TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estruturada de Metrologia

Por:   •  17/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade Estruturada de metrologia

 

1 Defina a Metrologia como ciência e descreva  quais as  suas três áreas de atuação.(2,5pontos)Resposta:

A metrologia é a ciência das medições que abrange todos os aspectos teóricos e práticos  relativos às medições. Procurando garantir a qualidade de produtos e serviços por meio da calibração de instrumentos e da realização de ensaios Sendo a base essencial para a

competividade entre as empresas. A metrologia é uma ferramenta imprescindível para Avaliar a se os produtos estão conforme as normas estabelecidas, muito importante para alcançar certificado de qualidade ISO(9001).

Áreas da Metrologia:

A Metrologia Científica: que se utiliza de instrumentos laboratoriais e das pesquisas e metodologias  científicas que têm por base padrões de medição nacionais e internacionais para o alcance de altos níveis de qualidade metrológica.    

A Metrologia Industrial: cujos sistemas de medição controlam processos produtivos industriais e são responsáveis pela garantia da qualidade dos produtos acabados.

 A Metrologia Legal: que está relacionada a sistemas de medição usados nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente.

                   

2 Basicamente existem dois tipos de equipamentos/instrumentos de medidas: o analógico e o digital. Descreva o que diferencia um instrumento analógico de um instrumento digital de medidas. Cite exemplos de instrumentos de medidas analógicos e digitais. (2,5pontos)

Resposta:

 As principais diferenças entre um instrumento analógico e digital está na existência de um conversor analógico-digital, na existência de processamento digital em detrimento de processamento analógico e na utilização de um visor numérico em lugar de um ponteiro e de uma escala para apresentação da grandeza a mensurar.

Além disso o instrumento digital tem maior exatidão que o analógico e  tem um custo mais  elevado.            

Com instrumento digital é menor o índice de erro de leitura, pois Indicam diretamente o valor da grandeza a medir através de vários algarismos ou dígitos e instrumentos digitais possuem  resolução menor que os instrumentos analógicos, enquanto um paquimetro o digital possui resolução de 0,01mm e paquimetro analógico possui  resolução de 0,05.

Instrumentos digitais:                                

Micrômetro: serve para medir com  maior exatidão o instrumento é mais preciso que o paquimetro pois possui uma resolução de 0,001mm.                

Relógio comparador: serve para fazer alinhamento de peças na placa de quatro castanhas do torno mecânico também temos um relógio comparador no súbito que é usado para medir  diâmetro interno de peças.     

 

 Instrumentos analógicos:               .  

Manômetro: É um instrumento utilizado para medir a pressão de fluidos ou gases contidos em   recipientes fechados.

Altímetro: Instrumento usado para medir altitudes, geralmente em forma de um barômetro aneróide destinado a registar alterações da pressão atmosférica em função das variações  de   altitude.

3 A maneira correta de como se realizar uma medida é de extrema importância na Metrologia. Para isso, alguns cuidados devem ser levados em consideração, e o erro de paralaxe é um dos que devem ser evitados. Defina então o que é erro de paralaxe e como evitá-lo.(2,5pontos)

Resposta:

O erro de paralaxe é uma falha que ocorre quando a medida do comprimento de um objeto é maior ou menor do que o comprimento real, pois a análise numa determinada escala de graduação é realizada de forma incorreta, gerando assim o que podemos chamar de desvio óptico pelo ângulo da visão do  observador.

O erro de paralaxe é causado principalmente pela visualização do objeto em um ângulo oblíquo em relação à escala, o que faz com que o objeto pareça estar em uma posição diferente na escala.

Para evitar o erro de paralaxe   oriente sua linha de visão diretamente acima da marcação de medição em uma ou dispositivo similar que uma linha vertical imaginária conecta seu olho, a  marcação  e o objeto.

Coloque o dispositivo de medição em sua borda para que fique nível com o objeto a ser medido. Se a marcação de medição estiver acima ou abaixo do objeto, ele aumentará qualquer erro de paralaxe causado por sua linha de visão em um ângulo em relação à  medição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (235.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com