto teve que levar em conta não apenas o fator ambiental, mas também o fator social e cultural das regiões que estavam tentando implementar esta ideia. Uma vez que, o projeto esteja engajado em solucionar corretamente o problema, deve estar consciente de que terá que alterar e implementar muitos fatores, como: hábitos cotidianos de uma comunidade; implementar fontes de informação para conscientização da comunidade local de quais são as consequências geradas por suas ações, como o despejo de resíduos poluentes em locais inadequados; ter a confiança da comunidade local. E, o projeto Tamar foi muito bem implementado na região de Regência, Espírito Santo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com